AS PME PORTUGUESAS ESTÃO PREPARADAS PARA UM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO DIGITAL?

Antes de falarmos sobre como preparar as PME para o mundo digital precisamos de recuar um passo e responder a outra questão: Por que deve a minha empresa investir no mundo digital?

Para ser mais competitiva, fiável e sustentável num mundo em transformação acelerada.

O projeto PME Digital visa capacitar mais de 3.000 PME de norte a sul do país com competências digitais, contribuindo para a sua mudança organizacional estratégica, planeada e evolutiva. Em fevereiro e março terá lugar uma tour nacional no Norte, Centro e Alentejo com vista ao debate deste tema e à apresentação de resultados do projeto.

As PME são a espinha dorsal e o alicerce da maioria das economias e Portugal não é exceção. No entanto, para se manterem competitivas, têm constantemente de adaptar os seus produtos e serviços a mercados em permanente e acelerada mudança devido aos avanços tecnológicos e comportamentos dos consumidores. Adicionalmente, as PME têm o potencial de serem a fundação para um crescimento económico sustentável se lhes forem disponibilizadas as ferramentas e o suporte adequados.

No entanto, no contexto da i4.0, as PME são muitas vezes confrontadas com constrangimentos principalmente ligados aos elevados custos/riscos associados ao investimento necessário e à pouca informação disponível acerca da temática. Esta situação induz a uma falta de clareza por parte dos empresários relativamente aos benefícios que advêm da adoção de metodologias, tecnologias e ferramentas I4.0.

As preocupações relacionadas com a diminuição dos custos de exploração das PME, e com a necessidade de criação de produtos diferenciados para uma maior competitividade num mercado global, são por demais evidentes, em particular nas pequenas empresas. Nestas empresas a minimização dos custos de exploração é essencial para uma permanência sustentada no mercado atual.

Neste contexto, a transformação digital das PME traduz-se como um dos principais fatores impulsionadores da competitividade empresarial, revelando-se uma resposta altamente eficaz para adoção de novas práticas de gestão.

A Transformação Digital é, por isso, um processo contínuo de mudança organizacional estratégica, planeada e evolutiva, ao longo do qual se potenciam as competências digitais da plataforma tecnológica e a inovação para se atingirem determinados objetivos de negócio. Trata-se de uma mudança de estratégia para negócios mais fiáveis, mais sustentáveis e mais competitivos num mundo em Transformação Digital.

O QUE É A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL?

O ISQ, em parceria com o TICE.PT (Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica) e a ESMAD (Escola Superior de Media, Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto), desenvolveu o Projeto PME Digital. O projeto apoia a transformação digital das PME nos setores automóvel, materiais, matérias-primas e comércio e a promoção de mudanças disruptivas nos modelos de negócio, produtos e processos produtivos.

Esta iniciativa visa não só apoiar a transformação digital nas empresas e capacitar, dotar de informação e incrementar as competências empresariais das PME para a adoção de medidas, tecnologias e ferramentas i4.0, mas também promover a aceleração da economia portuguesa para uma economia digital.

O projeto integra uma metodologia que, numa primeira fase visa estabelecer um diagnóstico atual sobre a maturidade digital das PME, bem como do grau de utilização de ferramentas i4.0, para posteriormente se poderem identificar possíveis soluções digitais e demonstrar os benefícios da adoção de metodologias ou tecnologias da quarta revolução digital.

Através de um mapeamento da situação e partida relativamente à Transformação Digital, avaliação do nível de maturidade das Empresas Portuguesas, levantamento de boas práticas e lessons learned nacionais e internacionais, o Projeto PME Digital deixa como testemunho a Plataforma HUB Acelerador Digital (https://hub.pme-digital.pt), com uma diversidade de conteúdos e ferramentas.

A Plataforma é uma ferramenta poderosa de apoio à Transformação Digital das Empresas já que propõe um percurso para partir à descoberta da Transformação Digital constituído por 3 fases:

Fase 1- TRANSFORMAÇÃO DO NEGÓCIO (Conhecer o contexto atual)

Fase 2- TRANSFORMAÇÃO DIGITAL (Preparar e executar a migração para processos, ferramentas e conceitos digitais do negócio)

Fase 3- EVOLUÇÃO DIGITAL (Ir mais longe e melhor na transformação digital do negócio com aceleradores de inovação e migração para a 3ª plataforma)

Sílvia Vara

SV

Sílvia Vara, responsável do projeto PME Digital

TOUR NACIONAL | PME DIGITAL

Durantes os meses de fevereiro e março, o consórcio, constituído pelo ISQ, TICE.PT e a ESMAD, promove uma Tour Nacional para apresentar os resultados do projeto PME Digital, passando pelas regiões Norte,

Centro e Alentejo.

Estes eventos destinam-se a empresários (administradores, gestores, CEOs) e técnicos (administrativos, recursos humanos, comerciais, marketing, operacionais, manutenção, produção, tecnologias de informação, gestão de projetos, desenvolvimento de software, automação e robótica, I&D e inovação), que pretendam aderir à Transformação Digital e que tenham interesse em conhecer o projeto PME Digital, que integra conteúdos úteis para a sua atividade e que irão promover uma mudança organizacional estratégica, planeada e evolutiva, para capacitar as PME com competências digitais com objetivo final de impulsionar a sua competitividade no mercado.

Para além da apresentação de resultados, conteúdos, ferramentas e da plataforma HUB Acelerador Digital, a Tour Nacional irá promover dinâmicas de interação com entidades de referência na temática a nível nacional, bem como a oportunidade de as Empresas apresentarem desafios tecnológicos e barreiras organizacionais ou tomarem conhecimento de formas de financiamento para os seus projetos de Transformação Digital.

Inscrições e Programa no link:  https://hub.pme-digital.pt/pme-digital-national-tour/

Locais da Tour Nacional

• 12 fevereiro 2020 | Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro | Coimbra