aircraft 1362587 1920

ISQ participa no maior programa europeu de liderança industrial na aeronaútica

O ISQ vai participar no Programa Europeu Clean Sky2 integrando o projecto AIRMES coordenado pela TAP na área da Manutenção com um orçamento total de cerca de 6 milhões de euros e um financiamento de 46 milhões de euros.

O projecto conta com a colaboração de um consórcio de 12 parceiros de 6 países Europeus e visa o desenvolvimento de uma nova Arquitectura de Manutenção Integrada implementado tecnologia de relevo o que conduzirá a uma redução de custos de manutenção aumento da disponibilidade e segurança das aeronaves.

A participação do ISQ no projecto AIRMES incidirá na implementação de tecnologias de realidade virtual ao processo de inspecção das frotas contribuindo ainda com o seu já longo e vasto conhecimento na área da Gestão da Manutenção Industrial para o projecto em geral. O Clean Sky2 é o maior Programa Europeu de liderança industrial de Investigação e Desenvolvimento no sector da Aeronáutica com um orçamento total cerca de 4 Mil Milhões de euros financiados por fundos comunitários no âmbito do programa Horizonte 2020 e pelos principais parceiros industriais Europeus do sector da Aeronáutica.

Este projecto constitui o maior contrato com participação nacional deste programa inserido nos tópicos estratégicos na plataforma demonstradora (IADP) Large Passenger Aircraft- LPA liderado pela Airbus.

“Este projecto prossegue a estreita colaboração entre o ISQ e a TAP em particular na área da investigação e desenvolvimento tendo o ISQ realizado no passado projectos na área da manutenção industrial. Está em curso um projecto ao nível do desenvolvimento de metodologias avançadas para a área da inspecção não destrutiva de aeroestruturas igualmente com a TAP-ME. Para o ISQ a participação neste programa europeu significa mais um passo no reconhecimento do ISQ como infraestrutura tecnológica de apoio e interesse estratégico para o sector da aeronáutica através do desenvolvimento de tecnologia e competências para um sector tão diferenciador cumprindo assim mais uma vez o seu sentido de missão no apoio à Indústria nacional”

sublinha o Presidente do Conselho de Administração do ISQ Engº Manuel Cruz.

ISQ na Aeronáutica

As actividades de Investigação e Desenvolvimento de Formação e de Prestação de Serviços tecnicamente diferenciados são as três vertentes que permitem ao ISQ uma função mediadora entre as necessidades do mercado e a tecnologia.

As actividades de Investigação e desenvolvimento tecnológico constituem uma das áreas do ISQ de maior relevo suportando os serviços tecnologicamente diferenciados prestados em todo o mundo.

O ISQ participou nos últimos 25 anos em mais de 400 projectos de I&D com mais de 1000 parcerias internacionais.

O ISQ coordenou e participou em vários projectos Europeus e nacionais em diferentes programas quadro da União Europeia podendo destacar-se alguns projectos integrados do FP6 na área da Aeronáutica tais como os projectos TATEM FRIENDCOPTER nas áreas da Manutenção e atenuação de ruido respectivamente os projectos e-CAB na gestão e logística o projecto TRACE-IT na área da inspecção não destrutiva de estruturas compósitas no FP7 assim como em projectos em co-promoção no âmbito do QREN como o projecto NATAL na área da protecção anticorrosiva (desenvolvimento de pré-tratamentos amigos do ambiente para ligas de alumínio) Nanosensores na monitorização de defeitos de aeroestruturas e o projecto AEROINSPECT na área da inspecção automatizada por ensaios não destrutivos de componentes aeronáuticos (pás de turbinas e jantes).

O ISQ participou em outros projectos de IDT relacionados com a área da manutenção nomeadamente na reparação de pás de turbinas e procedimentos de inspecção (Projecto AROSATEC-FP6) e com a TAP em Portugal (Projecto SIRBLADE).

O ISQ tem ainda estado envolvido em outros contratos de desenvolvimento tecnológico com a ESA (European Space Agency) na área do Espaço na área dos testes e ensaios customizados bem como na área dos revestimentos isentos de Crómio hexavalente.

O ISQ instalou recentemente em Castelo Branco um Centro de Ensaios Estruturais para a Aeronáutica e Espaço para responder aos requisitos da indústria aeroespacial na fase de desenvolvimento incidindo na área da qualificação de protótipos simulação ambiental e envelhecimento acelerado.

Este Centro de Ensaios Estruturais para a indústria aeroespacial colabora com a EMBRAER em testes estruturais no domínio dos testes e validação de novos produtos/componentes para aeronaves.

Alguns dos parceiros/clientes de referência são:

Embraer OGMA TAP Lusospace Tekever Thales-Alenia Space Agusta Westland EADS-Airbus SNECMA propulsion Solide Astrium NASA entre outros.

Nos projectos de referência destaca-se ainda a actividade do ISQ-Kourou que opera no Centro Espacial Europeu na Guiana Francesa desde 2004 colaborando na área da gestão de operações inspecções técnicas análises de risco e análise/desenvolvimento de procedimentos para os sistemas de lançamento Ariane 5 Soyuz e VEGA.

Participou ainda no Programa IXV (veículo de reentrada da Agência Espacial Europeia ).

Entre outros clientes internacionais/Programas de Referência pode citar-se o CERN (Inspecção e garantia de qualidade para o LHC – Large Hadron Colider) o ITER -International Thermonuclear Experimental Reactor (procedimentos técnicos de END) e o E-ELT (European Extremely Large Telescope) da ESO (European Southern Observatory). Voltar Enviar Imprimir

Também lhe pode interessar