protocoloTimorLeste

ISQ assina protocolo com Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

O ISQ e o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações de Timor-Leste (MOPTC TL) assinaram, no dia 3 de fevereiro, um protocolo de cooperação e assessoria técnica para o desenvolvimento de obras públicas, habitação, fornecimento e gestão de águas e saneamento, eletricidade, transportes e comunicações no seminário “Oportunidades de Negócio em Timor – Leste, em Lisboa.

Este protocolo de cooperação foi assinado pelo Ministro Gastão Francisco de Sousa do MOPTC TL e pelo presidente do Conselho de Administração do ISQ Timor-Leste, o Eng. Jacinto Maia Rito. Tem como objetivos principais garantir a implementação e aplicação do enquadramento legal e regulamentar das atividades da indústria da construção; a investigação de materiais de construção; a realização de estudos de proteção, conservação e reparação das pontes, estradas e leitos dos rios e da costa marítima; a implementação das infraestruturas de gestão e distribuição de águas e saneamento e o licenciamento da construção urbana, quer pública ou privada, no sentido da segurança dos edifícios.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED) de Timor-Leste, para o período de 2011 a 2030, assenta nos seguintes pilares: capital social que abrange as áreas da educação, saúde, inclusão social, ambiente, cultura e património; desenvolvimento de infraestruturas, nas áreas das estradas e pontes, saneamento, eletricidade, portos marítimos, aeroportos e telecomunicações e, por fim, desenvolvimento económico, nos sectores do desenvolvimento rural, agricultura, petróleo, turismo e investimento do sector privado.

Estabelecido em Timor-Leste desde 2015, o Grupo ISQ conta já com vários contratos neste país, dos quais se destacam a supervisão da construção do novo aeroporto internacional de Oecusse e o respetivo projeto dos terminais de passageiros e carga.

Também lhe pode interessar