Lab SARS-COV2 – Laboratório de Química Molecular para SARS-COV2

coronavirus

Laboratório dedicado para testes SARS-COV2 com resultados em 24h

O Laboratório de Biologia Molecular do Labiagro, empresa do grupo ISQ, tem vindo a trabalhar no âmbito da deteção e quantificação de SARS-CoV-2 em águas residuais, ar e superfícies. Desta forma, consegue-se criar um sistema de alerta, capaz de comunicar com as entidades interessadas que, verificando um aumento da quantidade de vírus numa comunidade, podem atuar na prevenção de uma nova vaga.

logo labiagro square edited
Lab SARS-COV2 – Laboratório de Química Molecular para SARS-COV2 1

A deteção do vírus é feita por técnicas de biologia molecular, sendo possível não só detetar a presença deste agente como, adicionalmente, quantificar a sua presença. Dado esta possibilidade da metodologia, é possível criar um sistema de alerta, capaz de comunicar com as entidades interessadas que, verificando um aumento da quantidade de vírus numa comunidade, podem atuar na prevenção de uma nova vaga do vírus.

Para além destas duas possibilidades, de deteção e quantificação, é possível a identificação das variantes do vírus que circulam numa dada comunidade.

novoLab QCPHARMA3p 1030x632 1
Lab SARS-COV2 – Laboratório de Química Molecular para SARS-COV2 2

O Laboratório de Biologia Molecular do Labiagro tem vindo a trabalhar no âmbito da deteção e quantificação de SARS-CoV-2 em águas residuais, bem como na pesquisa deste vírus em outras matrizes de cariz igualmente importante, como amostras de ar ou superfícies.

Com o novo laboratório de biologia molecular, o Labiagro apresenta soluções integradas e está capacitado para prestar serviços a autoridades competentes, entidades de saúde e indústria de diversos setores de atividade (agroalimentar e outros).

O laboratório dispõe de um conjunto alargado de equipamentos tecnológicos capaz de detetar por técnicas de biologia molecular – PCR – o agente etiológico SARS-CoV-2, podendo o resultado, se assim solicitado, ser dado num prazo de 24 h

Contactos

  • Responsável Técnica do Laboratório de Microbiologia
  • Tatiana Nunes
  • 214 229 087
  • tcarnunes.labiagro@isq.pt

Moradas

  • Laboratório SARS-COV2

Taguspark (dentro das instalações do ISQ)
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 33 Edf. G
2740-120 Oeiras

Contacte-nos