O ISQ na Segurança Alimentar

A segurança alimentar integra o conjunto de normas e cuidados a seguir, nas diferentes fases do processo de produção, transformação e distribuição dos géneros alimentícios. Desde a produção primária ao consumidor é fundamental assumir uma estratégia adequada na gestão de risco, com vista à promoção da segurança dos produtos e do consumidor em todas as fases da cadeia que envolvem a manipulação de géneros alimentícios e subprodutos.

O ISQ presta vários serviços ao nível da segurança alimentar, de forma a garantir a qualidade e segurança dos produtos.

 

EMBALAGENS SEGURAS 

No ISQ testamos as embalagens dos alimentos, para garantir a segurança alimentar dos mesmos. A embalagem tem como função proteger os produtos alimentares do exterior, através das propriedades dos materiais.

Assim, conseguimos não só conservar os alimentos, como também retardar a perda de qualidade dos mesmos.

Os sistemas de embalagem devem ser fabricados a partir de substâncias aprovadas para contacto com géneros alimentícios, que cumpram os requisitos regulamentares no que diz respeito à composição, inocuidade e inércia, não cedendo aos géneros alimentícios constituintes em quantidade suscetível de pôr em risco a saúde dos consumidores, nem alterar as características físico-químicas, microbiológicas e organoléticas do alimento.

 

TRANSPORTE DE PRODUTOS PERECÍVEIS

A preservação da qualidade dos produtos alimentares (congelados ou ultracongelados) que circulam em câmaras frigoríficas dos veículos que realizam transportes nacionais e internacionais tem de estar assegurada.

No nosso laboratório, em Castelo Branco, fazemos ensaios a veículos de transporte de produtos perecíveis. Assim, garantimos que, se um determinado produto tem de viajar a uma temperatura estabilizada de, por exemplo -5ºC, isso acontece em todo o percurso, estejam 40ºC ou -30ºC. 

Os serviços prestados incluem a inspeção e ensaios a equipamentos isotérmicos e frigoríficos, a instrução do processo de Certificação, ensaios de homologação das máquinas de frio colocadas no mercado pelos grandes construtores internacionais e, por delegação do IMT, a instrução do processo de Certificação ATP com a respetiva emissão do certificado ATP.

 

REGISTADORES DE TEMPERATURA

Todos os meios de transporte e armazenagem de alimentos ultracongelados estão equipados com instrumentos de registos adequados para regular as temperaturas. A monitorização das temperaturas de toda a cadeia de frio é essencial para garantir que os alimentos perecíveis são mantidos a temperaturas adequadas e que estas são registadas, com o objetivo de haver um controlo contínuo das mesmas. Este controlo é implementado para eliminar ou minimizar os riscos à saúde dos consumidores.

Os laboratórios ISQ são os únicos com acreditações IPAC e meios necessários à realização dos testes de aprovação de modelo dos registadores de temperatura de acordo com a norma EN 12830.

 

ISQ

O ISQ é uma entidade privada, independente, com sede em Portugal e que oferece aos seus clientes um vasto conjunto de serviços de Engenharia, Consultoria Técnica, Inspeções Técnicas, Ensaios e Testes e desenvolve também atividades de I&DT e Inovação.

Estes serviços são desenvolvidos pelo ISQ, ou pelas suas empresas participadas, recorrendo a equipas multidisciplinares e apoiadas em mais de 20 laboratórios acreditados. Os serviços são dirigidos aos sectores de Oil & Gas, Energia, Automóvel, Aeroespacial, Indústrias de Processo, Saúde, Transportes, Mobilidade, entre outros.