sustainable

agenda 2030 – objetivos de desenvolvimento sustentável

unece

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas, é uma das linhas de orientação do ISQ.

INVESTIGAÇÃO SUSTENTÁVEL

O programa centra-se nos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável, metas que se traduzem numa ideia de base: garantir que o desenvolvimento satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas necessidades. Seguindo estas orientações, nos vários setores onde o ISQ atua, há a preocupação de aplicar os objetivos de desenvolvimento sustentável mais indicados.

ODS 4

Garantir o acesso à educação inclusiva de qualidade e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

O ISQ OFERECE NOVAS QUALIFICAÇÕES MODULARES DE NÍVEL EUROPEU COMO RESPOSTA ÀS NECESSIDADES DO MERCADO DE TRABALHO.

A diversidade da oferta é um dos drivers de atuação do ISQ, evidenciando a abrangência da área de formação e das qualificações direcionadas para os mais diversos públicos-alvo e setores de atividade.

PROJETOS DE I&D do ISQ:

INCLUSÃO SOCIALLIFT  – Ladies Code Their Future 

O projeto LIFT  pretende contribuir para eliminar as principais barreiras no acesso das mulheres à formação de qualidade no setor das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), com enfoque na programação e codificação. Assente num programa focado em princípios de mentoria e tutoria, tem como principal grupo-alvo mulheres com baixos níveis de conhecimentos nas áreas digitais. Promove a literacia digital e competências básicas em programação/codificação de mulheres em situação de desfavorecimento social.

INDÚSTRIA | SAMSector Skills Strategy in Additive Manufacturing

O projeto SAM visa o desenvolvimento de competências técnicas para qualificar os jovens interessados em trabalhar no setor do fabrico aditivo na Europa. O projeto tem como objetivo definir uma estratégia de qualificações para este setor, incluindo técnicas como a impressão 3D.

AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS | CIR-ECOTowards a Circualr Economy

O projeto CIR-ECO visa a identificação, definição e descrição do perfil profissional de trabalhadores das atividades de reparação, recondicionamento e reciclagem de equipamento em final de vida. Destina-se a profissionais do setor de manutenção de eletrodomésticos e visa reduzir o uso de matérias-primas,  minimizar a produção de desperdício e prolongar o uso dos produtos, na nova transição para uma economia circular.

ODS 6

Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos

NUM MERCADO GLOBALIZADO, É IMPERATIVO APRESENTAR FATORES DE DIFERENCIAÇÃO COM SOLUÇÕES INOVADORAS, COMO TEM FEITO O ISQ.

Integramos vários consórcios de projetos nacionais e internacionais com funções de liderança.

PROJETOS DE I&D do ISQ:

ENERGIALIFE SWSS – Smart Water Supply System

– Liderado pelo ISQ, o projeto visa demonstrar uma plataforma digital inovadora de gestão e tomada de decisão que, através de modelos de simulação, previsão e otimização, dá apoio à operação de Sistemas de Abastecimento de Água (SDA). O LIFE SWSS pretende dar resposta ao problema da eficiência de redes de abastecimento de água, que causa impactos significativos devido à enorme quantidade de energia consumida, as emissões de GEE associadas e fugas de água.

ODS 7

Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos

A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA É UMA PREOCUPAÇÃO CONSTANTE.

O ISQ tem desenvolvido métodos e ferramentas para melhorar a eficiência energética e promover a mitigação de riscos.

PROJETOS DE I&D do ISQ:

ENERGIACLIMACT – Melhor desempenho energético das escolas

O projeto visa melhorar o desempenho energético das escolas, reduzindo a pegada de carbono, através do desenvolvimento de ferramentas e metodologias de capacitação. O CLIMACT avalia o estado atual das escolas e desenvolve ferramentas que permitem transitar para uma energia de baixo carbono.

ENERGIAMOEEBIUS – Investigação europeia para otimização de consumo nos edifícios

O MOEEBIUS trata-se uma investigação europeia para otimizar consumos nos edifícios. A investigação visa criar modelos inovadores de qualidade do ar interior em edifícios e modelos de negócio para eficiência energética em edifícios, através do desenvolvimento de uma framework holística de otimização energética.

ENERGIAECOTERMIP – Soluções inovadores, aproveitando energias renováveis

 O projeto visa promover a Ecoeficiência dos Processos Térmicos para a Competitividade e Sustentabilidade da Indústria Portuguesa, nos setores metalúrgico, cerâmico, agroalimentar lácteo e fabrico de produtos de carne, com o desenvolvimento de soluções inovadoras, recorrendo a energias renováveis.

WhatsApp Image 2020 03 17 at 11.35.35

Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

A ESTRATÉGIA DO ISQ PARA REFORÇAR A EXCELÊNCIA TÉCNICO-CIENTÍFICA E APOIAR AS EMPRESAS FOI DESENVOLVER NOVOS CONHECIMENTOS E DEMONSTRAR OS RESULTADOS DE I&DI EM APLICAÇÕES INDUSTRIAIS.

O ISQ acumula quatro décadas de experiência no desenvolvimento tecnológico, envolvendo parceiros nacionais e internacionais.

PROJETOS DE I&D do ISQ:

INDÚSTRIASIM4.0 – Sistemas Inteligentes de Monitorização

 O projeto SIM4.0 visa a transferência de conhecimento científico e tecnológico sobre Sistemas Inteligentes de Monitorização (SIM) para as PME no tecido industrial nacional, com incidência em três setores alvo tradicionais: bens de equipamento, componentes e agroalimentar. O objetivo principal é contribuir para acelerar a capacitação das PME na adoção do paradigma i4.0, a partir da transferência de conhecimento obtido no desenvolvimento de projetos de I&D nacionais e europeus.

INDÚSTRIA | PRODUTECH SIF – Soluções para a Indústria de Futuro

O projeto PRODUTECH SIF  é um projeto mobilizador que visa desenvolver e demonstrar novos conceitos de fabricação inteligente, flexível e adaptativa em diferentes cenários industriais com base no paradigma Indústria 4.0.

INDÚSTRIAHI2TRUST– Sistema de inspeção de soldaduras

O Hi2TRUST consiste num sistema avançado de inspeção e monitorização de componentes críticos em serviço (tubagens, caldeiras), nas condições operacionais de alta temperatura, até aos 550ºC. Traz como vantagens à indústria a realização de manutenções mais rápidas, com técnicas menos invasivas.

WhatsApp Image 2020 03 17 at 11.35.36

Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis

O  ISQ DESENVOLVE MÉTODOS E FERRAMENTAS PARA A AVALIAÇÃO E MELHORIA DE UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS.

A colaboração com vários players dos diversos setores de atividade, ajuda o ISQ a criar novas soluções tecnológicas, mais seguras e eficientes.

PROJETOS DE I&D do ISQ:

AGROALIMENTARGERVALOR – Reduzir o desperdício alimentar

O Gervalor promove a economia circular na cadeia de valor da GERTAL, a maior operadora na área da restauração coletiva em Portugal, através da diminuição do desperdício alimentar e valorização dos resíduos orgânicos.

TRANSPORTESPASSARO – Aviões mais seguros e inteligentes

Este projeto tem como objetivo desenvolver aeroestruturas multifuncionais e inteligentes e automizar os processos produtivos e tecnologias associadas à manutenção numa abordagem i4.0.

ENERGIAEETUR – Eficiência Energética em empreendimentos turísticos

O objetivo deste projeto é promover a transferência de conhecimento científico e tecnológico nas áreas de Eficiência Energética e Energias Renováveis. Pretende-se desbloquear o potencial da eficiência energética no empreendimentos turísticos do Algarve e atingir as metas de poupança de energia em edifícios.

WhatsApp Image 2020 03 17 at 11.35.36 1

Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

A APOSTA NA TECNOLOGIA PASSA PELO RECURSO À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA MELHORAR A FORMA COMO CONSUMIMOS O QUE O PLANETA NOS OFERECE.

O desenvolvimento de soluções para a prevenção e controlo integrados da poluição, análise do ciclo de vida ou eficiência de recursos são temas a que o I&D se tem dedicado.

PROJETOS DE I&D do ISQ:

AMBIENTESAGRES – Tecnologia descobre o que está no fundo do mar

Este projeto visa o desenvolvimento de um serviço inovador para dar suporte à decisão de propeção de jazigos minerais no fundo do oceano (Deep Sea Mining), com base em deteção remota e em big data analytics, que recolhe informação  de satélites de observação da terra da Agência Espacial Europeia (ESA).

WhatsApp Image 2020 03 17 at 11.35.36 2

Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade

PRODUZIR COM MENOR CONSUMO DE RECURSOS E DE FORMA MAIS “LIMPA” SÃO AS IDEIAS QUE TÊM NORTEADO OS PROJETO DE I&D DO ISQ.

O ISQ tem trabalhado com universidades, associações de produtores e organizações para apoio à indústria.

PROJETOS DE I&D do ISQ:

 
AMBIENTEALENTEJO CIRCULAR – Promover a circularidade nos setores do vinho, azeite e suinicultura

 Promover a Economia Circular na região do Alentejo é o objetivo deste projeto que consiste na disseminação de boas práticas na utilização eficiente de recursos e na valorização  de resíduos nos setores do vinho, azeite e suinicultura.

 AMBIENTE |  URSA – Transformar subprodutos em fertilizante orgânico

O projeto tem como objetivo criar a primeira de uma constelação de unidades de produção de fertilizantes orgânico a implantar na região do Alqueva, como solução circular para os resíduos e subprodutos gerados na atividade agrícola e agroalimentar local. A inovação reside no modelo de negócio, baseado numa lógica de permuta com os agricultores de subprodutos agrícolas por fertilizante orgânico para aplicação nas suas culturas.

 AGROALIMENTARMILKEE – Tecnologia aplicada à produção leiteira

A investigação centra-se na capacitação e mobilização das explorações leiteiras para a eficiência no uso de recursos e promoção da bioeconomia. O projeto atinge cerca de 3mil produtores de leite ao nível nacional.

WhatsApp Image 2020 03 17 at 11.35.36 3

Reforçar os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável

TEM SIDO DADA PRIMAZIA A UM PAPEL DE LIDERANÇA DO ISQ, SOBRETUDO QUANDO SE PROCURA DESENVOLVER NOVAS SOLUÇÕES.

Com uma experiência acumulada de vários anos, o ISQ integra uma rede internacional de parceiros estratégicos que permite, não apenas participar, mas também assegurar a coordenação de projetos de Âmbito nacional e europeu.

PARCERIAS/PROJETOS DE I&D do ISQ:

INDÚSTRIA | MAESTRI – Em busca da eficiência total

O MAESTRI – Energy and Resource Management Systems for Improved Efficiency in the Process Industries – consiste num projeto europeu de investigação e desenvolvimento que visa a criação de um sistema integrado de gestão da energia e recursos, com o objetivo de desenvolver e aplicar metodologias de promoção da ecoeficiência na indústria: fazer mais (valor), com menos (recursos). O ISQ coordena um consórcio de 15 parceiros europeus oriundos de 5 Estados-Membros (Portugal, Alemanha, Itália, Polónia e Reino Unido).

 AMBIENTE | SCALER – Empresas cooperam para poupar recursos

O projeto visa escalar a adoção da Simbiose Industrial na Europa. A inovação consiste na produção de ferramentas, métodos e recomendações direcionadas para os vários stakeholders (indústria, autoridades, legisladores) com vista a facilitar a identificação do potencial, análise de viabilidade e implementação de sinergias que permitam uma gestão coletiva de recursos e resíduos. O ISQ coordena o projeto, em que participam a Universidade de Cambridge, Universidade de Chalmers, Climate KIC, STRANE Innovation e Quantis.

 AMBIENTE | TRUST –  Indústria mais eficiente

Projeto que visa capacitar de forma técnico-cientifica a área da sustentabilidade industrial, mais concretamente em metodologias emergentes nas áreas de eficiência de recursos, eficiência energética, economia circular, modelos de negocio sustentáveis. O ISQ coordena a investigação em que participam as universidades de Cambridge (RU) e Chalmers (Suécia).