ambiente e sustentabilidade

conhecimento e experiência ao serviço do futuro

O futuro depende do que fazemos no presente.

Mahatma Ghandi
Untitled 1 Recovered

Produção e Consumo

Ciente de que a sustentabilidade da indústria do futuro estará grandemente relacionada com o progresso da economia circular, o ISQ apostado no desenvolvimento de projetos de Investigação & Desenvolvimento e Inovação (I&Di) e na oferta de um conjunto diversificado de serviços que permitem apoiar as organizações na implementação das várias estratégias e modelos de economia circular, particularmente focados na produção e utilização smart.

NO DOMÍNIO DA ECONOMIA CIRCULAR, O ISQ PRESTA OS SEGUINTES SERVIÇOS:

Numa economia circular sustentável, os produtos são concebidos para terem uma longa durabilidade e para poderem ser reutilizados, reparados e re-manufaturados. O ISQ apoia na avaliação do potencial de retenção do valor funcional dos seus produtos, em vez de apenas recuperar a energia ou os materiais que eles contêm e fabricar continuamente novos produtos

Apoiamos na identificação de processos e tecnologias de baixo carbono, designadamente
através do recurso a simbioses industriais e medidas de economia circular.
Fruto da sua ampla participação em projetos de investigação na área da sustentabilidade,
o ISQ tem acesso a várias bases de dados, às quais tem recorrido para a identificação de sinergias e tecnologias de simbiose industrial recorre às metodologias de matchmaking,
compatibilizando recursos e excedentes entre diferentes atores, e ao mimicking, replicando relações simbióticas bem sucedidas implementadas por organizações semelhantes.

O WASTEVALUE é um solução de apoio à decisão na gestão de resíduos para a otimização
de custos e circularidade de recursos.

É um serviço de consultoria flexível e modular que proporciona ao Cliente, a redução de custos e
do impacto ambiental da atividade, o aumento da sua rede de parceiros e novas oportunidades de negócio. Para além disso, este serviço permite que as organizações se preparem antecipadamente para a nova regulamentação europeia.

Medir o desempenho em termos de economia circular é um desafio e a forma de o fazer
depende muito do seu objetivo, âmbito de aplicação e da audiência envolvida.
O ISQ apoia as Empresas na seleção/construção de indicadores que melhor ajudam
a medir o desempenho em diversas áreas que contribuem direta ou indiretamente para o
desenvolvimento da Economia Circular, podendo agrupar-se em gestão sustentável de
recursos, comportamento da sociedade, e/ou operações de negócio.

Cidades e Edifícios

Nos últimos anos, a sociedade valoriza de forma mais significativa a sustentabilidade nas suas cidades e sua relação com os edifícios. As “Smart Cities” abrangem mais do que a mobilidade, as plataformas digitais ou a sustentabilidade. O objetivo fundamental de uma Smart City é a incorporação dos 19 indicadores que visam o desempenho dos serviços da cidade e a qualidade de vida dos cidadãos. No que respeita aos edifícios, o bem estar e a sustentabilidade são preocupações incorporadas desde a fase de projeto até ao seu final de vida.

SERVIÇOS ISQ :

De acordo com os vários referenciais que permitem ajudar a orientar, demonstrar e documentar os esforços para criar ambientes sustentáveis nos edifícios. O ISQ apoia na verificação do
cumprimentos dos requisitos do referencial mais adequado, tendo em conta os objetivos das
empresas, sejam eles mais focados em minimizar o impacte ambiental do projeto, melhorar a qualidade de vida dos seus ocupantes, e/ou ter em conta os aspetos gerais económicos
e sociais durante o ciclo de vida do edifício.

Prestamos assessoria de acordo com a NP ISO 37120:
• Diagnóstico e avaliação do desempenho
• Definição dos indicadores para monitorizar o progresso do desempenho
• Adaptação às alterações climáticas através da avaliação de potenciais riscos e vulnerabilidades às alterações climáticas, medidas de mitigação e adaptação e dos
planos de ação, com respetiva gestão, monitorização e acompanhamento.

Indústria, Comércio e Serviços

Nos últimos anos, o interesse cada vez maior de investidores internacionais, trouxe para a ribalta a realização de Due Diligence ambiental em processos de transações imobiliárias (“Private equity”) e a caracterização do passivo ambiental, como seja a avaliação da contaminação em solos e águas subterrâneas, bem como a realização de diagnósticos de circularidade dos processos (economia circular), uma vez que estes investidores estão sensíveis para os objetivos de desenvolvimento sustentáveis.

SERVIÇOS ISQ :

Auditoria ou investigação realizada previamente a processos de fusão, aquisição ou incorporação de empresas ou propriedades com o objectivo de investigar a conformidade com
a legislação ambiental, a existência de passivos ambientais que possam depreciar o seu valor de mercado, garantindo que todos os ativos e passivos possam ser avaliados e contabilizados previamente à transação.

Avaliação preliminar e exploratória da qualidade do solo que permitem caracterizar o solo, o seu estado de contaminação, perigosidade dos contaminantes e respetivas soluções, tendo por base o seu histórico e uso futuro.
Após este estudo é possível definir as medidas a adotar para os locais onde existam indícios ou evidências de solo contaminado ou de águas afetadas.
Como suporte a esta atividade, o ISQ dispõe de um Laboratório que realiza a recolha de amostras em campo e acaracterização físico-química de um largo espectro de poluentes em solos e águas contaminadas.

Apoio técnico na contratação de uma garantia financeira no âmbito da sua Responsabilidade Ambiental. Esta garantia financeira tem por base um valor real e é adequado ao caso em
análise, à implementação de medidas corretivas, no caso de ocorrência de um dano ambiental, ou de medidas preventivas, no caso de ameaça iminente.

ESG

O Desenvolvimento Sustentável é uma preocupação global urgente e o ISQ adotou-o como um dos seus pilares, trabalhando diariamente para promover uma mudança de consciência empresarial e social através dos seus serviços e inovações.
Nesta matéria, o ISQ apoia os seus clientes, oferecendo soluções integradas para equilibrar as necessidades e as expectativas das partes interessadas no que diz respeito ao desempenho ambiental, social e económico das organizações.

SERVIÇOS ISQ :

Apoia na implementação de processos de recolha de dados e divulgação de informações
não financeiras, relativas ao seu desempenho corporativo, ajudando a organização a medir,
compreender e comunicar o seu impacte ESG.
Para além de apoiar na definição de políticas, estratégias, metas e indicadores, disponibiliza
ferramentas de gestão da informação que permitem transformar dados em conhecimento relativo à sustentabilidade das organizações.

Apoia na implementação da metodologia normalizada internacionalmente com vista à obtenção de informações detalhadas relativas ao desempenho ambiental de um produto, processo ou serviço.

Elaboração de estudos técnicos que prestam informações relativas aos impactes ambientais de um produto ou serviço ao longo de todo o seu período de vida, tendo por base uma Avaliação de Ciclo de Vida (ACV).
Esta informação permite diferenciar positivamente produtos e serviços com um melhor desempenho ambiental, aumentando a competitividade das respetivas Organizações.

O envolvimento de stakeholders é um processo importante para envolver as suas partes interessadas relevantes para compreender as suas expectativas sobre governação, políticas, estratégias, práticas e desempenho, neste âmbito preparamos e implementamos ferramentas de auscultação, análise de expectativas, necessidades e interesses e propostas de intervenção
para atingir os objetivos da organização.

Ambiente

Numa altura em que grandes projetos estão em fase de desenvolvimentos e/ou implementação quer associados ao plano de recuperação e resiliência quer a outro tipo de financiamentos, a experiencia e multidisciplinariedade das suas equipas, permite apoiar os seus clientes na identificação de grandes condicionantes, que no futuro possam inviabilizar a implementação dum projeto, quer por constrangimentos legais, administrativos, quer por incompatibilidade com instrumentos de gestão territorial, perímetros urbanos, biodiversidade, património arqueológico, recursos hídricos e paisagísticos, assim, a identificação dos roteiros para obtenção de autorizações e licenças, o apoio nos processos de licenciamentos municipal, industrial e ambiental e a realização de estudos técnicos nos regimes ambientais são fundamentais para o sucesso dos processos de legalização dos projetos.

SERVIÇOS ISQ :
  • Análise compatibilidade com instrumentos de gestão territorial (IGT)
  • Roteiros para obtenção de autorizações e licenças
  • Estudos técnicos nos vários regimes ambientais – Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), Prevenção e Controlo integrado de Poluição (PCIP), Prevenção de acidentes Graves (PAG)
  • Instrução de processos municipal, industrial, conexos e ambiental
  • Articulação com entidades competentes (Câmaras Municipais, APA, IAPMEI, AICEP, DGEG, CCDR, IPQ, entre outros)

Finanças sustentáveis

As finanças sustentáveis referem-se à incorporação de considerações ambientais, sociais e de governação (ESG) nos processos de tomada de decisão na realização de investimentos no setor financeiro.
As considerações ambientais podem incluir a mitigação e adaptação às alterações climáticas, a preservação da biodiversidade, a prevenção da poluição ou a economia circular, entre outros. As considerações sociais podem referir-se a questões de igualdade de direitos, inclusão social, investimento no capital humano e nas comunidades, bem como questões associadas aos direitos humanos.
A governança pode aplicar-se às instituições públicas e às privadas e desempenha um papel fundamental para garantir a inclusão de considerações sociais e ambientais nos processos de tomada de decisão.

SERVIÇOS ISQ :

A second party opinion (SPO) emitida pelo ISQ fornece às Instituições Financeiras e aos Investidores a segurança que os seus fundos estão alinhados com as principais frameworks de finanças sustentáveis e vão ao encontro dos objetivos traçados pelos emitentes.
O ISQ fornece uma avaliação independente que assegura o cumprimento das políticas e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e de responsabilidade ambiental, social e de governance (ESG) que permite aos investidores tomar decisões conscientes.

Descarbonização

Atualmente, acelerar a transição para uma economia de baixo carbono, é um desafio central e prioritário da União Europeia (UE).
A transição para uma economia de baixo carbono e a sua efetiva implementação na sociedade constitui, portanto, uma oportunidade de negócio e de geração de emprego, assente em tecnologias inovadoras, novas práticas e igualmente em novos modelos de negócio.
A investigação e desenvolvimento desempenha um papel importante nesta transição, através do alargamento das opções tecnológicas, bem como para encontrar formas para diminuir os seus custos de investimento e desta forma potenciar a sua adoção na economia.

SERVIÇOS ISQ :
  • Avaliação ex ante e ex post
  • Definição e monitorização na implementação de KPI
  • Pegada de carbono, pegada hídrica (GHG Protocol)
  • Roteiros para a transição energética/ descarbonização
  • Estratégias de mitigação e adaptação às alterações climáticas

O paradigma mudou, as expectativas de cidadãos são mais elevadas, a fasquia está mais alta.
Como faz para estar na linha da frente?

O Gestor de Projetos é um especialista no setor onde o seu negócio se insere, com uma visão de conjunto dos serviços e valências do ISQ e de como estes se podem conjugar no seu interesse. Tem a capacidade de os articular em projetos como o seu, garantindo um resultado ótimo.

Contacte-o usando o formulário abaixo.
nome próprio *
apelido *
empresa
telefone/telemóvel *
email *
contribuinte
objetivo do contacto
mensagem

O ISQ atua no desenvolvimento do ambiente e sustentabilidade, com serviços integrados e soluções tecnológicas inovadoras que permitam aumentar a qualidade de vida, segurança e satisfação de cidadãos

O papel do ISQ neste setor

Sendo o maior Centro de Interface Tecnológico no país, o ISQ é uma entidade única que agrega quatro valências complementares:

  • Enquanto Centro de Interface Tecnológico de Portugal, reconhecido pela Agência Nacional de Inovação, efetua a ligação entre as instituições de ensino superior e as empresas, para a valorização de produtos e serviços e a transferência de tecnologia.
  • A vertente empresarial do grupo, com um conjunto de empresas participadas especialistas e líderes nas suas áreas de atuação, que permite beneficiar das mais recentes tendências, desafios e oportunidades, quer seja a nível nacional ou nas diferentes geografias em que o ISQ se posiciona
  • O conjunto de laboratórios fixos e móveis acreditados pelo IPAC nas mais variadas áreas e setores
  • A participação em entidades reguladoras e normalizadoras, com papel ativo na definição das normas e standards

Isto permite ao ISQ não só promover a transferência tecnológica e a inovação nas empresas, através de processos de certificação, melhoria da qualidade e eficiência na produção, apoio a atividades de inovação, acesso a tecnologias em desenvolvimento e formação de recursos humanos, como também prestar serviços de elevada qualidade e reconhecimento, de acordo com os mais rigorosos padrões e normas aplicáveis.

A confiança de ter o líder como parceiro

UM PARCEIRO COM TODAS AS COMPETÊNCIAS, SERVIÇOS, EQUIPAMENTOS, INSTALAÇÕES E SISTEMAS PARA O SUCESSO DOS SEUS PROJETOS

Agimos de forma integrada em toda a cadeia de valor, dando-lhe acesso a mais de 250 serviços especializados, centenas de especialistas técnicos e a experiência acumuladas de mais de 50 anos a operar nestas áreas em Portugal e no mundo, liderando alguns dos mais relevantes projetos nacionais e internacionais.

Happy young family under an umbrella in an autumn park

Desenvolvimento Sustentável e Indicadores para os Serviços Urbanos e Qualidade de Vida

Serviço especializado para diagnóstico inicial e avaliação do desempenho da cidade

O ISQ disponibliza um serviço para diagnóstico inicial e avaliação do desempenho da cidade ao abrigo da Norma NP ISO 37120 – Desenvolvimento Sustentável e Indicadores para os Serviços Urbanos e Qualidade de Vida

Sendo parte integrante de uma nova série de normas internacionais em desenvolvimento para uma abordagem holística e integrada ao desenvolvimento sustentável e à resiliência, o conjunto de indicadores da Norma NP ISO 37120 ( Economia, Educação, Energia, Ambiente, Finanças, Resposta a incêndios e a emergências, Governança, Saúde, Recreio, Segurança, Alojamento, Resíduos, Telecomunicações e Inovação, Transportes, Planeamento urbano, Águas residuais, Água e saneamento) fornece uma abordagem uniforme ao que é medido e à forma como essa medição é realizada. Estes indicadores são utilizados para acompanhar e monitorizar o progresso do desempenho da cidade, de modo a obter um desenvolvimento sustentável caracterizado.

A metodologia usada pelo ISQ permitirá essa abordagem holística e integrada ao desenvolvimento sustentável que inclui indicadores para os serviços urbanos e a qualidade de vida; indicadores para as cidades inteligentes e indicadores para as cidades resilientes

Esta metodologia garante uma análise contínua do desempenho da cidade, conseguindo orientar o seu desenvolvimento através da medição da gestão de desempenho, o que permite um planeamento estratégico mais eficaz e suporta a tomada de decisão para o desenvolvimento de políticas públicas e de definição de prioridades, com a possibilidade de partilha das melhores práticas implementadas, integrada numa política de transparência com os cidadãos.

agua consumo

LIFE SWSS – Smart Water Supply System

Liderado pelo ISQ, o projeto visa demonstrar uma plataforma digital inovadora de gestão e tomada de decisão que, através de modelos de simulação, previsão e otimização, dá apoio à operação de Sistemas de Abastecimento de Água (SDA). O LIFE SWSS pretende dar resposta ao problema da eficiência de redes de abastecimento de água, que causa impactos significativos devido à enorme quantidade de energia consumida, as emissões de GEE associadas e fugas de água.

AdobeStock 192737983

MOEEBIUS – Investigação europeia para otimização de consumo nos edifícios

O MOEEBIUS trata-se uma investigação europeia para otimizar consumos nos edifícios. A investigação visa criar modelos inovadores de qualidade do ar interior em edifícios e modelos de negócio para eficiência energética em edifícios, através do desenvolvimento de uma framework holística de otimização energética.

Group of elementary school kids running in a school corridor

CLIMACT

Economia de baixo carbono nas escolas, através de abordagens complementares, como a eficiência energética, transporte sustentável, compras verdes, conservação de recursos e alterações de comportamentos. As metodologias e ferramentas criadas pelo ClimACT estão a ser otimizadas em 39 escolas de Portugal, Espanha, França e Gibraltar para posteriormente serem replicadas em outras regiões europeias.

Traffic jam in a city with long queue of cars waiting on a road at sunset

ANTENA ACÚSTICA: Monitorização de ruído e vibração ambiental

O ruído é um dos riscos ambientais mais importantes para a saúde. Na verdade, a exposição ao ruído ambiental pode causar stress, distúrbios do sono, efeitos na saúde mental e no bem-estar, comprometimento cognitivo em crianças, bem como efeitos negativos nos sistemas cardiovascular e metabólico.

Integrada no grupo ISQ, a dBwave.i é uma empresa portuguesa líder no fornecimento de serviços de engenharia acústica e soluções de gestão de ruído, com larga experiência em domínios como: Planeamento e Mapeamento de Ruído da Cidade, Mapas de ruído e planos de acção para Infraestruturas de Transporte, Centrais Eléctricas, Indústrias e Utilities, serviços e soluções credenciados para monitorização de ruído e vibração, que contribuem para melhorar a sustentabilidade e reduzir os riscos ambientais à saúde e ao bem-estar da população humana.

a confiança de ter o líder como parceiro

Não só prestamos serviços como também fazemos parte das organizações que definem as normas e padrões a cumprir por esses serviços.

O ISQ está presente nas mais relevantes instituições de regulação e normalização em áreas onde opera, presidindo algumas delas.

Estas instituições definem e regulamentam atividade, critérios de homologação e parâmetros técnicos internacionalmente aceites.