hidrogenio iStock 959895446

Hidrogénio Verde

hidrogénio, Energias Renováveis

A aposta na produção de Hidrogénio Verde é uma estratégia de Portugal para a descarbonização da economia e diminuição da dependência de combustíveis fósseis.

A aposta na produção de Hidrogénio é uma estratégia prioritária nacional e europeia para a descarbonização da economia e diminuição da dependência de combustíveis fósseis. A grande versatilidade do hidrogénio permite múltiplas utilizações que vão desde a utilização na indústria como matéria prima até ao aquecimento, tanto em edifícios como em equipamentos de queima, passando pela descarbonização do setor dos transportes.

Esta aposta estratégica visa não só o cumprimento das metas climáticas, mas também o desenvolvimento económico e a liderança industrial europeia nas tecnologias associadas ao hidrogénio. Os objetivos são ambiciosos, prevendo-se, até 2030, a instalação de uma capacidade de produção de hidrogénio verde de 40GW na Europa (e 2GW em Portugal) e um investimento associado de 430 mil milhões de euros.

Untitled 24

A implementação do Hidrogénio Verde traz um conjunto de desafios mas as atividades e competências do ISQ alinham-se com a cadeia de valor da produção e utilização do Hidrogénio Verde. Assim, o ISQ dá suporte ao desenvolvimento e inovação na indústria a uma escala global, com soluções e serviços para os setores da Energia, Oil&Gas, Indústria de Processo, Infraestruturas e Mobilidade, assentes no compromisso para a transição para uma economia de baixo carbono.

Neste contexto, é de destacar o papel tecnológico do ISQ em todas as fases do projeto nacional de Gás Natural. Desde logo, na garantia e controlo da qualidade da construção da infraestrutura de transporte e distribuição, no apoio aos consumidores finais na alteração das suas redes e sistemas de queima e na capacitação de profissionais.

ISQ no hidrogénio desde 2004

O ISQ iniciou a sua atividade na área do hidrogénio em 2004, através da participação no pioneiro e emblemático projeto europeu Naturalhy que investigou os efeitos da introdução de misturas de hidrogénio com gás natural para transporte na rede europeia de gás natural.

O projeto Naturalhy incidiu especialmente nas componentes de avaliação de materiais, metodologias de inspeção, de avaliação de risco e adequação das instalações existentes à introdução de misturas de gás natural com hidrogénio.

page 1

A oferta de soluções do ISQ para o Hidrogénio Verde é abrangente, cobrindo as várias fases da cadeia de valor, Produção, Distribuição e Utilização e tem como foco a maximização da segurança, fiabilidade e sustentabilidade.

Desde logo, de uma forma não exaustiva, nas áreas da segurança, na avaliação de risco, licenciamentos, na garantia da qualidade, na avaliação da integridade das infraestruturas, na análise de fiabilidade, modelação e otimização da integração dos sistemas energéticos e na avaliação do ciclo de vida e em diversas atividades de suporte como a avaliação metrológica, validação e certificação de equipamentos e a formação técnica.

O ISQ é especialista em sustentabilidade, materiais e fiabilidade, sensorização e algoritmos, tratamento de dados, metodologias de garantia de qualidade, avaliação de risco e segurança, formação e qualificação, garantia e controlo de qualidade e suporte legal e regulamentar.

Onde estamos agora

Estamos presentes em toda a cadeia do hidrogénio verde, desde a produção à utilização, passando pelo transporte e distribuição

AF TQ11 300 dpi — spreads Page 05 Image 0004

HIDROGÉNIO

ISQ NO CONSÓRCIO H2 CoLAB GREEN HYDROGEN

COMPOSTO POR INSTITUIÇÕES ACADÉMICAS, CIENTÍFICAS E GRANDES PLAYERS TECNOLÓGICOS, ESTE CONSÓRCIO VISA SER UM CENTRO DE REFERÊNCIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

O ISQ integra o consórcio do H2 CoLAB Green Hydrogen, que visa o desenvolvimento de soluções de conteúdo científico e tecnológico relevante, bem como a promoção da economia do hidrogénio, permitindo a sua disseminação e uso generalizado, em segurança e a custos eficientes. O consórcio H2 CoLAB Green Hydrogen é composto por instituições académicas, científicas e grandes players tecnológicos que, globalmente, reúnem de forma articulada as competências mais relevantes e transversais na cadeia de valor do H2. Desta forma, será possível assegurar o sucesso do H2 CoLAB Green Hydrogen e torná-lo um centro de referência científica e tecnológica para desenvolver as soluções mais adequadas atuais, e garantir a sua liderança tecnológica.

Produção

A produção de Hidrogénio Verde é uma aposta de Portugal para a descarbonização da economia e diminuição da dependência dos combustíveis fósseis. Os investimentos em fábricas de produção de Hidrogénio Verde nos próximos anos são enormes e o ISQ estará presente por forma a assegurar que os activos são construídos e operados dentro das regras e normas de qualidade, segurança e ambiente e com vista a maximizarem a sua fiabilidade e produção.

O ISQ tem equipas multidisciplinares e laboratórios acreditados que suportam os serviços de licenciamento, estudos de impacto ambiental, inspeção, supervisão de construção, comissionamento das fábricas de Hidrogénio Verde e tal como a formação dos quadros de operação e manutenção destes sistemas.


• Supervisão de construção de instalações de Produção, Transporte e Distribuição de H2
• Licenciamentos e Avaliação de Impacto Ambiental de Fábricas de produção de H2
• Análises de Riscos de Sistemas de Produção e Estudos de atmosferas explosivas (ATEX)
• Formação de Segurança de Operação de Sistemas de H2

ISQ 01

SINES COMO POSSÍVEL UNIDADE DE PRODUÇÃO DE HIDROGÉNIO

Sendo praticamente certa a desativação da central termoelétrica a carvão de Sines, abre-se a possibilidade de aproveitar o espaço e as respetivas instalações para criar uma unidade de produção de hidrogénio em grande escala. Embora não tenham sido divulgadas indicações claras quanto a esta possibilidade, é, contudo, certo que Sines poderá ser um ponto privilegiado para a instalação de um cluster de hidrogénio, sendo a localização de um dos pilares propostos no Hylab. No entanto, com a tecnologia atual, a utilização da água do mar não será a forma mais eficiente para obtenção de hidrogénio.

Transporte

As redes de transporte e distribuição de gás natural passarão, num futuro próximo, a transportar um mix energético de gás natural e hidrogénio verde. Isto implicará uma permanente monitorização da infraestrutura e da mistura de gás e uma avaliação da sua capacidade de transporte.

O ISQ tem equipas multidisiciplinares com elevada competência e experiência benm como laboratórios acreditados que cobrem as necessidades atuais de avaliação dos ativos e sua monitorização.

• Inspeção de tanques de armazenagem e de redes de transporte e distribuição
• Avaliação da compatibilidade de materiais e componentes para misturas de gás natural e H2
• Monitorização de redes de distribuição e transporte de gás
• Análises de Riscos e estudos de atmosferas explosivas (ATEX)
• Avaliação metrológica de sistemas de medição de H2 ou misturas de gases
• Formação de Segurança de Operação de Sistemas de H2
• Formação de técnicos e chefias

Distribuição

A estratégia de produção de Hidrogénio Verde terá uma importância crescente no mix energético nos próximos anos, prevendo-se a sua utilização na indústria como matéria prima, como combustível para o setor da mobilidade também e para aquecimento, em equipamentos de queima ou em edifícios.

pilotogalp

O projeto-piloto de injeção de hidrogénio verde

A GGND está a preparar um projeto para a distribuição de uma mistura de hidrogénio e gás natural numa rede de distribuição operada pela Setgás, cujo ponto de distribuição está localizado no Parque Industrial do Seixal, em Setúbal.

A injeção de hidrogénio verde (H2) na rede de gás natural (GN) está a ser alvo de um projeto-piloto, preparado pela GGND, para a distribuição de uma mistura de hidrogénio e gás natural numa rede de distribuição operada pela Setgás (operador de rede de distribuição gerido pela própria GGND).
O ponto de produção de H2 localiza-se na sede da empresa Gestene, no Parque Industrial do Seixal, Setúbal. Esta empresa, parceira neste piloto, possui atualmente na sua sede um eletrolisador e um parque fotovoltaico, com vista a produzir, a título experimental, 10 m³/h de hidrogénio verde.
Perante a proximidade entre a unidade de produção e a rede da Setgás, e dada a configuração local da rede de distribuição, o desenvolvimento deste projeto irá abranger cerca de 80 instalações de utilização, com características essencialmente residenciais. Para ligação entre o ponto de produção e o de injeção, será construído um novo troço de rede (1.400 m.), ao longo do qual circulará 100% H2. Numa primeira fase do piloto, o rácio da mistura H2/GN aumentará até 5%, atingindo, numa segunda fase, a percentagem máxima de 20%, com recurso a H2 produzido a partir de energia verde adquirida a um fornecedor, se tal for necessário.
Serão igualmente feitos diversos controlos ao comportamento dos equipamentos envolvidos, em larga medida confiados a entidades especializadas, nomeadamente através da participação de entidade inspetora de gás, entidade certificadora de equipamentos gasodomésticos e envolvendo também a participação de fabricantes destes equipamentos.

As equipas multidisciplinares do ISQ têm elevada competência e experiência e são apoiadas em laboratórios acreditados com capacidade para efetuar todas as avaliações necessárias para a reconversão dos processos/equipamentos para utilização de hidrogénio.

• Avaliação de materiais e equipamentos para a sua utilização em sistemas de H2
• Estudos de viabilidade para a integração de H2 em processos térmicos
• Avaliação de Inspeção e monitorização de equipamentos de queima
• Analise de Riscos e Estudos ATEX
• Avaliação metrológica e calibração de sistemas de medição de H2 ou misturas de gases
• Inspeção de postos de combustível
• Formação de Segurança H2

Para onde vamos de seguida

Pipeline

Insights sobre o hidrogénio

Publicado a
A APOSTA NO HIDROGÉNIO, NO ÂMBITO DE UM MODELO ENERGÉTICO RENOVÁVEL E SUSTENTÁVEL, TEM CONTADO COM O EMPENHO DO ISQ EM…
AF TQ11 300 dpi — spreads Page 08 Image 0001

Hidrogénio, qual o caminho?

Publicado a
Hidrogénio, qual o caminho? O hidrogénio é uma fonte de energia incontornável na estratégia para alcançar os objetivos de descarbonização da…
Underwater View of Bubbles In Deep Blue Ocean. Close Up Water. Background

A nova energia limpa

Publicado a
Considerado o novo combustível, o hidrogénio é um elemento que o engenho humano há muito vem adaptando às suas necessidades, utilizando-o…
ISQ Logo med framed

Promovemos a confiança nos seus produtos e serviços através de inovação, certificação, ensaios e consultoria. O ISQ é uma entidade privada, independente, idónea e acreditada, com serviços de Engenharia, Consultoria, Inspeção, Ensaios e atividades de I&DT e Inovação. Agimos no seu interesse para promover a qualidade de produtos, serviços, instalações e processos, tendo em vista trazer-lhe acreditação, competitividade e inovação.

insights relacionados

mais tópicos

Aeronáutica/Aeroespacial (8) Agricultura e Agroindústria (1) Energias Renováveis (7) hidrogénio (7) Indústria 4.0 (8) Inovação (10) Saúde e Life Sciences (4) Sustentabilidade (25) Tranformação Digital (7) Turismo (2)

+ insight

Política de Privacidade

Contribua


Sendo um projeto iniciado pelo ISQ, o insight está aberto a contributos de todos que queiram participar e possam trazer a sua visão, estudos científicos e opinião fundamentada para enriquecer os temas e o debate.

Se a sua atividade está ligada à investigação ou à análise e implementação de medidas nos tópicos aqui debatidos, contacte-nos com o formulário anexo.