Pipeline

Insights sobre o hidrogénio

hidrogénio

A APOSTA NO HIDROGÉNIO, NO ÂMBITO DE UM MODELO ENERGÉTICO RENOVÁVEL E SUSTENTÁVEL, TEM CONTADO COM O EMPENHO DO ISQ EM VÁRIOS DOMÍNIOS, UM TRABALHO QUE É RECONHECIDO PELOS VÁRIOS PARCEIROS.

O HIDROGÉNIO EM AGENDA

A maturidade tecnológica do hidrogénio e o seu contributo na construção de um modelo energético renovável e sustentável são hoje reconhecidos em todos os documentos de política energética, merecendo referência especial a posição da UE com a recente constituição da European Clean Hydrogen Alliance (Working towards the objective of climate-neutrality in the EU by 2050).
A ENH2, aprovada pelo Governo português, sublinha o alinhamento do país com esta visão, corporiza
a ambição da partilha da liderança da transição energética que a descarbonização exige e assume
os novos desafios e as novas oportunidades que vão moldar as próximas décadas, nas quais o
hidrogénio será determinante.

A AP2H2 congratula-se com este cenário, esperando ser um interveniente ativo na sua concretização.

José Campos Rodrigues

Presidente da AP2H2

O DESAFIO DAS REDES DE GÁS NATURAL

A verificação e preparação das redes de gás natural existentes para os novos desafios da descarbonização e da viabilização do uso generalizado de energia de fonte renovável depende naturalmente dos requisitos específicos de cada gás. Sendo o hidrogénio o mais exigente, determinará o caminho a seguir, por ter propriedades específicas que o tornam particular na interação com os materiais e equipamentos das redes, exigindo do ponto de vista científico e tecnológico uma resposta objetiva e segura.

Embora a priori as redes sejam estruturalmente compatíveis, este processo de certificação da adequação das redes e da compatibilidade das utilizações de misturas de gás natural e hidrogénio implica uma avaliação aprofundada das questões tecnológicas.

Só assim é possível assegurar um roteiro de ações que viabilize a introdução de concentrações de hidrogénio crescentes nas redes, o que se está a iniciar desde já, na sequência da publicação do Decreto-Lei 62/2020 de 28 de agosto.

ren
REN – Rede Elétrica Nacional

Este desafio vai convocar todos para dar resposta em tempo útil às exigências do mercado e da regulamentação, de modo que se possa garantir condições de segurança e operação. Parte-se da confiança de que hoje, indiscutivelmente, o gás natural granjeou e contamos com o contributo do conhecimento nacional sobre estes temas, matéria na qual já no passado o ISQ colaborou de perto, dando apoio às redes de gás natural e aos desafios que apresentam.

Pedro Furtado

Regulation Manager na REN

O HIDROGÉNIO DA AIR LIQUIDE

Com base na experiência e no know-how dos seus colaboradores, a Air Liquide tem vindo a impulsionar o uso generalizado do hidrogénio como fonte de energia limpa, com aplicações na mobilidade.
Tem investido em projetos de produção de hidrogénio de baixo carbono, nos quais se utilizam tecnologias como a eletrólise da água, o biogás ou a captura de CO2 , e entre as quais se destaca a PEM (Proton Exchange Membrane).

Tem também desenvolvido tecnologias de refinação por membrana na produção de biometano a partir de várias fontes de matérias orgânicas. Este é depois utilizado como bio-NGV (bio-natural gas for vehicles) ou na produção de hidrogénio azul para veículos movidos a hidrogénio.

A Cryocap™, com três patentes registadas, é uma das tecnologias desenvolvidas pela Air Liquide para a captura do CO2 na indústria, tendo por base um processo criogénico que permite a liquefação do CO2 capturado. O hidrogénio constitui-se como uma peça central no processo da transição energética.

2c580000 43a8 f403 456b

Por isso, 100 milhões de euros de investimento anual são destinados à inovação em tecnologias de redução das emissões de CO2.

Desta forma, a Air Liquide procura assegurar um futuro energético mais limpo, mais seguro e mais acessível, desempenhando um papel de liderança no processo de tornar o hidrogénio numa realidade global.

Jorge Rocha

Diretor Comercial da Air Liquide

ISQ Logo med framed

Promovemos a confiança nos seus produtos e serviços através de inovação, certificação, ensaios e consultoria. O ISQ é uma entidade privada, independente, idónea e acreditada, com serviços de Engenharia, Consultoria, Inspeção, Ensaios e atividades de I&DT e Inovação. Agimos no seu interesse para promover a qualidade de produtos, serviços, instalações e processos, tendo em vista trazer-lhe acreditação, competitividade e inovação.

insights relacionados

mais tópicos

Aeronáutica/Aeroespacial (8) Agricultura e Agroindústria (1) Energias Renováveis (7) hidrogénio (7) Indústria 4.0 (8) Inovação (9) Saúde e Life Sciences (4) Sustentabilidade (25) Tranformação Digital (7) Turismo (2)

+ insight

Política de Privacidade

Contribua


Sendo um projeto iniciado pelo ISQ, o insight está aberto a contributos de todos que queiram participar e possam trazer a sua visão, estudos científicos e opinião fundamentada para enriquecer os temas e o debate.

Se a sua atividade está ligada à investigação ou à análise e implementação de medidas nos tópicos aqui debatidos, contacte-nos com o formulário anexo.