
Desenvolvimento de sistemas de ensaio para protótipos da indústria aeroespacial
A área de I&D do Labet – Laboratório de Termodinâmica e Aeroespaciais, em 2008 decidiu internacionalizar a sua actividade e abranger novos sectores de alta tecnologia relacionada com a sua especialidade de termodinâmica.
Começou a desenvolver metodologias e equipamentos destinados à realização de ensaios específicos para as indústrias aeronáuticas e espacial, passando a colaborar com as principais entidades europeias em diversos programas e importantes programas aeroespaciais, tais como IXV, CUST, SNICK FLOW, entre outros.
Graças ao excelente trabalho e resultados obtidos nestes testes, o nosso laboratório é hoje reconhecido pela Agência Espacial Europeia – ESA.
Entre outros equipamentos disponíveis no laboratório, destacam-se:
- Câmara de alto vácuo e capacidade de aquecimento por radiação das amostras até temperaturas de 1.200 ºC
- Máquina de ensaios de tração/compressão até temperaturas de 1.000
- Variadíssimos equipamentos para caracterização termodinâmica de materiais (calor específico, difusibilidade térmica, condutibilidade térmica, coeficiente de expansão térmica, etc.) em condições atmosféricas, vácuo e/ou temperaturas extremas (-80ºC até 1.000 a 1.600 ºC
- Shaker V9 de 105 Kn para a realização de análise de vibrações, funcional, fadiga, modal e shoke com câmara climática (-50ºC – +150 ºC)
- Equipamentos construídos por medida em função das necessidades dos ensaios a realizar