ISQ Academy disponibiliza Automação Industrial i4.0

Arranca já dia 29 de novembro a 2.ª edição da Especialização em Automação, Robótica e Controlo Industrial – 4.0 que visa preparar profissionais para a conceção e implementação de processos de robotização e automatização industrial.

Os processos de automação industrial relacionados com a Indústria 4.0 requerem profissionais capazes de conhecer, do ponto de vista multidisciplinar, as técnicas de programação, monitorização e conetividade, assim como a tecnologia e os equipamentos que vão encontrar neste contexto e que serão chamados a programar, sincronizar e controlar de forma integrada.

Para isso são necessários Recursos Humanos com competências multidisciplinares que o ISQ se propõe formar com este curso.

A Especialização em Automação, Robótica e Controlo Industrial – 4.0 é um curso prático e único pela tecnologia de ponta disponível, pelas certificações profissionais associadas e pelo método de ensino ativo, onde o saber fazer é a palavra de ordem”, refere Madalena Pereira, coordenadora de Formação do ISQ Academy.

O percurso formativo articula as várias áreas da engenharia de forma progressiva e estruturante, para que o formando, após a Especialização, seja capaz de desenvolver autonomamente o potencial das novas tecnologias nos processos industriais: a engenharia e desenvolvimento de sistemas de automação e robótica avançados; alteração e reconfiguração de instalações existentes; otimização de máquinas e processos produtivos e digitalização industrial através do sincronismo e controlo integrado do processo com a necessária supervisão e conetividade IoT.

A Pós-Graduação em Automação, Robótica e Controlo Industrial 4.0 foi a aposta perfeita no meu percurso profissional uma vez que veio fortificar os meus conhecimentos existentes em eletricidade/eletrónica, automação, mecânica, hidráulica, pneumática e robótica industrial. Competências em sistemas inovadores de controlo, supervisão e redes industriais também são pontos fortes a realçar.

Além dos certificados profissionais obtidos no final da pós-graduação, temos a grande mais valia de aliar a componente teórica à componente prática, utilizando equipamentos industriais de última geração.” comenta Tiago Simões – TRIANGLE’S – CYCLING EQUIPMENTS SA, formando da 1.ª edição do curso.

 “A frequência na Pós-graduação de Automação, Robótica e Controlo Industrial 4.0, permitiu-me consolidar e adquirir as competências inerentes à génese do conceito de indústria 4.0. 

O ISQ Academy, proporciona aos seus alunos uma formação de excelência, com aposta numa vertente muito prática e de contacto com equipamentos, que se encontram na vanguarda tecnológica.

A componente de automação, robótica, instrumentação, visão artificial e IOT, são áreas tecnológicas emergentes para o desenvolvimento de aplicações industriais e a formação dedicada a esta área é uma mais valia para técnicos e engenheiros, que contribuem para o desenvolvimento da indústria em Portugal.” – comenta Jorge Silva, formando da 1.ª edição do curso.

 “Num cenário em que o contexto laboral exige um leque cada vez mais alargado de competências, esta PG tem a grande vantagem de albergar múltiplas valências da eletrotecnia, seja a eletricidade, eletrónica, programação, comunicações e automação. Tudo isto é conseguido através de uma metodologia que valoriza a tanto a teoria com a execução, permitindo capacitar o formando para planear, executar, ou mesmo gerir equipas que desenvolvam projetos desta natureza.” comenta Diogo Lemos – EDP, formando da 1.ª edição do curso.