MostraPT2020 5

ISQ na MOSTRA PT2020 – FAZEMOS PORTUGAL

O ISQ marcou presença no “Mostra PT2020 – Fazemos Portugal”, um evento promovido pelo Ministério do Planeamento e Infraestruturas, com o objetivo dar a conhecer as oportunidades de financiamento que ainda existem no Portugal 2020, bem como mostrar os resultados já existentes e ficar a par das grandes prioridades para o futuro.

Ao longo do dia, foram apresentados os drivers do futuro, com projetos de sucesso, apoiados por fundos da União Europeia, e que fazem de Portugal um país mais competitivo, mais inclusivo e mais sustentável.

Estes recursos europeus têm vindo a apoiar Portugal em diversos domínios: competitividade, internacionalização, inovação, qualificação das PME e investigação e desenvolvimento tecnológico.

O ISQ apresentou projetos de inovação tecnológica que apoiam a transição das PME para a i4.0 – caso do SIM4.0 – a industria de processo – caso do HI2TRUST – e a economia circular com o e-Tijolo | Mais TEC.

SIM 4.0

O projeto SIM 4.0 , apresentado e financiado no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – SIAC, tem por objetivo principal transferir conhecimentos científicos e tecnológicos para o tecido industrial, contribuindo desta forma para suprir algumas falhas de informação e de conhecimento sobre tecnologias avançadas e sua aplicação em sistemas industriais.

E-Tijolo

Este projeto inovador pretende integrar beatas de cigarros na composição dos tijolos tradicionais– provenientes do EcoPontas da Câmara de Guimarães -, através de processos de fabrico executados no Centro de Valorização de Resíduos. No fundo, estamos a falar de reutilização e reciclagem dos resíduos urbanos, alavancando atividades conexas que, via investigação e desenvolvimento, podem dar origem a novos produtos.

Hi2TRUST

O projeto Hi2TRUST consiste num sistema avançado de inspeção e monitorização de componentes críticos em serviço (tubagens, caldeiras), nas condições operacionais de alta temperatura, até aos 550ºC. No fundo, é fazer uma “ecografia” ao estado da soldadura do equipamento.

O objetivo deste projeto é ultrapassar as limitações físicas da tecnologia de inspeção EMAT (Electromagnetic Accoustic Transducers).

O evento decorreu no Altice Arena – Sala Tejo e contou com a presença e participação do Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e o Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos.

Assista ao vídeo para saber mais.

MostraPT2020 3 MostraPT2020 4 MostraPT2020 1 1

 

Também lhe pode interessar