soluções para turismo e hotelaria

Hotelaria e Turismo focados na segurança e com elevados padrões de qualidade

Turismo nacional como referência global

Vivemos num mercado cada vez mais global, onde a competitividade é cada vez maior e os consumidores mais informados e exigentes; por isso, a qualidade e segurança deve ser encarada como uma estratégia de negócio incontornável. No ISQ acreditamos que qualquer destino turístico ou entidade que trabalhe no ramo da hotelaria tem de se focar na diferenciação e criatividade, mas também na sustentabilidade, segurança e qualidade acima da média. E temos as soluções para tal.

Soluções para Turismo e Hotelaria

  • Apoio no projeto, gestão de obra e licenciamento de espaços comerciais, incluindo inspeções obrigatórias para o licenciamento.
  • Apoio ao licenciamento de espaços de serviços com características especiais como Unidades de Saúde, Instituições de Ensino, Recintos Desportivos, Parques Infantis
  • Apoio ao licenciamento e homologação de produtos e marcação CE de produtos importados, ajudando a acelerar o processo de colocação no mercado.
  • Apoio a certificação de processos de serviços em áreas regulamentadas.
  • Asseguramos as inspeções periódicas regulamentares a instalações, equipamentos e processos.
  • HACCP, eletricidade, gás, ruído, vibrações, frio, gases comprimidos, elevadores, telecomunicações, eletricidade, radiação, poluentes, parâmetros químicos, segurança ambiental.
  • Rede de laboratórios acreditados, fixos e móveis, garantindo a conformidade com a legislação, normas, directivas e códigos aplicáveis.
  • COVID OUT: Certificação de espaços públicos em 48h, um selo de conformidade trazendo segurança a clientes e colaboradores.
  • Calibração e aferição de termómetros digitais, uma garantia adicional de segurança para clientes e colaboradores.
  • Formação a colaboradores, workshops e programas de formação à focados nos comportamentos e procedimentos para a COVID-19
  • Certificação de máscaras de uso social: Ensaios e apoio à certificação para fabricantes e importadores de Máscaras Comunitárias
  • Conformidade de Dispositivos Médicos e EPI: Avaliação da conformidade e Ensaios a Dispositivos Médicos (DM) e Equipamentos de Proteção Individual (EPI)
  • Marcação CE e Qualificação de Equipamento para Sistemas de Desinfeção: Apoio à marcação CE e qualificação de equipamento de desinfeção para fabricantes e importadore
  • Formação e certificação profissional de colaboradores e equipas, programas de formação à medida em todos os aspetos do negócio
  • Apoio a processos de criação e gestão de sistema de qualidade nas várias áreas e normas ISO aplicáveis ao setor.
  • Apoio em projetos de expansão nacional ou internacional do negócio, em todos os passos do processo.
  • Apoio na identificação de oportunidades de financiamento nos programas nacionais e internacionais.
  • Apoio em processos e programas comparticipados para modernização, eficiência energética, economia circular.
  • Apoio à conversão para o mundo digital, ao nível dos processos físicos, das equipas alargadas, soluções tecnológicas e das áreas de marketing digital e presença em canais digitais.

O consumo mudou, as expectativas dos clientes são mais elevadas, a concorrência não descansa.
Como colocar o seu negócio na linha da frente?

O Gestor de Projetos é um especialista no setor onde o seu negócio se insere, com uma visão de conjunto dos serviços e valências do ISQ e de como estes se podem conjugar no seu interesse. Tem a capacidade de os articular em projetos como o seu, garantindo um resultado ótimo.

Contacte-o usando o formulário abaixo.
nome próprio *
apelido *
empresa
telefone/telemóvel *
email *
objetivo do contacto
mensagem

Agimos no seu interesse.
Somos o seu parceiro com soluções integradas para turismo e hotelaria.

O papel do ISQ neste setor

Sendo o maior Centro de Interface Tecnológico no país, o ISQ é uma entidade única que agrega quatro valências complementares:

  • Enquanto Centro de Interface Tecnológico de Portugal, reconhecido pela Agência Nacional de Inovação, efetua a ligação entre as instituições de ensino superior e as empresas, para a valorização de produtos e serviços e a transferência de tecnologia.
  • A vertente empresarial do grupo, com um conjunto de empresas participadas especialistas e líderes nas suas áreas de atuação, que permite beneficiar das mais recentes tendências, desafios e oportunidades, quer seja a nível nacional ou nas diferentes geografias em que o ISQ se posiciona
  • O conjunto de laboratórios fixos e móveis acreditados pelo IPAC nas mais variadas áreas e setores
  • A participação em entidades reguladoras e normalizadoras, com papel ativo na definição das normas e standards

Isto permite ao ISQ não só promover a transferência tecnológica e a inovação nas empresas, através de processos de certificação, melhoria da qualidade e eficiência na produção, apoio a atividades de inovação, acesso a tecnologias em desenvolvimento e formação de recursos humanos, como também prestar serviços de elevada qualidade e reconhecimento, de acordo com os mais rigorosos padrões e normas aplicáveis.

A confiança de ter o líder como parceiro

AdobeStock 146069942b

UM PARCEIRO COM TODAS AS COMPETÊNCIAS, SERVIÇOS, EQUIPAMENTOS, INSTALAÇÕES E SISTEMAS PARA O SUCESSO DA SUA EMPRESA

Agimos de forma integrada em toda a cadeia de valor, dando-lhe acesso a mais de 250 serviços especializados, centenas de especialistas técnicos e a experiência acumuladas de mais de 50 anos a operar nestas áreas em Portugal e no mundo, liderando alguns dos mais relevantes projetos nacionais e internacionais.

AdobeStock 289551294

O ISQ no turismo sustentável

Em Portugal, a área do Turismo está cada vez mais atenta à sustentabilidade e o ISQ quer ajudar a colocar este setor na linha da frente das preocupações com o desenvolvimento sustentável.
Casos como o do Hotel Corinthia e o estudo que o ISQ está a desenvolver com a AHETA na região do Algarve são exemplos da eficiência que o ISQ pode levar às unidades hoteleiras e que foram dados a conhecer no evento. As poupanças são significativas na fatura de eletricidade, nos consumos de água ou mesmo na produção de resíduos. Além disso, o ISQ continua a criar inovações que passam pela investigação e desenvolvimento, área na qual apresenta soluções como os tijolos produzidos a partir de beatas de cigarros ou a produção de alimentos em ambientes controlados, que são já uma tendência no setor hoteleiro. Com uma forte aposta no Turismo, o ISQ quer fazer parte da mudança em curso oferecendo soluções concretas, mas também mostrando as soluções que vão surgindo, ciente de que sem informação não há mudança

No posts

Business people at hotel lobby

EETUR: Promover a eficiência energética no setor do Turismo na região do Algarve

O projeto EETur – Eficiência Energética em Empreendimentos Turísticos da Região do Algarve para uma maior Competitividade e Sustentabilidade do Setor, tem como objetivo estratégico promover a transferência de conhecimento científico e tecnológico na área da Eficiência Energética (EE) e Energias Renováveis (ER) para os empreendimentos turísticos, sensibilizando o setor para as melhores metodologias, tecnologias e modelos de negócio existentes, com vista à promoção de uma maior competitividade e sustentabilidade do turismo do Algarve.

As referidas tecnologias e metodologias constituem-se como soluções inovadoras, decorrentes de atividades anteriores de projetos de I&D, viabilizando ganhos efetivos a nível da ecoeficiência dos empreendimentos turísticos e consequente redução de custos energéticos e pegada de carbono.

Esta iniciativa é promovida pelo ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade com o apoio dos parceiros regionais, a AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, o NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve e a ENERCOUTIM – Associação de Energia Solar de Alcoutim.

Saiba mais em: https://www.eetur.com/

leonardo 1125110 Corinthia Hotel Lisbon Facade S image

CORINTHIA HOTEL LISBON

Eficiência Energética – considerado o melhor projeto da Europa

O ISQ, em parceria com a Galp Soluções de Energia, implementou o projeto de eficiência energética no Corinthia Hotel Lisbon, o qual recebeu o título de Western Europe Region – Energy Project of the Year, atribuído pela Association of Energy Engineers (AEE). Este projeto foi considerado o melhor projecto energético da Europa, pela utilização de soluções particulares de engenharia desenhadas à medida, concebidas em conjunto com o ISQ (o parceiro técnico), que permitiram obter no primeiro semestre de 2013, uma redução do consumo de energia superior a 25%, correspondente a 600.000 kWh e 290 toneladas de CO2.

Este projeto foi o vencedor do prémio Western Energy Project of the Year 2013, entregue na conferência anual da Association of Energy Engenieers, maior associação de engenheiros de energia do mundo.

Reuben Mifsud, gerente do Hotel Corinthia Lisboa, declarou: “It is an honor for us to be selected by such a distinguished panel of judges to be named Western Europe Region Energy Project of the Year for 2013. This award is the result of a revolutionary energy concept implemented in the Hotel five years ago, in which we have always believed in, and at this point has become a reality. This project combines our commitment to reduce our CO2 footprint with our goal to achieve energy efficiency.”

a confiança de ter o líder como parceiro

Não só prestamos serviços como também fazemos parte das organizações que definem as normas e padrões a cumprir por esses serviços.

O ISQ está presente nas mais relevantes instituições de regulação e normalização em áreas onde opera, presidindo algumas delas.

Estas instituições definem e regulamentam atividade, critérios de homologação e parâmetros técnicos internacionalmente aceites.