ISQ participa em projeto inovador de neutralidade carbónica para a Indústria dos Plásticos e da Borracha

A revolução energética na indústria já está em marcha e o setor dos plásticos e da borracha quer estar na linha da frente. Com os combustíveis fósseis ainda a dominar os processos de produção, a procura por alternativas limpas, eficientes e sustentáveis tornou-se urgente para cumprir as metas climáticas da União Europeia até 2050.

É neste contexto que nasce o projeto europeu JOULIA, uma iniciativa inovadora financiada pelo programa Horizonte Europa, que promete mudar a forma como esta indústria aquece os seus materiais. O objetivo? Substituir os métodos tradicionais de aquecimento por soluções totalmente elétricas, mais limpas e eficientes.

Durante os próximos quatro anos, 16 parceiros de sete países europeus vão testar duas tecnologias de ponta: o aquecimento por indução eletromagnética e por micro-ondas. Estas técnicas — ambas sem contacto físico direto — serão aplicadas em dois processos críticos: a vulcanização de borracha e a colagem de tubos multicamadas em plástico. A grande novidade é que os testes serão feitos em ambiente industrial real, mostrando na prática o potencial transformador destas soluções.

Para além dos ganhos ambientais, o JOULIA visa também reforçar a resiliência energética da Europa, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis importados e aumentando a competitividade das indústrias envolvidas.

O ISQ terá um papel-chave nesta missão. Será responsável por garantir que as novas tecnologias são seguras para os trabalhadores, desenvolvendo normas de segurança e saúde ocupacional. Além disso, irá desenhar planos de formação e requalificação profissional, para preparar os técnicos para esta nova realidade industrial.

Queremos garantir que a inovação tecnológica caminha lado a lado com a segurança, a capacitação das pessoas e a sustentabilidade social ”, explica João Laranjeira, gestor do projeto no ISQ.

Alinhado com as grandes estratégias europeias – como o Fit for 55, o REPowerEU e o Net-Zero Industry Act – o JOULIA é mais do que uma experiência tecnológica: é um passo firme para uma indústria mais verde e preparada para o futuro. O projeto também abre portas à replicação das soluções noutros setores industriais, como o alimentar e o cerâmico, promovendo uma transição energética mais abrangente e acelerando o caminho para a descarbonização da economia europeia.

SOBRE O ISQ

O ISQ é uma entidade privada, independente, que entrega valor através de soluções integradas e inovadoras de serviços de engenharia, inspeção, ensaios, testes e capacitação.

Presente em 14 países e com 7 escritórios em Portugal, o ISQ apoia os seus clientes na redução do risco, melhoria do desempenho operacional e aumento de competitividade.

A atividade desenvolvida é suportada por uma rede de Empresas do Grupo, um conjunto de Laboratórios Acreditados e equipas multidisciplinares que ajudam os clientes a alinhar os seus objetivos de negócio com a regulamentação e normas aplicáveis e no cumprimento das suas metas nas áreas da qualidade, segurança, gestão de ativos e responsabilidade ambiental e social.

Indústria, Tecnologia e Inovação são as premissas que pautam o trabalho desenvolvido pelo ISQ, que contabiliza já mais de 500 projetos internacionais de Inovação e mais de 17.000 cursos de formação profissional.

O ISQ dá suporte ao desenvolvimento e inovação na indústria a uma escala global, com soluções de serviços para os setores de Oil & Gas, Energia, Aeronáutica e Aeroespacial, Indústria de Processo, Saúde, Mobilidade e Smart Cities, Transportes e Infraestruturas e Agroindústria.

ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO DO ISQ

Carla Guedes      | cmguedes@isq.pt          | 919 211 647