INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AO SERVIÇO DA MONITORIZAÇÃO E GESTÃO DE RUÍDO AMBIENTAL

O ruído é um dos principais fatores de risco ambiental para a saúde, estimando-se que só na Europa ocidental e apenas devido ao ruído de tráfego rodoviário, sejam perdidos anualmente 1,6 milhões de anos de vida saudável. A DBWAVE, empresa do Grupo ISQ, desenvolveu uma solução inovadora, com incorporação de inteligência artificial, para dar resposta a este problema, ajudando diversos sectores da indústria e entidades publicas e privadas.

A exposição ao ruído ambiental pode levar a reações de stress, perturbação do sono, da saúde mental e do bem-estar, deficiência cognitiva nas crianças, bem como efeitos negativos no sistema cardiovascular e metabólico. A OMS identificou o ruído como a segunda causa ambiental mais significativa de doenças na Europa Ocidental, a seguir à poluição atmosférica.

Esta realidade tem colocado uma crescente pressão sobre as organizações que estão relacionadas com a emissão de ruído, caso de infraestruturas de transportes (aeroportos, estradas, caminhos-de-ferro), produção e distribuição de energia, atividades de diversão e lazer, bem como sobre as entidades públicas responsáveis pela gestão do território, como é o caso dos municípios.

Veja o conteúdo completo da Press Release