hannover 2

ISQ marca presença em Hannover Messe 2018

O Grupo ISQ está presente na Hannover Messe 2018, uma das maiores feiras industriais do Mundo, que decorre entre 23 e 27 de abril, na Alemanha. Em causa está a temática da digitalização da indústria. O evento conta com 225.000 visitantes, 6500 expositores de mais de 70 países e o Grupo ISQ mostra as suas valências ao nível da eficiência energética e da ecoeficiência, nomeadamente com os projectos Life SWSS – Smart Water Supply System – e Mastri.

O Life SWSS é um projeto que apresenta uma plataforma digital inovadora para a gestão e apoio à decisão de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) em condições reais de trabalho. Incorpora modelos de simulação, previsão e otimização, para apoiar a operação de sistemas de abastecimento de água. O objetivo é reduzir as perdas de água, o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa, tornando os sistemas mais inteligentes e mais eficientes. Este é um projeto coordenado pelo ISQ e responde aos desafios lançados pela União Europeia para 2020, no que diz respeito aos sectores económicos com consumo intensivo de energia, às perdas de água no âmbito da diretiva quadro para a água e à necessidade de aprofundar o conhecimento sobre os sistemas.

O projeto MAESTRI destina-se a promover a sustentabilidade das indústrias europeias, através do desenvolvimento de ferramentas para a monitorização e gestão da eficiência na utilização de recursos (matérias primas, água e energia) de sistemas produtivos.

Neste projeto está a ser desenvolvido um sistema de gestão para promover e simplificar a implementação das ferramentas de eficiência, de forma contínua, através de uma plataforma flexível Internet of Things, que possibilite a aplicação em empresas de diferentes dimensões.

Também lhe pode interessar