pipeline installation for distribution and supply

O papel das empresas de Serviços de Energia na promoção do mercado do hidrogénio

hidrogénio

O CRESCIMENTO DA PROCURA DE ENERGIA TORNA INDISPENSÁVEL A PROMOÇÃO DE ENERGIAS VERDES QUE MINIMIZEM OS IMPACTOS AMBIENTAIS RUMO À NEUTRALIDADE CARBÓNICA. NESTE CONTEXTO, O HIDROGÉNIO ASSUME UM PAPEL RELEVANTE.

AF TQ11 300 dpi — spreads Page 20 Image 0001

Jorge Borges de Araújo

Presidente APESE

A APESE

APESE – Associação Portuguesa das Empresas de Serviços de Energia é uma entidade empresarial sem fins lucrativos que nasceu em abril de 2011 com o objetivo de promover o desenvolvimento da indústria dos Serviços de Energia em Portugal, nas vertentes tecnológicas, regulamentares e de boas práticas. Durante os últimos anos, a associação e os seus associados promoveram a utilização eficiente de energia, contribuindo para a geração de emprego, para o cumprimento das metas nacionais e europeias e, desta forma, para o aumento da competitividade nacional.

A relação entre as alterações climáticas e o consumo de energia é confirmada pela ciência, sendo o setor energético, segundo a Agência Internacional de Energia, responsável por mais de dois terços das emissões globais de gases com efeito de estufa. Com o crescimento registado na procura de energia, torna-se indispensável a promoção de energias verdes que minimizem os impactos ambientais associados ao setor, rumo a uma neutralidade carbónica.

Assim, Portugal assumiu, através da aprovação do Plano Nacional de Energia e Clima 2030, um conjunto de medidas que materializam a meta, para 2030, de 47% de energia proveniente de fontes renováveis e uma redução no consumo de energia primária de 35%, com vista à neutralidade carbónica em 2050.

OS GASES RENOVÁVEIS ASSUMEM UM PAPEL RELEVANTE NO PROCESSO DA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA, ALAVANCANDO OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO.

A IMPORTÂNCIA DO HIDROGÉNIO VERDE

Neste âmbito, os gases renováveis, com especial enfoque para o hidrogénio verde, assumem um papel relevante no processo da transição energética, alavancando oportunidades de desenvolvimento económico, industrial, científico e tecnológico no quadro europeu.

A relevância do hidrogénio verde reside no facto de, entre outros, ser um portador de energia com elevada densidade energética, o que lhe permite ser uma solução para processos industriais intensivos, para o armazenamento de energia produzida através de fontes renováveis e para o surgimento de outros combustíveis de base renovável, como é o caso dos combustíveis sintéticos. Neste sen- tido, o Governo aprovou recentemente a Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2), que estabelece, para 2030, uma meta de 1,5% a 2% de hidrogénio verde no consumo final de energia.

Este objetivo ambicioso obriga a uma forte intervenção e investimento da indústria nacional, nomeadamente das empresas de Serviços de Energia. Estas reúnem um conjunto de valências únicas, nomeadamente experiência e know-how no setor, envolvimento em projetos de investigação e desenvolvimento ou capacidade de desenvolvimento de modelos de negócios inovadores capazes de alavancar investimentos. Num recente levantamento aos associados da APESE, verificou-se que os mesmos atuam em toda a cadeia de valor, desde a produção renovável ao consumo final, com experiência em tecnologias de produção, armazenamento, transporte e distribuição. Os associados têm ainda valências em áreas tão relevantes como certificação de instalações/equipamento ou utilização de inteligência artificial em processo de otimização da operação e manutenção.

As empresas de Serviços de Energia estão preparadas para o desafio da promoção do mercado do hidrogénio, incorporando engenharia e tecnologia neste setor, e contribuindo também para o desígnio da descarbonização da economia.

“AS EMPRESAS DE SERVIÇOS DE ENERGIA ESTÃO PREPARADAS PARA O DESAFIO DA PROMOÇÃO DO MERCADO DO HIDROGÉNIO.”

ISQ Logo med framed

Promovemos a confiança nos seus produtos e serviços através de inovação, certificação, ensaios e consultoria. O ISQ é uma entidade privada, independente, idónea e acreditada, com serviços de Engenharia, Consultoria, Inspeção, Ensaios e atividades de I&DT e Inovação. Agimos no seu interesse para promover a qualidade de produtos, serviços, instalações e processos, tendo em vista trazer-lhe acreditação, competitividade e inovação.

insights relacionados

mais tópicos

Aeronáutica/Aeroespacial (8) Agricultura e Agroindústria (1) Energias Renováveis (7) hidrogénio (7) Indústria 4.0 (8) Inovação (9) Saúde e Life Sciences (4) Sustentabilidade (25) Tranformação Digital (7) Turismo (2)

+ insight

Política de Privacidade

Contribua


Sendo um projeto iniciado pelo ISQ, o insight está aberto a contributos de todos que queiram participar e possam trazer a sua visão, estudos científicos e opinião fundamentada para enriquecer os temas e o debate.

Se a sua atividade está ligada à investigação ou à análise e implementação de medidas nos tópicos aqui debatidos, contacte-nos com o formulário anexo.