inovação e I&D

O nosso ADN

A Investigação & Desenvolvimento e Inovação é uma das chaves no percurso do ISQ ao longo dos seus cerca de 50 anos de existência.
Essa característica assenta numa contínua antecipação das necessidades do meio empresarial e no desenvolvimento de adequadas capacidades de resposta, alicerçadas em 3 aspectos fundamentais:

  • Instalações adequadas
  • Equipamento tecnologicamente avançado
  • Recursos humanos de elevado nível

 Em colaboração com mais de 1200 parceiros nacionais e internacionais, industriais e académicos, o ISQ promove a transferência de tecnologia para a indústria, contribuindo para uma maior sustentabilidade e desenvolvimento do tecido empresarial.

Como resultado das atividades de I&D, merecem destaque as recentes aplicações de tecnologia de “Phased Array” automatizado e Ondas Guiadas em instalações da indústria petrolífera em Portugal e a nível internacional, a aplicação da avaliação do ciclo de vida e do “Eco-Design” no desenvolvimento de novos produtos sustentáveis, a monitorização inteligente de sistemas de proteção catódica e a caracterização e controlo de revestimentos e a utilização da tecnologia de “Phased Array” automatizado em tanques de Gás Natural Liquefeito (GNL).


Centros de Investigação e Desenvolvimento + Inovação

A atividade de I&D+I do ISQ está articulada em quatro centros, que endereçam as áreas prioritárias.

O ISQ foi parceiro ou coordenador em mais de 500 projetos de I&D (desde a década de 80) e participa nos Programas IXV (veículo de reentrada da Agência Espacial Europeia), ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor), CERN (Large Hadron Collider), projetos ALMA e E-ELT (European Extremely Large Telescope) da ESO (European Southern Observatory).

No ranking anual das 100 empresas com mais despesa em atividades de I&D em Portugal, publicado pelo GPEARI (Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais) a partir do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional, o ISQ tem-se consecutivamente situado, no período compreendido entre 2007 e 2009, entre os 50 primeiros.

Neste período apresentou um investimento médio próximo dos 5 milhões de euros e em 2009 classificou-se em 6º lugar, quando se considera o número de doutorados afetos a atividades de I&D, medido em Equivalente a Tempo Integral (ETI).

ITER

cs and plasma in tokamak us iter

O ITER está em construção em Saint-Paul-lez-Durance (Cadarache), sul da França. Os edifícios e a infraestrutura necessários para o “First Plasma” estão 75% concluídos, estando em curso a montagem do equipamento. Prevê-se a conclusão da primeira fase no final de 2025 com o “First Plasma”.

A partir de 2025, serão realizadas experiências com aumentos graduais de potência, alternando com períodos de desenvolvimento do processo. O arranque à potência total está previsto para 2035.

Equipas Alocadas


PORTUGAL · Oeiras

1 · DIVERSOS INSPETORES REALIZAM INSPEÇÕES PONTUAIS NOS VÁRIOS FORNECEDORES DA F4E

ESPANHA · Sede da F4E (Barcelona)

2 · MAGNETS, IN VESSEL, QUALITY TEAM

FRANÇA · ITER Site (Cadarache)

3 · MAGNETS, QUALITY TEAM, PF COILS

4 · CNIM (LA SEYNE SUR MER) — TF COIL

5 · ATMOSTAT (PARIS) — IN VESSEL

ITÁLIA · Walter Tosto (Chieti)

6 · VACCUM VASSEL, CASSETE BODY

7 · MAGGIAROTTI (MONFALCONI) — VACCUM VESSEL

8 · SIMIC (PORTO MARGHERA) — MAGNETS

CERN

Uma equipa do ISQ acompanhou durante vários anos a fabricação e instalação de diversos componentes, acessórios e várias estruturas deste que é considerado um dos maiores projetos de investigação da atualidade. Aqui, tudo começa numa “simples” garrafa de hidrogénio — “The Bottle to Bang”.

ESA

Ao longo dos últimos anos, o ISQ e a ESA têm sido parceiros em diversos projetos, destacando-se recentemente a avaliação da disponibilidade e adequabilidade de tratamentos de superfície alternativos aos contendo crómio hexavalente.

CNES / ARIANESPACE — KOUROU

Desde 2003 que uma equipa integra o serviço de garantia da qualidade, atuando nas áreas da Qualidade Solo, Fluidos e Mecânica, Segurança, Qualidade Bordo e Satélites. Mais uma vez, o hidrogénio funciona aqui como combustível do andar principal do Ariane 5.

ESO

A participação atual do ISQ no projeto ELT (Extremely Large Telescope) consiste na permanência de uma equipa na Garantia da Qualidade em Garching (Munique), sede do ESO. O ELT terá um espelho principal de 39 metros de diâmetro composto por 798 segmentos. O telescópio será o maior alguma vez construído e ficará instalado em Cerro Armazones, perto do Paranal, Chile.

 Mais Projetos de I&D+i


SAFETY4ROAD

Com vista a aumentar a segurança rodoviária, este projeto desenvolve produtos recorrendo a granulado de borracha vulcanizada (pneu) como matéria-prima.

Parceiros: PLASTIMAGO-Transformadora de Plásticos LDA GENIALIMPULSO – LDA, CDRSP-IPL – Instituto Politécnico de Leiria, LUZ COSTA & RODRIGUES LDA, ISQ

Setor do Projeto: Construção Civil, Ecoeficiência, Energia, Indústria, Indústria automóvel, Outras Indústrias, Sustentabilidade, Transportes e infraestruturas

shift2future

SHIFT2Future

A iniciativa SHIFT2Future visa dar continuidade ao projeto piloto SHIFTo4.0 com o objetivo de apoiar e acelerar a transição das empresas para a economia 4.0, capacitando os empresários com conhecimento e ferramentas úteis, que lhes permitam enfrentar e ultrapassar os...

Parceiros: ISQ ASSOCIAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA PARA O DESENVOLVIMENTO - TECMINHO, CENTRO TECNOLOGICO DA CERAMICA E DO VIDRO - CTCV, UNIVERSIDADE DE AVEIRO, IAPMEI - AGÊNCIA PARA A COMPETITIVIDADE E INOVAÇÃO, I.P.

Setor do Projeto: Aeronáutica / Aeroespacial, Agroindustrial, Comércio e serviços, Construção Civil, Ecoeficiência, Energia, INDÚSTRIAS DE PROCESSO, Indústria, Indústria automóvel, Outras Indústrias, Saúde, Transportes e infraestruturas, Turismo e hotelaria

Portugal Empreende 4.0

Dinamização de um conjunto integrado de iniciativas de deteção, estímulo e apoio ao empreendedorismo; dinamização de iniciativas de mentoria e coaching para apoio ao desenvolvimento de ideias inovadoras, e apoio à capacitação de iniciativas empresariais e à incubação e concretização...

Parceiros: APCTP – ASSOCIAÇÃO DO PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PORTO ISQ

Setor do Projeto: Aeronáutica / Aeroespacial, Agroindustrial, Bens de equipamento, Centros de Investigação, Cibersegurança, Componentes, Comércio e serviços, Construção Civil, Ecoeficiência, Energia, Fabrico Aditivo, Formação, INDÚSTRIAS DE PROCESSO, Indústria, Indústria automóvel, Manutenão preditiva, Outras Indústrias, Saúde, Sociedade, Sustentabilidade, Transportes e infraestruturas, Turismo e hotelaria

I2AM

O projecto I2AM visa a modernização e avanço tecnológico através da inovação e das novas tecnologias da informação, da indústria aeronáutica no contexto da manutenção industrial e ainda de modificação de aeronaves.

Parceiros: AEROMEC-MECANICA DE AERONAVES S.A ASSOCIAÇÃO C.C.G. / ZGDV - CENTRO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA, ISQ

Setor do Projeto: Aeronáutica / Aeroespacial, Fabrico Aditivo, Indústria, Outras Indústrias, Transportes e infraestruturas

TOPAS2

O projeto TOPAS2 desenvolve peças otimizadas em espessura para estruturas dos setores aeroespacial e ferroviário.

Parceiros: ISPT, Industrial Services S.A. ISQ

Setor do Projeto: Aeronáutica / Aeroespacial, Centros de Investigação, Ecoeficiência, Indústria, Sustentabilidade, Transportes e infraestruturas

VIRIATO

o projeto EasyPlatform pretende desenvolver as tecnologias acessórias que permitirão que os trabalhos em altura em torres eólicas possam decorrer em condição multi-weather.

Parceiros: EPTUNE ENGINEERING, LDA. ONROPE, Unipessoal, Lda., ISQ

Setor do Projeto: Bens de equipamento, Energia, Indústria, Outras Indústrias

PRODUTECH 4 S&C

o projeto EasyPlatform pretende desenvolver as tecnologias acessórias que permitirão que os trabalhos em altura em torres eólicas possam decorrer em condição multi-weather.

Parceiros: EPTUNE ENGINEERING, LDA. ONROPE, Unipessoal, Lda., ISQ

Setor do Projeto: Bens de equipamento, Energia, Indústria, Outras Indústrias

5

DITMEP

Ferramentas digitais para programas educativos e formativos para a  indústria A pandemia de COVID-19 criou novos desafios aos programas de ensino e formação profissional, devido à necessidade abrupta de conversão para um formato de ensino à distância e à dificuldade...

Parceiros: RENEWABLE SKILLS & CONSULTANT GMBH (Alemanha) RENEWABLE SKILLS & CONSULTANT GMBH (Alemanha), SGS TECNOS SA (Espanha), CENTRO TECNOLOGICO DEL MAR - FUNDACION CETMAR (Espanha), UNIVERSIDAD DE SANTIAGO DE COMPOSTELA (Espanha), Instituto De Soldadura E Qualidade (Portugal)

Setor do Projeto: Formação, Indústria

step 3

STEP 3

Competências Digitais para Educadores No âmbito do primeiro princípio fundamental Europeu dos Direitos Humanos, relativo ao direito de qualquer cidadão à “educação de qualidade e inclusiva, formação e aprendizagem ao longo da vida”, os desafios colocados aos programas de ensino...

Parceiros: EVBB Europaischer Verband Beruflicher Bildungstrager (Alemanha), Association Europeenne Pour La Formation Professionnelle (Bélgica), Enaip Net Impresa Sociale Societa Consortile Srl (Itália), Akmi Anonimi Ekpaideftiki Etairia (Grécia), BK Consult Gbr (Alemanha), Instituto De Soldadura E Qualidade (Portugal), Zewelepe Consultants Limited (Chipre)

Setor do Projeto: Formação

ECO2PLAST 300x277 1

ECO2PLAST

O projeto uPGRADE destina-se ao desenvolvimento, integração e preparação para a operação de um protótipo demonstrador de uma plataforma CubeSat com competência para fins comerciais e científicos, tais como a observação da Terra, comunicações, monitorização de território, suporte de constelações...

Parceiros: GLNPLAST, S.A. (Portugal) GLNMOLDS, S.A. (Portugal), INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO (Portugal), ISQ (Portugal)

Setor do Projeto: Centros de Investigação, Componentes, Ecoeficiência, Indústria, Indústria automóvel, Outras Indústrias, Sociedade, Sustentabilidade

green4future

Green-4-Future

O projeto Green-4-Future tem como principal objetivo alinhar os objetivos do Quadro de Referência das Competências para o Empreendedorismo (EntreComp) com as metas do Pacto Ecológico Europeu, em particular no que diz respeito à transição para um modelo de economia...

Parceiros: UNIVERSITAET PADERBORN (Alemanha) UNIVERSITAET PADERBORN (Alemanha), CENTRE FOR ADVANCEMENT OF RESEARCH AND DEVELOPMENT IN EDUCATIONAL TECHNOLOGY LTD-CARDET (Chipre), CALLIDUS – INSTITUTE FOR ADULT EDUCATION (Croácia), ISQ (Portugal), BERUFSFÖRDERUNGSINSTITUT BURGENLAND (BFI BURGENLAND) (Áustria), SPECTRUM RESEARCH CENTRE CLG (Irlanda), UNIVERSITATEA DIN PITESTI (Roménia), UNIVERSITY OF PELOPONNESE (Grécia), BURGASKI SVOBODEN UNIVERSITET (Bulgária)

Setor do Projeto: Ecoeficiência, Formação, Indústria, Particulares, Sociedade

Easy Platform

o projeto EasyPlatform pretende desenvolver as tecnologias acessórias que permitirão que os trabalhos em altura em torres eólicas possam decorrer em condição multi-weather.

Parceiros: EPTUNE ENGINEERING, LDA. ONROPE, Unipessoal, Lda., ISQ

Setor do Projeto: Bens de equipamento, Energia, Indústria, Outras Indústrias

AdobeStock 146069942b

SUSTAIN-CE

O projeto SUSTAIN-CE aborda a aplicação de conceitos e princípios da economia circular ao setor da construção.

Parceiros: YASAR UNIVERSITESI (Turquia) IZMIR INSTITUTE OF TECHNOLOGY (Turquia), KENTRO EREVNON NOTIOANATOLIKIS EVROPIS ASTIKI MI KERDOSKOPIKI ETAIREIA (Grécia), ARISTOTELIO PANEPISTIMIO THESSALONIKIS (Grécia), ISQ (Portugal), FOLKART YAPI SANAYI TICARET A.S. (Turquia)

Setor do Projeto: Formação, Indústria, Particulares, Sociedade

AMICCI18-20

Acrónimo: AmICCI18-20 Designação do projeto: Projeto Estratégico de Apoio à Internacionalização, Consolidação de Competências e promoção da Excelência nas áreas estratégicas de Investigação Industrial - 2018-2019 Código do projeto: LISBOA-01-0145-FEDER-038001 Custo Total: 317.203,65€ Valor de financiamento: 126.881,46€ Objetivos: O ISQ posiciona-se como uma infraestrutura...

Parceiros: ISQ (PORTUGAL)

Setor do Projeto

QUALIMILHO

QUALIMILHO

O projeto QUALIMILHO visa identificar fungos potencialmente produtores de micotoxinas que ocorrem nos campos de milho e nos grãos armazenados para comercialização em Portugal..

Parceiros: ANPROMIS - Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo AGROMAIS - Entreposto Comercial Agricola, CRL, Arminda Aurora Domingos Henriques de Sousa Luz, ISQ, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária IP, Maria Francisca Henriques da Luz Lino Caetano, Quinta da Cholda, S.A., Sociedade Agricola da Quinta da Labruja S.A., Sociedade Agricola de S Joao De Brito, S.A

Setor do Projeto: Agroindustrial, Centros de Investigação, Outras Indústrias

PAC News 02 thumbnail

PAC- Portugal AutoCluster for the Future

O projeto PAC é um programa mobilizador estritamente alinhado com o plano de ação do Cluster Mobinov – Cluster Automóvel de Portugal e traduz-se no desenvolvimento, teste e demonstração de uma nova geração de tecnologias, processos e produtos que promovam...

Parceiros: SIMOLDES CONTROLAR, CRITICAL MANUFACTURING, ERT, MICROPLASTICOS, SAKTHI, SLM, TMG, TOOLPRESSE, CCG, CEIIA, CeNTI, CITEVE, INEGI, INESC TEC, IPN, IPL, ISQ, IST, MOBINOV, UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Setor do Projeto: Indústria, Indústria automóvel, Transportes e infraestruturas

uPGRADE

O projeto uPGRADE destina-se ao desenvolvimento, integração e preparação para a operação de um protótipo demonstrador de uma plataforma CubeSat com competência para fins comerciais e científicos, tais como a observação da Terra, comunicações, monitorização de território, suporte de constelações...

Parceiros: Spin.Works S.A (Portugal) ISQ (Portugal), LABORATÓRIO IBÉRICO INTERNACIONAL DE NANOTECNOLOGIA (Portugal), UNIVERSIDADE DO MINHO (Portugal)

Setor do Projeto: Aeronáutica / Aeroespacial, Centros de Investigação

TRUST

TRUST

O TRUST - Técnico de Ensaios Destrutivos visa melhorar a integração da oferta formativa em países com menor envolvimento nesta temática, aumentando a transparência de competências e qualificações para o setor do fabrico.

Parceiros: Lukasiewicz – Institute of Welding (Poland) ISQ (Portugal, Lukasiewicz – Institute of Welding (Poland), ISIM Timisoara (Romania), Istituto Italiano della Saldatura - Ente Morale (Italy), European Federation for Welding, Joining and Cutting (Belgium)

Setor do Projeto: Formação, Indústria

DSC02499

ENCRYPT 4.0

O Encrypt 4.0 visa fortalecer a capacidade das PMEs de manufatura garantindo a segurança dos seus dados, no contexto da Indústria 4.0, e contribuir para combater a escassez de mão de obra na área da cibersegurança.

Parceiros: Universitatea de Medicina, Farmacie, Stinte si Tehnologie George Emil Palade din Tirgu Mures (Romania) ISQ (Portugal, Avantalia Soluciones (Spain), PCX Computers & Information Systems (Cyprus), FH Joanneum Gesellschaft MBH (Austria), European Center For Quality (Bulgaria)

Setor do Projeto: Cibersegurança

simulador 3

SIMULADOR DE SOLDADURA

Ferramenta de aprendizagem com realidade virtual O Grupo ISQ desenvolve competências digitais aplicáveis à formação em soldadura com a vantagem imediata de melhorar a eficiência do processo de formação ao reduzir desperdícios com materiais e consumíveis de custos elevados, reduzindo...

Parceiros

Setor do Projeto: Formação