soluções para smart-cities e mobilidade

Mobilidade, sustentabilidade e economia circular

Criar as cidades do futuro com foco na qualidade de vida e sustentabilidade

A transformação das comunidades urbanas em smart-cities assistirá a um crescimento acelerado nesta década, sendo uma oportunidade para intervenientes dos setores público, privado e social. Os novos paradigmas de vida em comunidade, ancorados nos conceitos de mobilidade, sustentabilidade e economia circular, são o catalizador desta mudança e da captura de valor desta transformação. No ISQ dispomos já de soluções dirigidas a estes conceitos que ajudam a concretizar esta visão.

Soluções para apoiar smart-cities

  • Serviço especializado para diagnóstico e avaliação do desempenho da cidade ao abrigo da Norma NP ISO 37120 – Desenvolvimento Sustentável e Indicadores para os Serviços Urbanos e Qualidade de Vida
  • Mapas de ruído urbano, permitindo a identificação de zonas problemáticas e fontes de ruído.
  • Permite responder aos requisitos legais do Regulamento Geral de Ruído e promover melhor ambiente e qualidade de vida para moradores.
  • Inspecções técnicas a instalações de gás doméstico, elevadores, escadas mecânicas e tapetes rolantes, reservatórios sob pressão, ruído e instalações de armazenagem e distribuição de combustíveis.
  • Rede de Laboratórios Acreditados para ensaios e análises para a construção civil e ao betão, ensaios em equipamentos eléctricos, nomeadamente electrodomésticos e cabos eléctricos, ensaios de compatibilidade electromagnética, análises químicas e ambientais, ensaios não destrutivos e ensaios metrológicos.
  • Asseguramos as inspeções periódicas regulamentares a instalações, equipamentos e processos: HACCP, eletricidade, gás, ruído, vibrações, frio, gases comprimidos, elevadores, telecomunicações, eletricidade, radiação, poluentes, parâmetros químicos, segurança ambiental.
  • Apoio ao licenciamento de espaços de serviços com características especiais como Unidades de Saúde, Instituições de Ensino, Recintos Desportivos, Parques Infantis
  • Apoio em processos e programas comparticipados para modernização, eficiência energética, economia circular.
  • Apoio à conversão para o mundo digital, ao nível dos processos físicos, das equipas alargadas, soluções tecnológicas e das áreas de marketing digital e presença em canais digitais.

Ao longo dos últimos anos o ISQ foi parceiro ou coordenador em mais de 400 projectos de I&D em colaboração com mais de 1200 parceiros empresariais e académicos, nacionais e internacionais. Participamos, entre outros, nos Programas IXV (veículo de reentrada da Agência Espacial Europeia), ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor) e CERN (Large Hadron Collider). Somos o maior Centro de Interface Tecnológica do país.
Temos os recursos e organização para participar em consórcios e projetos conjuntos nas mais variadas áreas, desde o ambiente à aeroespacial, passando por smart cities, sustentabilidade, inovação, energia, automóvel e transportes, serviços e infraestruturas.

O paradigma mudou, as expectativas de cidadãos são mais elevadas, a fasquia está mais alta.
Como faz para estar na linha da frente?

O Gestor de Projetos é um especialista no setor onde o seu negócio se insere, com uma visão de conjunto dos serviços e valências do ISQ e de como estes se podem conjugar no seu interesse. Tem a capacidade de os articular em projetos como o seu, garantindo um resultado ótimo.

Contacte-o usando o formulário abaixo.
nome próprio *
apelido *
empresa
telefone/telemóvel *
email *
contribuinte
objetivo do contacto
mensagem

O ISQ atua no desenvolvimento das smart-cities, com serviços integrados e soluções tecnológicas inovadoras que permitam aumentar a qualidade de vida, segurança e satisfação de cidadãos

O papel do ISQ neste setor

Sendo o maior Centro de Interface Tecnológico no país, o ISQ é uma entidade única que agrega quatro valências complementares:

  • Enquanto Centro de Interface Tecnológico de Portugal, reconhecido pela Agência Nacional de Inovação, efetua a ligação entre as instituições de ensino superior e as empresas, para a valorização de produtos e serviços e a transferência de tecnologia.
  • A vertente empresarial do grupo, com um conjunto de empresas participadas especialistas e líderes nas suas áreas de atuação, que permite beneficiar das mais recentes tendências, desafios e oportunidades, quer seja a nível nacional ou nas diferentes geografias em que o ISQ se posiciona
  • O conjunto de laboratórios fixos e móveis acreditados pelo IPAC nas mais variadas áreas e setores
  • A participação em entidades reguladoras e normalizadoras, com papel ativo na definição das normas e standards

Isto permite ao ISQ não só promover a transferência tecnológica e a inovação nas empresas, através de processos de certificação, melhoria da qualidade e eficiência na produção, apoio a atividades de inovação, acesso a tecnologias em desenvolvimento e formação de recursos humanos, como também prestar serviços de elevada qualidade e reconhecimento, de acordo com os mais rigorosos padrões e normas aplicáveis.

A confiança de ter o líder como parceiro

UM PARCEIRO COM TODAS AS COMPETÊNCIAS, SERVIÇOS, EQUIPAMENTOS, INSTALAÇÕES E SISTEMAS PARA O SUCESSO DOS SEUS PROJETOS

Agimos de forma integrada em toda a cadeia de valor, dando-lhe acesso a mais de 250 serviços especializados, centenas de especialistas técnicos e a experiência acumuladas de mais de 50 anos a operar nestas áreas em Portugal e no mundo, liderando alguns dos mais relevantes projetos nacionais e internacionais.

Happy young family under an umbrella in an autumn park

Desenvolvimento Sustentável e Indicadores para os Serviços Urbanos e Qualidade de Vida

Serviço especializado para diagnóstico inicial e avaliação do desempenho da cidade

O ISQ disponibliza um serviço para diagnóstico inicial e avaliação do desempenho da cidade ao abrigo da Norma NP ISO 37120 – Desenvolvimento Sustentável e Indicadores para os Serviços Urbanos e Qualidade de Vida

Sendo parte integrante de uma nova série de normas internacionais em desenvolvimento para uma abordagem holística e integrada ao desenvolvimento sustentável e à resiliência, o conjunto de indicadores da Norma NP ISO 37120 ( Economia, Educação, Energia, Ambiente, Finanças, Resposta a incêndios e a emergências, Governança, Saúde, Recreio, Segurança, Alojamento, Resíduos, Telecomunicações e Inovação, Transportes, Planeamento urbano, Águas residuais, Água e saneamento) fornece uma abordagem uniforme ao que é medido e à forma como essa medição é realizada. Estes indicadores são utilizados para acompanhar e monitorizar o progresso do desempenho da cidade, de modo a obter um desenvolvimento sustentável caracterizado.

A metodologia usada pelo ISQ permitirá essa abordagem holística e integrada ao desenvolvimento sustentável que inclui indicadores para os serviços urbanos e a qualidade de vida; indicadores para as cidades inteligentes e indicadores para as cidades resilientes

Esta metodologia garante uma análise contínua do desempenho da cidade, conseguindo orientar o seu desenvolvimento através da medição da gestão de desempenho, o que permite um planeamento estratégico mais eficaz e suporta a tomada de decisão para o desenvolvimento de políticas públicas e de definição de prioridades, com a possibilidade de partilha das melhores práticas implementadas, integrada numa política de transparência com os cidadãos.

LIFE SWSS – Smart Water Supply System

Liderado pelo ISQ, o projeto visa demonstrar uma plataforma digital inovadora de gestão e tomada de decisão que, através de modelos de simulação, previsão e otimização, dá apoio à operação de Sistemas de Abastecimento de Água (SDA). O LIFE SWSS pretende dar resposta ao problema da eficiência de redes de abastecimento de água, que causa impactos significativos devido à enorme quantidade de energia consumida, as emissões de GEE associadas e fugas de água.

agua consumo
AdobeStock 192737983

MOEEBIUS – Investigação europeia para otimização de consumo nos edifícios

O MOEEBIUS trata-se uma investigação europeia para otimizar consumos nos edifícios. A investigação visa criar modelos inovadores de qualidade do ar interior em edifícios e modelos de negócio para eficiência energética em edifícios, através do desenvolvimento de uma framework holística de otimização energética.

CLIMACT

Economia de baixo carbono nas escolas, através de abordagens complementares, como a eficiência energética, transporte sustentável, compras verdes, conservação de recursos e alterações de comportamentos. As metodologias e ferramentas criadas pelo ClimACT estão a ser otimizadas em 39 escolas de Portugal, Espanha, França e Gibraltar para posteriormente serem replicadas em outras regiões europeias.

Group of elementary school kids running in a school corridor
Traffic jam in a city with long queue of cars waiting on a road at sunset

ANTENA ACÚSTICA: Monitorização de ruído e vibração ambiental

O ruído é um dos riscos ambientais mais importantes para a saúde. Na verdade, a exposição ao ruído ambiental pode causar stress, distúrbios do sono, efeitos na saúde mental e no bem-estar, comprometimento cognitivo em crianças, bem como efeitos negativos nos sistemas cardiovascular e metabólico.

Integrada no grupo ISQ, a dBwave.i é uma empresa portuguesa líder no fornecimento de serviços de engenharia acústica e soluções de gestão de ruído, com larga experiência em domínios como: Planeamento e Mapeamento de Ruído da Cidade, Mapas de ruído e planos de acção para Infraestruturas de Transporte, Centrais Eléctricas, Indústrias e Utilities, serviços e soluções credenciados para monitorização de ruído e vibração, que contribuem para melhorar a sustentabilidade e reduzir os riscos ambientais à saúde e ao bem-estar da população humana.

a confiança de ter o líder como parceiro

Não só prestamos serviços como também fazemos parte das organizações que definem as normas e padrões a cumprir por esses serviços.

O ISQ está presente nas mais relevantes instituições de regulação e normalização em áreas onde opera, presidindo algumas delas.

Estas instituições definem e regulamentam atividade, critérios de homologação e parâmetros técnicos internacionalmente aceites.