soluções para aeronáutica | aeroespacial

20 anos de experiência e presença permanente no centro espacial europeu em Kourou

O corredor aéreo para o futuro

Em Portugal o cluster aeronáutico e aeroespacial pode ser no séc. XXI o que os sectores tradicionais (têxtil, calçado ou o automóvel) foram nos anos 90. O potencial de crescimento é imenso e a indústria nacional voa cada vez mais alto na cadeia de valor da engenharia aeronáutica e aeroespacial.

Soluções para aeronáutica e aeroespacial

O ISQ alia experiência a equipas especializadas e laboratórios equipados para trazer soluções a um mercado tão exigente como é o da Aeronáutica e Aeroespacial.

  • Os nossos serviços de consultoria apoiam no processo de desenvolvimento, quer ao nível da conceção, quer na simulação matemática de modelos ou análise computadorizada do seu comportamento em múltiplos cenários, incluindo análise modal.
  • Paralelamente, dispomos da capacidade de prototipagem rápida a partir de impressão 3D especializada, permitindo a criação de múltiplos protótipos e variantes para análise de condições em laboratório e em campo.
  • Temos ampla experiência na gestão de processos de garantia de segurança e qualidade nos mais exigentes ambientes da indústria, desde a gestão de motores e sistemas aeronáuticos, aos sistemas de lançamento espacial Arianne, Soyuz e Vega e à missão a Marte.
  • Colocamos esta experiência e know-how ao serviço dos seus projetos
  • Os nossos laboratórios acreditados estão capacitados para fazer ensaios mecânicos, químicos e físicos a componentes para a indústria aeronáutica e aeroespacial, incluindo ensaios de materiais e revestimentos, ensaios mecânicos, ensaios não destrutivos convencionais e avançados e SHM (Structural Health Monitoring), ensaios termodinâmicos não convencionais desenvolvidos à medida..
  • O ISQ é uma entidade precursora da tecnologia e da digitalização em diversos setores da indústria com uma vasta experiência em projetos nacionais e internacionais. Na vertente de I&D ligada aos sistemas aeronáuticos e aeroespaciais o ISQ trabalha as áreas ligadas à gestão de operações, inspecções técnicas, análises de risco e análise/desenvolvimento de procedimentos.
  • Para além da atividade de I&D o ISQ apoia também o setor na identificação de oportunidades de financiamento nos programas nacionais e internacionais.
rocket model PLXYXFJ

O Gestor de Projetos é um especialista no setor onde o seu negócio se insere, com uma visão de conjunto dos serviços e valências do ISQ e de como estes se podem conjugar no seu interesse. Tem a capacidade de os articular em projetos como o seu, garantindo um resultado ótimo.

Contacte-o usando o formulário abaixo.
nome próprio *
apelido *
empresa
telefone/telemóvel *
email *
objetivo do contacto
mensagem

Nos últimos dez anos o ISQ investiu mais de 55 M€ em projectos nacionais e europeus de I&D em diferentes áreas, incluindo a aeroespacial e aeronáutica, tendo participado em vários projectos em parceria com organizações como a EADS (European Aeronautic Defence and Space Company), Rolls-Royce, MTU, Nasa e Agusta Westland e Airbus.

O papel do ISQ neste setor

Sendo o maior Centro de Interface Tecnológico no país, o ISQ é uma entidade única que agrega quatro valências complementares:

  • Enquanto Centro de Interface Tecnológico de Portugal, reconhecido pela Agência Nacional de Inovação, efetua a ligação entre as instituições de ensino superior e as empresas, para a valorização de produtos e serviços e a transferência de tecnologia.
  • A vertente empresarial do grupo, com um conjunto de empresas participadas especialistas e líderes nas suas áreas de atuação, que permite beneficiar das mais recentes tendências, desafios e oportunidades, quer seja a nível nacional ou nas diferentes geografias em que o ISQ se posiciona
  • O conjunto de laboratórios fixos e móveis acreditados pelo IPAC nas mais variadas áreas e setores
  • A participação em entidades reguladoras e normalizadoras, com papel ativo na definição das normas e standards

Isto permite ao ISQ não só promover a transferência tecnológica e a inovação nas empresas, através de processos de certificação, melhoria da qualidade e eficiência na produção, apoio a atividades de inovação, acesso a tecnologias em desenvolvimento e formação de recursos humanos, como também prestar serviços de elevada qualidade e reconhecimento, de acordo com os mais rigorosos padrões e normas aplicáveis.

A confiança de ter o líder como parceiro

Experiência, know-how, recursos e reconhecimento

O ISQ presta serviços para a indústria aeroespacial há mais de 10 anos e para além da participação em projetos de desenvolvimento de tecnologia, tem também uma equipa permanente no Centro Espacial Europeu, onde participa nas operações de preparação e lançamento dos 3 sistemas aí existentes: o Ariane 5, o Soyuz e o Vega.

transferir 1

Desde 2003 que fazemos parte do consórcio ESQS (Agrupamento Industrial de Empresas Europeias) formado, entre outros, pelo ISQ, APAVE,TÜV SUD, GTD, INSA, para prestar serviços de gestão de operações, inspecções técnicas, análises de risco e análise/desenvolvimento de procedimentos para os sistemas de lançamento Ariane 5, Soyuz e Vega, no Centro Espacial Europeu da Guiana Francesa.

O centro de ensaios de Castelo Branco representa um importante investimento na área da inovação, e permite a realização de estudos e ensaios sobre diversos componentes em materiais compósitos de aeronaves, tais como asas, lemes, componentes de cabina, etc. Neste centro é possível efetuar todos os ciclos de vida do avião, que podem incluir centenas de combinações diferentes, como os tipos de voo, rajadas de vento, tempestades, aterragens suaves ou bruscas.

A nossa capacidade laboratorial, com uma rede de laboratórios acreditados, permite-nos desenvolver e realizar ensaios específicos para este mercado, nomeadamente ensaios de materiais e revestimentos, ensaios mecânicos, ensaios não destrutivos convencionais e avançados e SHM (Structural Health Monitoring), ensaios termodinâmicos não convencionais desenvolvidos à medida, incluindo as especificações dos ensaios, para entidades como a Thales Alenia Space, Snecma Propulsion Solide, ESA/ESTEC e Ogma, entre outros.

IXV pillars

IXV : Veículo de reentrada atmosférica experimental

Este veículo demonstrador reutilizável e não tripulado é um projeto da Agência Espacial Europeia (ESA) e tem capacidade para fazer voos orbitais e de se deslocar em voo planado, entre a reentrada na atmosfera e o local de amaragem. O ISQ esteve muito envolvido no desenvolvimento do IXV, sendo a única entidade portuguesa que acompanhou, em permanência, este projeto desde o seu início. Mais recentemente, a colaboração com a ESA decorreu a partir do centro de ensaios que o Grupo detém em Castelo Branco.

embraer 1

ASA DA EMBRAER

Ensaios ao demonstrador da parte estrutural de uma asa

O ISQ foi responsável pela conceção e execução de um conjunto de ensaios num demonstrador da parte estrutural de uma asa (semi-asa) constituída maioritariamente por material compósito. Esta semi-asa foi desenvolvida pela Embraer e destina-se a uma nova geração de aviões comerciais de passageiros. A Embraer fez o ensaio em solo desta semi-asa no laboratório do Grupo ISQ, em Castelo Branco. Para o efeito foram utilizadas técnicas avançadas de inspeção não destrutiva assim como trabalhos preliminares de ensaios mecânicos e de impacto.

gamma

PROJETO GAMMA EX: Remotely Piloted Aircraft System

Pretende-se desenvolver no âmbito deste projeto um sistema aéreo com operação remota (RPAS – Remotely Piloted Aircraft System) preparado para ações de reconhecimento e de monitorização química e radiológica.

O projeto GAMMAex pretende ainda estender o emprego do RPAS, a cenários onde haja o perigo de atmosferas explosivas.

passaro1

PASSARO: Capacidades de Inovação de testes funcionais e estruturais  de estruturas aéreas

O projeto PASSARO tem como objetivo trabalhar em diversas áreas relacionadas com testes funcionais e estruturais, bem como com estruturas avançadas.

O PASSARO contribuirá para o desenvolvimento de estruturas inteligentes e multifuncionais, para a automação dos processos e tecnologias produtivos associados à manutenção na abordagem Indústria 4.0, aplicada a dois demonstradores em escala real (dois cockpits e demonstradores de asas específicos para a plataforma de desenvolvimento inovador de aeronaves da Regional Aircraft’s (IADP).

Space satellite orbiting the earth. Elements of this image furnished by NASA.

SAGRES SMART

Suporte inteligente para prospeção geológica no fundo do mar baseada em recursos espaciais

O ISQ está a desenvolver o projeto SAGRES, baseado em serviços de deteção remota e em big data analytics, que recolhe informação de satélites de observação da terra da Agência Espacial Europeia (ESA).
O objetivo é desenvolver e implementar um serviço de consultoria web, baseado numa plataforma de suporte à decisão (PSD) que combina dados de observação da Terra de diversas fontes (OE) com inteligência artificial / Machine Learning (AI / ML) para melhorar a prospeção e exploração com vantagens para a indústria de exploração mineira em alto mar (DSM).
Este projeto inclui novas áreas de competência para o ISQ, que vão desde o conhecimento da instrumentação embarcada em satélites, sistemas de informação geográfica e big data analytics, bem como competências base em geologia e oceanografia.
O ISQ neste projeto tem o apoio da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC).

O ISQ é o seu parceiro preferencial para desenvolvimento e certificação de componentes e produtos para integração na indústria aeronáutica e aeroespacial.