O ISQ na Saúde

Na área da Saúde, diversas decisões clínicas ou laboratoriais são tomadas com base em resultados de medições em equipamentos que constituem informação capital para a prestação de serviços nesta área, assumindo uma grande relevância o rigor e a confiança dessas mesmas medições.

Consequentemente, instituições como ISQ, com os seus Laboratórios, desempenham um papel fundamental na prestação de serviços na área da Saúde.

 

CLASSIFICAÇÃO DE SALAS LIMPAS

O ISQ efetua a classificação de salas limpas (salas de Blocos operatórios e outras), inerentes a diversas unidades públicas e privadas de saúde. A classificação de salas limpas nos hospitais contribui fortemente para a redução de riscos relacionados com contaminações.

O ISQ desenvolve esta atividade de acordo com a ISO14644-1:2015 – Cleanrooms and associated controlled environments – Part1: Classification of air cleanliness by particle concentration, que estabelece a classificação segundo níveis, baseada na contagem de partículas por gama de tamanho.

 

EQUIPAMENTOS DE SAÚDE 

O ISQ faz calibrações aos equipamentos de saúde envolvidos na produção de medicamentos de uso humano. Os equipamentos envolvidos nestas análises visam assegurar o cumprimento de todos os requisitos necessários e são sujeitos a calibrações e validações efetuadas pelos Laboratórios do ISQ.

Efetua o mapeamento e validação de instalações, viaturas de distribuição, armazéns e contentores de transporte de acordo com as Boas Práticas de Distribuição (GDP). Em Portugal, o ISQ é pioneiro na implementação de boas práticas de distribuição – GDP – apoiando as empresas no cumprimento destes requisitos.

 

MONITORIZAÇÃO DO AR PERANTE API’S

A produção de Ingredientes Farmacêuticos Ativos (API’s) é cada vez mais comum na indústria farmacêutica e biofarmacêutica. As atividades relacionadas com a produção de API’s representam riscos elevados para um trabalhador envolvido na sua produção.

O ISQ efetua a amostragem que permite avaliar a possível exposição dos trabalhadores e consequentemente os riscos para a saúde dos mesmos, tendo por base os guias da ISPE (International Society for Pharmaceutical Engineering), de forma a evitar a contaminação inadvertida das amostras e fornecer dados de análise fiáveis.

O ISQ possui técnicos qualificados internacionalmente para o desenvolvimento desta atividade que realiza desde 2017, e recorre a Laboratórios acreditados pela American Industrial Hygiene Association – Laboratory Accreditation Program (AIHA-LAP) para a realização das análises químicas através de métodos de cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC).

ISQ

O ISQ é uma entidade privada, independente, com sede em Portugal e que oferece aos seus clientes um vasto conjunto de serviços de Engenharia, Consultoria Técnica, Inspeções Técnicas, Ensaios e Testes e desenvolve também atividades de I&DT e Inovação.

Estes serviços são desenvolvidos pelo ISQ, ou pelas suas empresas participadas, recorrendo a equipas multidisciplinares e apoiadas em mais de 20 laboratórios acreditados. Os serviços são dirigidos aos sectores de Oil & Gas, Energia, Automóvel, Aeroespacial, Indústrias de Processo, Saúde, Transportes, Mobilidade, entre outros.