Gestão de projetos e obras

Gestão de projetos e obras alinhada segundo o PMI (Project Management Institute), permitindo articulação com metodologias e processos inscritos nas certificações ISO 9001. Gestão do âmbito e calendário, financeira, qualidade, recursos, fornecedores, riscos, comunicação e integração

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Descrição

O conceito de gestão de projectos e empreitadas em construção tem vindo a ser uma exigência das entidades promotoras, como forma de garantir que o produto final cumpre com os requisitos estabelecidos em projecto e as exigências dos utilizadores, durante a sua vida útil.

A gestão de projectos envolve a criação de um equilíbrio entre âmbito, tempo, custo e qualidade, e a promoção de um bom relacionamento com o cliente.

A Metodologia de Gestão de Projectos (MGP) do ISQ está alinhada segundo o PMI (Project Management Institute).

Esta contempla a divisão do projecto em fases que constituem o seu ciclo de vida, permitindo a sua articulação com as metodologias de execução do ISQ (descritas nos processos inscritos nas certificações ISO 9001).

O ciclo de vida do projecto serve para definir, o início e o fim do projecto, qual o trabalho a ser realizado em cada fase e quem deve estar envolvido.

Ele descreve o conjunto de áreas de gestão que devem ser seguidas para que o projecto seja bem gerido.

Ciclo de vida do projecto

  • Preparação – reconhecer, através de autorização, que um projecto deve começar e que seja feita a sua execução
  • Planeamento – definir e refinar os objectivos e a selecção das melhores alternativas de acção para alcançar os objectivos do projecto
  • Execução – coordenar os recursos de forma a implementar o plano de projecto elaborado. Controlar que os objectivos do projecto estão a ser atingidos
  • Encerramento – formalizar a aceitação definitiva do projecto e encerrar o projecto de forma organizada

A gestão de projectos de acordo com a MGP ISQ identifica e descreve as principais áreas de gestão e práticas. Cada uma destas áreas (no total de 9) refere-se a um aspecto a ser considerado dentro da gestão de projectos. A não execução de uma área afecta negativamente o projecto (dependendo também da dimensão e complexidade do mesmo), pois o projecto é um esforço integrado.

Áreas de gestão e práticas

  • Gestão do âmbito
  • Gestão do calendário
  • Gestão financeira
  • Gestão da qualidade
  • Gestão dos recursos
  • Gestão dos fornecedores
  • Gestão de riscos
  • Gestão da comunicação
  • Gestão da integração

Informação adicional

Propósitos

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Setores Serviços

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