Ventilador português testado no ISQ

Depois das máscaras de uso social, com ensaios de avaliação e elaboração do dossier de produto (segundo CWA 17553:2020 e DNP TS 4575:2020) para o  processo de certificação CWA, o ISQ está agora a fazer uma forte aposta ao nível da Avaliação de conformidade e Ensaios a Dispositivos Médicos (DM) e Equipamentos de Proteção Individual (EPI), visando apoiar os fabricantes na colocação dos equipamentos no mercado.

Neste momento estamos a realizar ensaios de conformidade a um ventilador 100% português, de acordo com a norma ISO18652.

Neste ensaio é testada a possível emissão de partículas para que se garanta que os pacientes não inalam partículas provenientes do equipamento, já que são prejudiciais ao nosso sistema respiratório.

No atual cenário pandémico, com grande pressão sobre o sistema de saúde português, nomeadamente em termos de disponibilidade de sistemas de ventilação para Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), este equipamento poderá em breve reforçar os hospitais de todo o país.

O ISQ vai ainda fazer consultoria e apoio à colocação no mercado de dispositivos médicos e equipamentos de proteção individual, registando junto da ASAE e do Infarmed, ex: máscaras FP2 e máscaras cirúrgicas tipo II.

ISQ

O ISQ é uma entidade privada, independente, com sede em Portugal e que oferece aos seus clientes um vasto conjunto de serviços de Engenharia, Consultoria Técnica, Inspeções Técnicas, Ensaios e Testes e desenvolve também atividades de I&DT e Inovação.

Estes serviços são desenvolvidos pelo ISQ, ou pelas suas empresas participadas, recorrendo a equipas multidisciplinares e apoiadas em mais de 20 laboratórios acreditados. Os serviços são dirigidos aos sectores de Oil & Gas, Energia, Automóvel, Aeroespacial, Indústrias de Processo, Saúde, Transportes, Mobilidade, entre outros.