step 3

STEP 3

Programa EU: ERASMUS +

Coordenação: EVBB

Parceiros: Europaischer Verband Beruflicher Bildungstrager (Alemanha), Association Europeenne Pour La Formation Professionnelle (Bélgica), Enaip Net Impresa Sociale Societa Consortile Srl (Itália), Akmi Anonimi Ekpaideftiki Etairia (Grécia), BK Consult Gbr (Alemanha), Instituto De Soldadura E Qualidade (Portugal), Zewelepe Consultants Limited (Chipre)

Ano de Início:  2021 

Duração: 2 Anos

Contacto ISQ:

Setores: Formação

Competências Digitais para Educadores

No âmbito do primeiro princípio fundamental Europeu dos Direitos Humanos, relativo ao direito de qualquer cidadão à “educação de qualidade e inclusiva, formação e aprendizagem ao longo da vida”, os desafios colocados aos programas de ensino e formação profissional (EFP) pelo confinamento e desaceleração das atividades económicos trazidas pela pandemia COVID19, vieram reforçar a necessidade de trabalhar numa estratégia europeia para o ensino profissional.

Neste contexto, o projeto STEP 3 é uma resposta aos desafios trazidos pela rápida transição para novas formas de ensino à distância no ensino técnico e profissional. O projeto STEP3 resulta da iniciativa de organizações como a EVBB e a EVTA, representantes a nível europeu da grande maioria dos centros de ensino e formação profissional. A ideia do projeto é a de criar um repositório de conhecimentos de módulos de e-learning, metodologias e técnicas de ensino, as quais deverão ser acessíveis a todos, em particular os prestadores de EFP regionais, locais e de menor capacidade para se ajustar às ferramentas e metodologias de ensino do novo ambiente de e-learning.

Nesse sentido, os principais objetivos do Projeto STEP3 são:

  • O reforço da capacidade dos programas de ensino e formação profissional (EFP) para disponibilizar educação digital inclusiva e de elevada qualidade aos seus formandos;
  • Desenvolver Recursos Educativos Abertos (do Inglês: Open Educational Resources) para professores e formadores de EFP – 30 módulos no total;
  • Capacitação dos centros de formação e formação profissional para implementarem programas de ensino online – à distância ou em regime semi-presencial;
  • Desenvolver conteúdo digital de alta qualidade, promovendo métodos e ferramentas inovadoras de e-learning acessível aos vários membros da EVBB e EVTA ficando assim disponíveis para todos os centros de EFP;
  • Promover oportunidades de networking entre os prestadores de EFP, por intermédio das organizações representantes EVBB e EVTA que unem esforços neste sentido, e
  • O desenvolvimento de soluções personalizadas e adaptáveis ​​a nível regional / local.

OUTCOMES

Serão desenvolvidos 30 novos módulos de formação alinhados com o Quadro Europeu de Referência para as Competências Digitais (DigiComp), abrangendo todas as 5 áreas de:

  1. Literacia de Informação e de Dados – 5 módulos
  2. Comunicação e Colaboração – 8 módulos
  3. Criação de conteúdo digital – 7 módulos
  4. Segurança – 5 módulos
  5. Resolução de problemas em ambientes digitais – 5 módulos

O Projeto contará ainda com uma ação de capacitação para formadores e membros do consórcio das organizações responsáveis pela implementação e gestão do projeto e seis eventos de disseminação, incluindo uma Conferência final.

O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui um aval do seu conteúdo, que reflete unicamente o ponto de vista dos autores, e a Comissão não pode ser considerada responsável por eventuais utilizações que possam ser feitas com as informações nela contidas.