Projeto internacional de eficiência energética em edifícios reúne na Ericeira

No início de novembro a Câmara Municipal de Mafra e o ISQ receberam os parceiros internacionais, para uma nova reunião do projeto MOEEBIUS – Modelling Optimization of Energy Efficiency in Buildings for Urban Sustainability. Trata-se de um projeto que visa dar resposta ao elevado consumo energético nos edifícios e às ineficiências na sua operação e utilização.

A reunião teve lugar na Ericeira, e teve como propósito efetuar um balanço do trabalho desenvolvido no primeiro ano do projeto e a definição do plano para os próximos seis meses. Paralelamente foram realizadas visitas técnicas aos edifícios-piloto portugueses, localizados no Município de Mafra – edifício dos Paços do Concelho, Escola Básica e Jardim Infantil da Venda do Pinheiro. Com duração de três anos e meio, o projeto internacional tem três casos de estudo localizados em três países europeus, sendo eles Portugal, Inglaterra e Sérvia.

O contributo do ISQ passa pelo desenvolvimento de componentes técnicas para a plataforma, tais como metodologias inovadoras para a avaliação do desempenho energético, melhoria da modelação da qualidade do ar interior, desenvolvimento de novos modelos de negócios para a gestão de energia e suporte ao caso de estudo nacional.

Composto por um consórcio de 15 entidades europeias provenientes de 11 Estados Membros e financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa Europeu de Apoio à Investigação e Desenvolvimento – Horizonte 2020, o orçamento total do MOEEBIUS ronda os 7,3 milhões de euros, dos quais cerca de 450 mil euros correspondem à participação portuguesa.

Salienta-se ainda a importância da integração de Portugal neste projeto, que posiciona o país na vanguarda ao nível da Eficiência Energética em Edifícios no contexto europeu.

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

O ISQ é uma entidade privada, independente, com sede em Portugal e que oferece aos seus clientes um vasto conjunto de serviços de Engenharia, Consultoria Técnica, Inspeções Técnicas, Ensaios e Testes e desenvolve também atividades de I&DT e Inovação.

Estes serviços são desenvolvidos pelo ISQ, ou pelas suas empresas participadas, recorrendo a equipas multidisciplinares e apoiadas em mais de 20 laboratórios acreditados. Os serviços são dirigidos aos sectores de Oil & Gas, Energia, Automóvel, Aeroespacial, Indústrias de Processo, Saúde, Transportes, Mobilidade, entre outros.
INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

Latest posts by INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE (see all)

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.