O Projeto PASSARO promove os conceitos de “Design Thinking” e estudos de ergonomia para a nova geração de Cockpits

No âmbito do projeto PASSARO, deu-se inicio à avaliação ergonómica do modelo físico preliminar da geração futura de cockpits que decorreu nas instalações do ISQ, tendo contado com a participação do parceiro responsável pelo design e construção do modelo, a ALMA DESIGN e com a presença de dois engenheiros representantes da AIRBUS Defense and Space.

A avaliação ergonómica foi realizada pela SO-Saúde Ocupacional, empresa do grupo ISQ, parte integrante do consórcio PASSARO, com a colaboração do laboratório de Biomecânica e Morfologia Funcional da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa,  com o objetivo de analisar o movimento, alcance funcional e posturas adotadas, por forma a determinar a adequabilidade do modelo do cockpit de acordo com as normas aeronáuticas e especificações da própria ADS.

Esta avaliação contou com mais de 30 voluntários representativos de diferentes percentis e género, entre os quais pilotos de profissão, cujas medições foram realizadas através da utilização de sensores e ferramentas informáticas para aquisição de dados, nomeadamente o Xsens MVN,  suportado por procedimentos e metodologias antropométricas (ISAK) e avaliação da carga mecânica (RULA), permitindo assim uma recolha de informações detalhadas para posterior análise da configuração de interiores do cockpit,  proposta em termos de um HMI (Human Machine Interface) adequado e mais confortável.

Saiba mais sobre a participação do ISQ no projeto PASSARO

ISQ

ISQ

O ISQ é uma entidade privada, independente, com sede em Portugal e que oferece aos seus clientes um vasto conjunto de serviços de Engenharia, Consultoria Técnica, Inspeções Técnicas, Ensaios e Testes e desenvolve também atividades de I&DT e Inovação.

Estes serviços são desenvolvidos pelo ISQ, ou pelas suas empresas participadas, recorrendo a equipas multidisciplinares e apoiadas em mais de 20 laboratórios acreditados. Os serviços são dirigidos aos sectores de Oil & Gas, Energia, Automóvel, Aeroespacial, Indústrias de Processo, Saúde, Transportes, Mobilidade, entre outros.
ISQ
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.