O LABQUI – Laboratório de Química e Ambiente do ISQ – é atualmente um laboratório de referência no mercado, com equipamentos tecnologicamente avançados, que permitem a realização de colheitas, medições in-situ, e análise de amostras de águas de processo, residuais e lixiviados.

Realizamos amostragens, pontuais ou compostas (em função do tempo ou caudal), de efluentes líquidos, em qualquer ponto do País, garantindo a preservação das características das amostras através do transporte em condições de refrigeração.

As amostras são analisadas de acordo com os métodos previstos na legislação e os recursos técnicos de que dispomos permitem-nos uma dinâmica de melhoria de desempenho de métodos, indo ao encontro das expectativas do cliente e novos requisitos legais.

De forma a garantir a exatidão dos resultados, temos implementado um sistema de controlo de qualidade altamente exigente e somos acreditados pelo IPAC – Instituto Português de Acreditação – para as colheitas, medições in-situ e uma vasta gama de análises a águas de processo, residuais e lixiviados.

Os boletins de análise emitidos pelo LABQUI permitem a comparação imediata com a legislação, cabendo ao cliente apenas o seu envio para as entidades competentes. Como disponibilizamos ao cliente uma solução integrada (amostragem, análise e boletim), podemos garantir um curto prazo de entrega.

Pautamo-nos por uma relação ativa e de proximidade com os nossos clientes e destacamo-nos pela capacidade de atender às mais exigentes e particulares solicitações do mercado.

 

O que fazemos

Realizamos a recolha e análise de amostras de águas residuais (efluentes, afluentes de ETAR’s, lixiviados) para verificação da sua conformidade legal.

As recolhas podem ser simples (amostra pontual) ou realizadas com equipamento programável para um intervalo de tempo (amostra composta).

Dispomos de recursos para colheitas em função do tempo ou do caudal de efluente descarregado.

Quadro legislativo D.L. nº 236/98 Regulamentos Municipais Licenças de Descarga