passaro1 scaled

Apresentação do Projecto PASSARO na Aerospace & Defense Meetings em Sevilha

Foi realizada uma apresentação pública do projecto PASSARO – caPAbilities for innovative Structural and functional teSting of AeROstructures, na Aerospace & Defense Meetings, que decorreu nos dias 15 a 18 de Maio em Sevilha e contou com a presença não só dos parceiros do projecto como também do responsável da ADS (Airbus Defence and Space) na ITD Airframe do Programa Clean Sky 2, António Hernandez.

Nesta sessão foi apresentado em traços gerais o programa AIRFRAME (ITD Airframe) do Clean Sky 2 e os vetores principais de investigação assim como os objectivos do projecto PASSARO e resultados já obtidos nas suas actividades em curso.

Este projeto visa contribuir para o desenvolvimento de aeroestruturas multifuncionais e inteligentes – mais leves, resistentes, alto nível de protecção e conforto –  bem como para a automatização dos processos produtivos e tecnologias associadas à manutenção numa abordagem Indústria 4.0, – incrementando a sua eficiência de produção, manutenção e teste –  aplicadas a dois demonstradores específicos à escala real, em dois cockpits e asa, para a plataforma IADP (Innovative Aircraft Development Platform) do Avião Regional.

 

AIRFRAME

O ITD (Integrated tecnologies demonstrator) AIRFRAME, integrado  no Clean Sky 2 (Co-financiado pelo programa H2020 da União Europeia) aborda os desenvolvimentos necessários para a melhoria das estruturas das aeronaves  por forma a obter uma maior performance através da combinação de novos materiais, técnicas de construção e arquitecturas estruturais. Estes desenvolvimentos são sempre realizados considerando sempre fatores limitantes como peso, custo, impacto no ciclo de vida e durabilidade. O ITD Airframe é composto por um complexo grupo de desafios e foi dividido em 9 áreas tecnológicas, nas quais participam mais de 95 beneficiários entre líderes, parceiros centrais, terceiros e parceiros entre os quais o PASSARO é Core-Partner.

Site projecto PASSARO: http://passaro.inegi.up.pt/

Também lhe pode interessar