H2Orizon em Sevilha: PORTUGAL É CONVIDADO DE HONRA E O ISQ LEVA SOLUÇÕES i40 PARA A ÁGUA

Nos próximos dias 19 a 21 de setembro o ISQ, a convite da Parceria Portuguesa para a Água, estará presente no Salão de Inovação e Tecnologia da Água, H2Orizon, em Sevilha, na FIBES, o principal complexo de Feiras de Sevilha. A “Gestão eficiente da água no mundo digital” será o tema do H2Orizon, no salão em que Portugal é convidado de honra.

O ISQ apresentará ao mercado ibérico tecnologias de regadio com os seus parceiros CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e COTR – Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio – com quem irá desenvolver projetos no âmbito da água, energia, sustentabilidade e economia circular, análises químicas, solos, inspeção prévia de pulverizadores, digitalização (I4.0), acções de formação e Projetos de Investigação e Desenvolvimento.

O Grupo ISQ irá ainda apresentar os serviços do Laboratório que está a dinamizar com o COTR em Beja, nomeadamente: aferição de contadores de água; avaliação de sistemas de rega, auditorias hídricas, manutenção de equipamentos de rega e formação.

Esta conferência é dirigida ao mercado ibérico, embora também sejam convidados os Países Baixos, França, Israel e Alemanha.

A escolha de Portugal como convidado de honra desta primeira edição do H2Orizon, resulta da identificação de desafios semelhantes, sobretudo a sul do Tejo, e da partilha de recursos hídricos existente entre Espanha e Portugal. O interesse estende-se também aos modelos regulatórios e de gestão urbana da água. Para além destes fatores, o convite também se deve ao reconhecimento das boas práticas e experiência do sector da água em Portugal.

Neste contexto, está já confirmada a participação de entidades como o Ministério do Ambiente, a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, a ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos, a PPA – Parceria Portuguesa para a Água, o LISWater – Centro Internacional de Lisboa para a Água, o LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a EDIA, o COTR – Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio, a Águas do Ribatejo, o ISQ – Instituto da Soldadura e Qualidade, a Águas do Porto, a EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, os SMAS de Almada, a Inout Automation Systems, a CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e a AICEP.

A delegação Portuguesa ao H2Orizon será liderada pelo Ministério do Ambiente.