MaestriISQ scaled

MAESTRI e SWSS marcam presença no Green Business Week 2017

Entre os dias 15 a 17 de março, no Centro de Congressos de Lisboa, o ISQ estará como convidado a apresentar 2 projetos – MAESTRI e SWSS (Smart Water Supply Systems) – no maior evento nacional de transferência de conhecimento, a Green Business Week.

O projeto MAESTRI destina-se a promover a sustentabilidade das indústrias europeias, através do desenvolvimento de ferramentas para a monitorização e gestão da eficiência na utilização de recursos (matérias primas, água e energia) de sistemas produtivos.

AdobeStock 301204371

MAESTRI

Projeto europeu de investigação e desenvolvimento que visa a criação de um sistema integrado de gestão da energia e recursos, com o objetivo de desenvolver e aplicar metodologias de promoção da ecoeficiência na indústria: “fazer mais, com menos recursos”

O ISQ coordena um consórcio de 15 parceiros europeus oriundos de 5 Estados-Membros (Portugal, Alemanha, Itália, Polónia e Reino Unido).

Neste projeto está a ser desenvolvido um sistema de gestão para promover e simplificar a implementação das ferramentas de eficiência, de forma contínua, através de uma plataforma flexível Internet of Things, que possibilite a aplicação em empresas de diferentes dimensões. Está a ser desenvolvido por um consórcio europeu, formado por 15 entidades europeias, oriundas de 5 Estados Membros, e tem uma duração de 4 anos. É um projeto financiado pelo programa europeu Horizonte 2020 e tem um orçamento total que ronda os 6 milhões de euros, dos quais cerca de 2 milhões estão associados à participação portuguesa.

LIFE SWSS – Smart Water Supply System

Liderado pelo ISQ, o projeto visa demonstrar uma plataforma digital inovadora de gestão e tomada de decisão que, através de modelos de simulação, previsão e otimização, dá apoio à operação de Sistemas de Abastecimento de Água (SDA). O LIFE SWSS pretende dar resposta ao problema da eficiência de redes de abastecimento de água, que causa impactos significativos devido à enorme quantidade de energia consumida, as emissões de GEE associadas e fugas de água.

agua consumo

Já o projeto SWSS (Smart Water Supply Systems) está alinhado com a necessidade de tornar os sistemas de abastecimento de águas mais eficientes. Este é um projeto coordenado pelo ISQ e responde aos desafios lançados pela União Europeia para 2020, no que diz respeito aos sectores económicos com consumo intensivo de energia, às perdas de água no âmbito da diretiva quadro para a água e à necessidade de aprofundar o conhecimento sobre os sistemas. Assim, visa demonstrar uma plataforma inovadora (SWSS) para a gestão e apoio à decisão de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) em condições reais de trabalho.

Esta plataforma pretende ainda apoiar as empresas que gerem os sistemas de abastecimento de água na melhoraria da eficiência energética e do abastecimento de água. A plataforma SWSS está a ser demonstrada em contexto real em 3 unidades de SAA.

O SWSS é projeto financiado no âmbito do programa comunitário LIFE e conta com um orçamento de cerca de 1,4 milhões de euros, que estará em execução até agosto de 2018.

Também lhe pode interessar