wscp2017 header

World Skills Conference 2017 Abu Dhabi – Competências sem fronteiras para o Futuro

O ISQ participou na WorldSkills Conference 2017, em Abu Dhabi, um evento organizado pela Comissão Europeia onde se debateram as “Competências sem fronteiras para o Futuro” e que contou com a presença de representantes do Governo de diversos países, incluindo de Portugal, empresas, centros de formação, formadores e formandos do mundo inteiro. Foram 5.000 participantes oriundos de todo o mundo e 1.500 jovens que frequentaram cursos de formação profissional, sobretudo em áreas tecnológicas.

“O ISQ é considerado uma boa prática europeia quer a nível de formação, quer em serviços 4.0, investigação e cooperação estreita entre Universidade-Indústria, criando soluções novas nos mais diversos sectores (desde agricultura, indústria, serviços e aerospacial). O ISQ integra o Comité Nacional para a Indústria 4.0 e diversas comissões de diagnósticos de necessidades de Formação e de qualidade na formação”, menciona Pedro Matias, Presidente do ISQ. Pedro Matias refere ainda que “A revolução industrial 4.0, que já está em curso, implica necessariamente uma nova abordagem por parte dos players de formação, das empresas e empregadores, por forma garantir que todos treinamos e qualificamos para as competências necessárias a curto, médio e longo prazo, num território global sem fronteiras e para fazer face a necessidades das indústrias do futuro. O futuro é agora, temos que acelerar novos cursos e estreitar parcerias com as empresas para garantir um sério diagnóstico de necessidades e repostas tecnológicas just in time dos centros de formação europeus.”

Para Margarida Segard, responsável na área da Formação no ISQ “a formação transforma efetivamente muitas empresas, faz muito bem a muitos trabalhadores e contribui para uma maior felicidade dos cidadãos. Mas também pode ter efeitos perversos, e ser um desperdício, se não corresponder às necessidades dos indivíduos, das empresas e da economia, no mapa mundial. Não podemos continuar a fazer formação com formadores, programas e centros de formação iguais aos do Séc. XX, quando a revolução 4.0 pede Séc. XXI e XXII”.

Também lhe pode interessar