ISQ CRIA NOVO LABORATÓRIO EM PORTUGAL PARA TESTAR ILUMINAÇÃO NO INTERIOR DE VEICULOS DE NOVA GERAÇÃO

O laboratório de ótica para o setor automóvel do ISQ-CTAG, empresa participada do grupo ISQ, é o único em Portugal a testar iluminação interior nos veículos automóveis. Trabalha com os principais players do mercado, caso da Simoldes Plásticos SA, Valeo, Stellantis, Aspock ou Volkswagen.

Este laboratório oferece ao mercado medições radiométricas (como a radiância e irradiância), fotométricas (como a luminância, iluminância e intensidade luminosa) e colorimétricas (coordenadas de cor, comprimento de onda dominante, temperatura de cor – CCT e índice de reprodução de cor – CRI).

Está equipado com a melhor tecnologia do mercado para realizar ensaios de caracterização e validação de iluminação interior automóvel, baseada em LED e SSL (Solid State Lighting) bem como medições radiométricas, fotométricas e colorimétricas.

Possui um espectrorradiómetro, uma sonda ótica telescópica, uma sonda ótica para medições de irradiância, duas esferas integradoras, um goniómetro, um fotómetro e colorímetro de imagem 2D.

Este laboratório está situado em Monção e “quer ser reconhecido como o maior laboratório de ensaios ambientais de componentes automóvel na Europa”, refere Pedro Matias, Presidente do Grupo ISQ.

“A implantação do ISQ em Monção decorre de uma aposta estratégica do ISQ na área da mobilidade, nomeadamente no setor automóvel e tem como objetivo estratégico a aproximação à indústria automóvel do Norte e da Galiza e o posicionamento junto de mercados emergentes”, complementa Pedro Matias.

“Este Laboratório irá fazer a validação de componentes que se integram nas próximas gerações de veículos: mais inteligentes, ecoeficientes, sustentáveis e autónomos, dando assim um forte contributo para a aposta sustentável do cluster automóvel”, refere Pedro Matias.