5 1 scaled

ISQ promove sinergias entre Portugal e Rússia

O Grupo ISQ e o Centro de Exportação da Rússia (REC) assinaram um Acordo de Cooperação que visa a certificação das exportações de produtos russos. Este protocolo promove o aumento do volume de negócios, o desenvolvimento de projetos colaborativos e parcerias tecnológicas entre os dois países.

A cerimónia foi conduzida e assinada por Pedro Matias, Presidente do ISQ e Sergey Koldayev, Director Geral do REC, que assinalaram a vontade política de estimular as relações comerciais entre os dois mercados. Nesta parceria estão envolvidas a Embaixada da Federação Russa em Portugal, a Representação da Câmara de Comércio e Indústria da Federação Russa e a Certif.

O ISQ e o REC comprometem-se a cooperar e a partilhar informação nas áreas de Interpretação de Standards, Testes, Inspecção, Auditoria e Certificação de bens exportados. Segundo Pedro Matias, presidente do ISQ “a Rússia representa um mercado com muito potencial e há muitas empresas interessadas em vir para a Europa e para os PALOP. O ISQ desempenhará aqui um papel fundamental ajudando nos ensaios, certificação e requisitos europeus através dos seus laboratórios”.

A parceria prevê ainda cooperação ao nível de investigação e desenvolvimento de estratégias para melhorar a segurança e performance de artigos de consumo russos, onde serão respeitados tanto standards nacionais como internacionais.

Pedro Matias realça ainda “O acordo só é possível pela experiência adquirida pelo ISQ ao longo de anos e anos de trabalho nos mais importantes mercados mundiais. O ISQ será o responsável por todas as inspecções, auditorias e certificação dos bens exportados. No âmbito deste acordo estamos a falar de máquinas, cabos eléctricos e dispositivos médicos”.

 

Também lhe pode interessar