Portrait of scientist looking under microscope in medical lab

Criar valor nos setores farmacêutico, de saúde e agribusiness

O ISQ apostou no desenvolvimento de novos negócios no setor das life sciences, capitalizando a sua experiência e conhecimento. Assim, criou soluções à medida para os diversos subsetores em Portugal e em muitas outras geografias.

Perante os atuais desafios e incertezas, podemos afirmar que as atividades de medição, verificação e validação por parte de entidades isentas sustentam o frágil evoluir da economia e trazem algum conforto e segurança às dúvidas que agora habitam o nosso dia a dia.

Esta tendência de procura de uma terceira parte é particularmente importante nos setores das life sciences, que apresentam uma taxa de crescimento de cerca de 17% no mercado de TIC (Testing, Inspection and Certification).

Desde o início de 2020, o ISQ apostou numa business line dedicada ao desenvolvimento de novos negócios no setor das life sciences, capitalizando a sua experiência e expertise nos setores farmacêutico e da saúde, mas também de agribusiness. Além do setor farmacêutico, que esteve em destaque, salientamos o setor dos dispositivos médicos, que tem apresentado um crescimento significativo em Portugal no decorrer da pandemia.

life sciences

Lab-in-a-Box

Um laboratório chave-na-mão, da concepção à operação

Mas também da cannabis medicinal, que está a afirmar-se, nomeadamente na Península Ibérica e em África.


Estes setores, em particular, acarretam elevada exigência e grandes desafios de inovação. Isto acontece quer nos modelos de testes, inspeções técnicas e de compliance, quer na capacidade de acompanhar o desenvolvimento de produtos inovadores ou mesmo na capacitação para a qualidade e segurança de produtos, pessoas e processos.

Neste sentido, o ISQ tem desenvolvido soluções à medida para os diversos subsetores das life sciences em Portugal e em geografias tão diversas como Estados Unidos, Europa, ou PALOP, com recurso aos 16 laboratórios acreditados que compõem a sua rede tecnológica.

Grinder A lot of marijuana, fresh buds of cannabis many weed

NAS ÁREAS FARMACÊUTICA, DA CANÁBIS E DO AGRIBUSINESS, O ISQ É CAPAZ DE ASSEGURAR PROJETOS CHAVE-NA-MÃO, ACOMPANHANDO OS SEUS CLIENTES EM TODA A CADEIA DE VALOR, NOMEADAMENTE:

  • Desenvolvimento de produto (estudos de engenharia, testes e ensaios);
  • Ensaios de suporte ao desenvolvimento e garantia da conformidade de embalagens (Centro Nacional de Embalagem);
  • Consultoria e engenharia na industrialização (due diligence, projeto e design, qualidade em obra, comissionamento de fábricas e de laboratórios, etc.);
  • Compliance e market access;
  • Desenvolvimento e validação de métodos analíticos (Laboratório QCPharma);
  • Outsourcing do controlo da qualidade.
susana cunha

Business Development Manager - Pharma, Health & Agri food at ISQ

+ insight

Política de Privacidade

Contribua


Sendo um projeto iniciado pelo ISQ, o insight está aberto a contributos de todos que queiram participar e possam trazer a sua visão, estudos científicos e opinião fundamentada para enriquecer os temas e o debate.

Se a sua atividade está ligada à investigação ou à análise e implementação de medidas nos tópicos aqui debatidos, contacte-nos com o formulário anexo.