ISQ INSTALA-SE EM VILA NOVA DE CERVEIRA E REFORÇA PRESENÇA NACIONAL
O ISQ, Instituto de Soldadura e Qualidade, vai alargar a sua presença em Portugal com a abertura de novas instalações em Vila Nova de Cerveira, no Alto Minho. O objetivo é apoiar o tecido empresarial local através da disponibilização de serviços especializados de TIC – Testing, Inspection and Certification.
Com sede em Lisboa e polos já estabelecidos em Castelo Branco, Monção, Porto, Viseu e Sines, o ISQ passa a marcar presença também em Vila Nova de Cerveira, reforçando a sua rede de proximidade ao setor produtivo. A nova unidade vai oferecer às empresas da região um vasto leque de serviços nas áreas de inspeção, ensaios técnicos, formação, certificação e I&D, promovendo a inovação, a modernização tecnológica e a competitividade empresarial.
“Vila Nova de Cerveira representa, ainda, para o ISQ uma localização estratégica pois permite expandir a atuação para o mercado espanhol, reforçando a nossa aposta na internacionalização e crescimento sustentável. Por outro lado, inauguramos na região um polo de I&DI, destinado à criação de empregos altamente qualificados, reafirmando, assim, a nossa capacidade de desenvolver soluções inovadoras e disruptivas para a indústria”, sublinha José Figueira, Administrador do ISQ.
O ISQ é o maior Centro de Interface Tecnológico de Portugal, com vários laboratórios acreditados, contando com 1050 colaboradores em Portugal e um total de 1810 no mundo. O Grupo ISQ fechou o ano de 2024 com um Volume de Negócios consolidado de 94,95M€.
Tem hoje uma posição consolidada de atuação em várias geografias, com destaque para Brasil, Angola, Espanha, Macau, Argélia, Guiana Francesa e norte da Europa. Atua em sectores como o ambiente, as energias renováveis, as indústrias de processo, a aeronáutica e o aeroespacial, o automóvel, a indústria farmacêutica, e a formação técnica avançada.
O Grupo ISQ tem vindo a ter um forte envolvimento em atividades de inovação em Portugal e no Mundo tendo já participado em mais de 500 projetos de inovação, muitos deles financiados pelos mais exigentes programas europeus. Atualmente está também envolvido em nove das Agendas Mobilizadoras do PRR – Programa para a Recuperação e Resiliência.
Ao longo dos últimos anos o ISQ tem assumido a sustentabilidade e a transição energética como um dos seus principais pilares estratégicos e um ativo da Organização, apostando na responsabilidade social e ambiental através de ações concretas em termos de redução da pegada carbónica associada às suas atividades, caso do investimento em sistemas de produção própria fotovoltaica e na renovação da frota automóvel por tipologias mais sustentáveis.
