GRUPO ISQ ADERE AO BUSINESS COUNCIL FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT

Depois de ter subscrito a Carta de Princípios do BCSD Portugal (Business Council for Sustainable Development), que estabelece as linhas orientadoras para uma boa gestão empresarial com base nos mais modernos padrões de desenvolvimento sustentável, o ISQ é o mais recente membro efetivo do BCSD Portugal, que soma já mais de 170 signatários. “É, para nós, motivo de orgulho fazer parte de uma rede de entidades que estão ativamente comprometidas com a transição para um mundo mais sustentável, afirma João Safara, Administrador do ISQ.

O BCSD Portugal dinamiza um conjunto de grupos de trabalho focados em seis temas nos quais o ISQ se revê e possui projetos de I&D+i. Caso da Jornada 2030, Neutralidade Carbónica, Biodiversidade, Cidades Sustentáveis, Finanças Sustentáveis e Economia Circular.

De acordo com aquilo que já vem sendo prática corrente no Grupo ISQ, continuaremos a adotar normas reconhecidas internacionalmente e alinhadas com os mais altos padrões de gestão éticos, sociais e ambientais e que se traduzem numa gestão sustentável”, defende o Administrador do ISQ João Safara. “Não poderia ser de outra forma na gestão do século XXI, tendo em conta que as tendências da sustentabilidade têm de ser cada vez mais parte integrante da atividade empresarial”, prossegue.

Os temas da sustentabilidade são cada vez mais relevantes ao longo de toda a cadeia de valor e nas relações que se estabelecem entre clientes, fornecedores e parceiros. Numa sociedade global, em última instância, todas as empresas são fornecedoras e clientes, independentemente da sua dimensão. Muitos concursos nacionais e internacionais já incluem requisitos associados às práticas sustentáveis das empresas como fatores de seleção, o que redefine a sustentabilidade como um fator de competitividade e com potencial de encontrar soluções dinâmicas com impactos positivos em produtos, serviços e estrutura organizacional.

Por isso mesmo, cada vez mais o mindset dos gestores centra-se na responsabilidade social e na sustentabilidade, desafiando os pressupostos convencionais do business-as-usual para o business-for-sustainability, trazendo inovação a toda a cadeia de valor. O ISQ tem vindo a adotar medidas que visam, precisamente, dar resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Neste campo, a estratégia do ISQ assenta, acima de tudo, no compromisso com as pessoas, na aposta na inovação, investigação e tecnologia e no desenvolvimento económico do país enquanto Centro de Interface Tecnológico. Os Centros Interface promovem a aproximação entre a ciência, a tecnologia e a economia, contribuindo desta forma para a inovação nacional, o apoio às empresas na disseminação e transferência de tecnologia, reforçando a sua qualificação e internacionalização.

O ISQ conta ainda com laboratórios acreditados, o garante do rigor e ética junto de todos os parceiros.

O nosso código de conduta assenta em cinco valores que são a forma e a substância da nossa personalidade enquanto Grupo e que alicerçam os nossos princípios éticos e de comportamento: a competência e o rigor (excelência técnica), integridade e independência (imparcialidade e profissionalismo) e inovação (vantagem competitiva)”, lembra João Safara.

Projetos ISQ | I&D+i

• Neutralidade Carbónica | Economia Circular | Biodiversidade

o ISQ tem vindo a fazer uma forte aposta no desenvolvimento de soluções em diferentes áreas da Sustentabilidade Industrial nomeadamente em estratégias de Baixo Carbono e Eficiência de Recursos, principalmente ao nível da Economia Circular e Simbiose Industrial – quando aplicada à Indústria. Através de projetos nacionais e europeus como o Maestri, Scaler, Produtech SIF, tem vindo a desenvolver várias ferramentas e metodologias que permitem avaliar a maturidade, o potencial e a implementação da Simbiose Industrial nas indústrias. Recentemente, no contexto do projeto “Produtech Sustentável e Circular”, o ISQ está também focado em ferramentas para a identificação, seleção e implementação de novos modelos circulares na indústria. Ainda no âmbito da Eficiência de Recursos, uma das recentes apostas é a Bioeconomia, que visa igualmente impulsionar a economia circular através dos princípios – reduzir, reutilizar e reciclar – com a produção, utilização e conservação de recursos biológicos visando uma economia sustentável. O ISQ integra o projeto europeu SEA2LAND que tem como objetivo fornecer soluções para superar os desafios relacionados com a produção de alimentos, mudanças climáticas e reutilização de resíduos. Este projeto responde a esses desafios, melhorando e adaptando tecnologias de recuperação de nutrientes para a produção de fertilizantes de base biológica a partir de subprodutos do processamento de peixes e da aquicultura.

• Cidades Sustentáveis

Os maiores desafios das cidades são a resiliência e a sustentabilidade. É, portanto, urgente reforçar a responsabilidade do modelo de desenvolvimento urbano, potenciando a base de recursos endógenos, promovendo a eficiência dos seus subsistemas (energia, mobilidade, água e resíduos) e melhorando a capacidade de resposta aos riscos e aos impactos, especialmente àqueles relacionados com as alterações climáticas. Só será possível vivermos em cidades livres de poluição até 2050 se reduzirmos a pegada ambiental e se as cidades se tornarem mais autónomas, inteligentes, inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, como preconiza o 11.º objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O ISQ pode apoiar esta transição nas suas várias fases, interligando a experiência, o conhecimento e os serviços em diversas áreas, como por exemplo no âmbito do design e gestão de projetos em cidades, integrando a mobilidade sustentável e prestando serviços de consultoria da pegada de carbono e de diagnóstico de riscos nas cidades.

• Finanças Sustentáveis

O ISQ é primeira entidade portuguesa a apresentar um serviço de Second Party Opinion (SPO) para o segmento de mercado de dívida que mais tem inovado nos últimos anos: os financiamentos sustentáveis. Enquanto maior Centro de Interface Tecnológico de Portugal em serviços de Engenharia, Consultoria, Inspeção, Ensaios, I&D e Inovação – apresenta-se como SPO e fornece tanto às Instituições Financeiras como aos Investidores a confiança e a credibilidade de que os seus fundos estão alinhados com as principais frameworks de finanças sustentáveis e com os seus próprios objetivos. O ISQ compromete-se a orientar os investidores durante todo o ciclo dos seus projetos com foco nos critérios ESG, ajudando-os a tomar decisões conscientes e não caírem em facilitismos que mais tarde possam vir a ser consideradas ações de green ou social washing.