Airbus A320 Cockpit.

ISQ recebe consórcio europeu no sector da aeronáutica

O ISQ acolheu, no início de Novembro, a segunda reunião anual do Projeto ASHLEY (Avionics Systems Hosted on a distributed modular electronics Large scale dEmonstrator for multiple tYpes of aircraft), onde cerca de 60 participantes e representantes da Comissão Europeia participaram.

Trata-se de um Projeto de Investigação Europeu de grande dimensão e importância para o mercado aeronáutico e onde o ISQ participa. É financiado pelo Programa Quadro Europeu de Financiamento FP7, num orçamento que ronda os 39,8 M€, e liderado pela THALES Avionics.

O consórcio do projeto é constituído por 36 parceiros internacionais de 13 países diferentes, onde se destacam os principais players da aeronáutica nomeadamente a AIRBUS, DASSAULT e a SAAB. A participação portuguesa conta ainda com a empresa GMV.

O projeto ASHLEY visa a consolidação do conceito de arquitetura IMA2G (Integrated Modular Avionics) através da integração dos resultados de um projeto anterior – SCARLETT (SCAlable & ReconfigurabLe elEtronics PlaTforms and Tools) e de vários outros projetos nacionais associados à temática.

As inovações serão suportadas por processos, métodos e ferramentas desenvolvidas de modo a permitir uma implementação eficaz nos sistemas de aviónica nos futuros programas para as aeronaves numa abordagem IMA2G (Segunda Geração IMA – Integrated Modular Avionics).

Embora IMA1G esteja já a bordo de aeronaves como o A380, pretende-se que a plataforma IMA2G possa cobrir a maioria dos sistemas aviónicos e aeronaves. O ASHLEY será um recurso valioso na percussão e implementação do IMA2G para as aeronaves do futuro.

Esta nova arquitetura e conceitos associados irão permitir a redução de unidades de processamento a bordo das aeronaves, integração de funções com uma maior eficiência e flexibilidade na manutenção dos sistemas de aviónica e redução de custos de operação e de manutenção.

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