
Coordenação de segurança de estaleiros
A equipa técnica especializada do ISQ efectua a Coordenação de Segurança em Projecto e/ou em Obra.
Esta função é relevante no aconselhamento e apoio técnico nos processos de decisão do dono da obra, destacando o cumprimento dos princípios gerais de prevenção.
As suas responsabilidades são:
Em projecto
- Assegurar que os autores do projecto tenham em atenção os princípios gerais de prevenção do mesmo
- Colaborar na preparação do processo de negociação da obra
- Elaborar ou proceder à validação técnica do PSS – Plano de Segurança e Saúde, em projecto Informar o dono da obra sobre as suas responsabilidades
Em obra
- Analisar e validar tecnicamente o desenvolvimento do PSS a apresentar pela Entidade Executante, propor a sua aprovação ao dono da obra, e promover a sua actualização
- Colaborar na elaboração da Comunicação Prévia de Abertura de Estaleiro
- Coordenar as actividades dos intervenientes no estaleiro
- Garantir a constituição e a actualização da Compilação Técnica
- Promover a implementação dos PSS e verificar o cumprimento dos mesmos
- Participar nas reuniões de acompanhamento dos trabalhos
- Promover acções de inspecção
- Apoiar a tomada de decisões no domínio da prevenção de riscos, através de propostas de acções preventivas e correctivas
- Promover Auditorias ao Sistema de Gestão da Segurança da Entidade Executante
A Coordenação de Segurança é instrumento fundamental para garantir condições de segurança em obra, sendo função bem definida quanto às suas responsabilidades e deveres no DL n.º273/2003, relativo às prescrições mínimas de segurança e saúde no trabalho em estaleiros temporários ou móveis.
A promoção do planeamento da organização e a coordenação necessária entre as partes envolvidas, são determinantes para a prevenção dos riscos profissionais nas actividades realizadas em obra.
Desta forma, os coordenadores de segurança assumem um papel preponderante na coordenação e no acompanhamento de todas as actividades desenvolvidas.