soluções para infraestruturas de investigação

criar e transferir conhecimento

Criar e transferir conhecimento no século 21

O mundo digital sempre ligado veio facilitar a transferência de conhecimento e tecnologia, abrindo as portas a novas formas de colaboração e ao papel fundamental dos centros de interface tecnológico. Paralelamente, o avançar do conhecimento humano obriga a equipamento de investigação científica mais preciso e complexo, com manutenção de alta qualidade. E em ambas vertentes o ISQ pode ajudar.

Soluções para apoiar infraestruturas de investigação

Ao longo dos últimos anos o ISQ foi parceiro ou coordenador em mais de 400 projectos de I&D em colaboração com mais de 1200 parceiros empresariais e académicos, nacionais e internacionais.
Participamos, entre outros, nos Programas IXV (veículo de reentrada da Agência Espacial Europeia), ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor) e CERN (Large Hadron Collider). Somos o maior Centro de Interface Tecnológica do país.

Temos os recursos e organização para participar em consórcios e projetos conjuntos nas mais variadas áreas, desde o ambiente à aeroespacial, passando por smart cities, sustentabilidade, inovação, energia, automóvel e transportes, serviços e infraestruturas.

  • Revisão de projecto com base em normas e regulamentação oficial
  • Elaboração ou aprovação de Planos de Inspecção e Ensaios
  • Qualificação de pessoal e métodos operatórios
  • Acompanhamento do fabrico e montagem
  • Apoio ao licenciamento

Desenvolvemos Soluções à medida para laboratórios científicos, desde a concepção ao comissionamento e validação de instalações e equipamentos, conformidade GMP, desenvolvimento de métodos analíticos e formação ou mesmo outsourcing da gestão laboratorial.

  • Calibração de equipamentos e sistemas de medida em todas as fases da cadeia de valor: extração, transporte, refinação, distribuição
  • Laboratórios acreditados e técnicos certificados, reconhecidos como Organismo Notificado e acreditados como Organismo de Inspecção Sectorial
  • Asseguramos as inspeções periódicas regulamentares a instalações, equipamentos e processos: HACCP, eletricidade, gás, ruído, vibrações, frio, gases comprimidos, elevadores, telecomunicações, eletricidade, radiação, poluentes, parâmetros químicos, segurança ambiental.
  • Rede de laboratórios acreditados, fixos e móveis, garantindo a conformidade com a legislação, normas, directivas e códigos aplicáveis.
  • Apoio em processos e programas comparticipados para modernização, eficiência energética, economia circular.
  • Apoio à conversão para o mundo digital, ao nível dos processos físicos, das equipas alargadas, soluções tecnológicas e das áreas de marketing digital e presença em canais digitais.
  • Formação e certificação profissional de colaboradores e equipas, programas de formação à medida em todos os aspetos do negócio
  • Apoio a processos de criação e gestão de sistema de qualidade nas várias áreas e normas ISO aplicáveis ao setor.

Num mundo já digital a investigação faz-se em tempo real, a exigência de precisão de medida é maior e os processos de colaboração necessariamente ágeis.
Como faz para o seu centro de investigação estar na linha da frente?

O Gestor de Projetos é um especialista no setor onde o seu negócio se insere, com uma visão de conjunto dos serviços e valências do ISQ e de como estes se podem conjugar no seu interesse. Tem a capacidade de os articular em projetos como o seu, garantindo um resultado ótimo.

Contacte-o usando o formulário abaixo.
nome próprio *
apelido *
empresa
telefone/telemóvel *
email *
objetivo do contacto
mensagem

Serviços completos para infraestruturas de investigação

O papel do ISQ neste setor

Sendo o maior Centro de Interface Tecnológico no país, o ISQ é uma entidade única que agrega quatro valências complementares:

  • Enquanto Centro de Interface Tecnológico de Portugal, reconhecido pela Agência Nacional de Inovação, efetua a ligação entre as instituições de ensino superior e as empresas, para a valorização de produtos e serviços e a transferência de tecnologia.
  • A vertente empresarial do grupo, com um conjunto de empresas participadas especialistas e líderes nas suas áreas de atuação, que permite beneficiar das mais recentes tendências, desafios e oportunidades, quer seja a nível nacional ou nas diferentes geografias em que o ISQ se posiciona
  • O conjunto de laboratórios fixos e móveis acreditados pelo IPAC nas mais variadas áreas e setores
  • A participação em entidades reguladoras e normalizadoras, com papel ativo na definição das normas e standards

Isto permite ao ISQ não só promover a transferência tecnológica e a inovação nas empresas, através de processos de certificação, melhoria da qualidade e eficiência na produção, apoio a atividades de inovação, acesso a tecnologias em desenvolvimento e formação de recursos humanos, como também prestar serviços de elevada qualidade e reconhecimento, de acordo com os mais rigorosos padrões e normas aplicáveis.

A confiança de ter o líder como parceiro

Presença do ISQ no I&D+i

ITER

cs and plasma in tokamak us iter

O ITER está em construção em Saint-Paul-lez-Durance (Cadarache), sul da França. Os edifícios e a infraestrutura necessários para o “First Plasma” estão 75% concluídos, estando em curso a montagem do equipamento. Prevê-se a conclusão da primeira fase no final de 2025 com o “First Plasma”.

A partir de 2025, serão realizadas experiências com aumentos graduais de potência, alternando com períodos de desenvolvimento do processo. O arranque à potência total está previsto para 2035.

Equipas ISQ Alocadas


PORTUGAL · Oeiras

1 · DIVERSOS INSPETORES REALIZAM INSPEÇÕES PONTUAIS NOS VÁRIOS FORNECEDORES DA F4E

ESPANHA · Sede da F4E (Barcelona)

2 · MAGNETS, IN VESSEL, QUALITY TEAM

FRANÇA · ITER Site (Cadarache)

3 · MAGNETS, QUALITY TEAM, PF COILS

4 · CNIM (LA SEYNE SUR MER) — TF COIL

5 · ATMOSTAT (PARIS) — IN VESSEL

ITÁLIA · Walter Tosto (Chieti)

6 · VACCUM VASSEL, CASSETE BODY

7 · MAGGIAROTTI (MONFALCONI) — VACCUM VESSEL

8 · SIMIC (PORTO MARGHERA) — MAGNETS

CERN

Uma equipa do ISQ acompanhou durante vários anos a fabricação e instalação de diversos componentes, acessórios e várias estruturas deste que é considerado um dos maiores projetos de investigação da atualidade. Aqui, tudo começa numa “simples” garrafa de hidrogénio — “The Bottle to Bang”.

ESA

Ao longo dos últimos anos, o ISQ e a ESA têm sido parceiros em diversos projetos, destacando-se recentemente a avaliação da disponibilidade e adequabilidade de tratamentos de superfície alternativos aos contendo crómio hexavalente.

CNES / ARIANESPACE — KOUROU

Desde 2003 que uma equipa integra o serviço de garantia da qualidade, atuando nas áreas da Qualidade Solo, Fluidos e Mecânica, Segurança, Qualidade Bordo e Satélites. Mais uma vez, o hidrogénio funciona aqui como combustível do andar principal do Ariane 5.

ESO

A participação atual do ISQ no projeto ELT (Extremely Large Telescope) consiste na permanência de uma equipa na Garantia da Qualidade em Garching (Munique), sede do ESO. O ELT terá um espelho principal de 39 metros de diâmetro composto por 798 segmentos. O telescópio será o maior alguma vez construído e ficará instalado em Cerro Armazones, perto do Paranal, Chile.