Planeta Descartável ou Sustentável – Agora Escolha!

O ISQ e a ESGRA – Associação para a Gestão e Resíduos promoveram a realização do Seminário “Planeta Descartável ou Planeta Sustentável – Agora Escolha!”

O evento contou com um painel dedicado ao novo enquadramento dos resíduos urbanos no âmbito do “Pacote da Economia Circular” e sobre a importância da estratégia da União Europeia (EU) para os Plásticos. Seguiu-se um debate sobre o futuro dos plásticos, a sua reciclabilidade e impacto enquanto resíduo, terminando com uma apreciação sobre a Revisão do PERSU 2020.

O debate envolveu, além das entidades organizadoras ISQ e ESGRA outras entidades das diversas fases da cadeia de valor dos plásticos, a Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos (APIP); Centro Nacional de Embalagem; Setor do Filme e da Folha; Extruplás; Agência Portuguesa do Ambiente, Sociedade Ponto Verde, GESAMB; tendo a moderação ficado a cargo de …… jornalista do “Água e Ambiente”.

A Europa produz, por ano, cerca de 58 milhões de toneladas de plástico e Portugal contribuiu com quase 370 toneladas (dados da Eurostat), uma média de 31kg por pessoa (dados da Plastics Europe), valor acima da média europeia.

O uso dos plásticos distribui-se da seguinte forma: 40% Embalagens; 22,5% Bens de uso doméstico e de consumo; 20% Edifícios e construção; 9% Automóveis e camiões; 6% Equipamento elétrico e eletrónico; 3% Agricultura.

Não se pode ignorar que o plástico auxiliou as nossas vidas e vai continuar a ser essencial para o desenvolvimento da atividade económica dado o baixo preço e a sua grande flexibilidade pois são inúmeras as variedades de resinas plásticas utilizadas em: Embalagens; Saúde, Alimentação, Construção Civil; Electricidade e Eletrónica; Comunicação; Indústria Automobilística e Agricultura. Estes são apenas alguns exemplos de sectores económicos que dependem da inovação e das soluções que esse material.

A grande questão continua a ser uma utilização mais amiga do ambiente e a generalização da reciclagem.

ISQ

ISQ

O ISQ é uma entidade privada, independente, com sede em Portugal e que oferece aos seus clientes um vasto conjunto de serviços de Engenharia, Consultoria Técnica, Inspeções Técnicas, Ensaios e Testes e desenvolve também atividades de I&DT e Inovação.

Estes serviços são desenvolvidos pelo ISQ, ou pelas suas empresas participadas, recorrendo a equipas multidisciplinares e apoiadas em mais de 20 laboratórios acreditados. Os serviços são dirigidos aos sectores de Oil & Gas, Energia, Automóvel, Aeroespacial, Indústrias de Processo, Saúde, Transportes, Mobilidade, entre outros.
ISQ
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.