SAGRES – Serviços digitalizados com base em informação de satélites de Observação da Terra
O ISQ está a desenvolver o projeto SAGRES, baseado em serviços de deteção remota e em big data analytics, que recolhe informação de satélites de observação da terra da Agência Espacial Europeia (ESA).
O projeto SAGRES visa o desenvolvimento de um serviço inovador para dar suporte à decisão de prospeção de jazigos minerais no fundo do oceano (Deep Sea Mining). Está dividido em dois eixos – o de desenvolvimento tecnológico necessário para consubstanciar o método, e o de modelo de negócio.
Pretende ainda dar resposta à crescente necessidade de digitalização e de matérias-primas para abastecer a economia mundial.
Este projeto inclui novas áreas de competência para o ISQ, que vão desde o conhecimento da instrumentação embarcada em satélites, sistemas de informação geográfica e big data analytics, bem como competências base em geologia e oceanografia.
O ISQ está a trabalhar neste projeto com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e tem o apoio da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC).
Nos primeiros 6 meses, o projeto tem o apoio da ESA e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
ISQ
Estes serviços são desenvolvidos pelo ISQ, ou pelas suas empresas participadas, recorrendo a equipas multidisciplinares e apoiadas em mais de 20 laboratórios acreditados. Os serviços são dirigidos aos sectores de Oil & Gas, Energia, Automóvel, Aeroespacial, Indústrias de Processo, Saúde, Transportes, Mobilidade, entre outros.
Latest posts by ISQ (see all)
- “Os computadores vão ser uma extensão dos seres humanos” - 23 Abril, 2018
- Que qualificações e competências4.0 para o futuro? - 23 Abril, 2018
- EETur promove sessão de boas práticas energéticas na região do Algarve - 20 Abril, 2018