ISQ forma quadros em i4.0

Afinal, o que é isto da Indústria 4.0? “Através de uma linguagem acessível e com uma abordagem ao nível elementar do ponto de vista técnico, o ISQ acaba de lançar o Induce 4.0. Trata-se de um curso e-learning que pretende apresentar alguns dos conceitos chave da nova revolução industrial” explica Catarina Queiroga, coordenadora da unidade de I&D| Formação e Qualificação do ISQ. “Como o trabalho começa “de dentro para fora”, o ISQ decidiu fazer esta formação a todos os seus colaboradores, para garantir que esta transição para a incorporação progressiva e crescente de tecnologias i4.0 vai reverter num aumento mais efetivo da sua competitividade e cariz inovador”, sublinha o presidente do ISQ, Pedro Matias.

Este curso irá em breve para o mercado!

A qualificação dos recursos humanos das organizações, todos sem exceção, é fundamental para que as transformações que estão a acontecer no tecido industrial português, ao nível da evolução e incorporação de tecnologias i4.0, sejam bem-sucedidas e ajudem as empresas a aumentar a sua real competitividade. Só assim se poderá entender melhor a mudança de paradigma que está em causa e ajustarmo-nos, com sucesso, à nova lógica do mercado.

Este curso foi desenvolvido no âmbito de um projeto Europeu apoiado pelo programa ERASMUS+, no domínio da promoção da Educação e Formação ao longo da vida. Permite que os formandos percorram o seu percurso formativo, ao seu próprio ritmo e avaliem o seu próprio progresso.

A formação contempla 4 módulos:  Módulo 1: Introdução à Indústria 4.0; Módulo 2: Soluções para Ambientes de Produção Inteligente no setor de manufatura; Módulo 3: Robótica Inteligente; Módulo 4: Aplicação de CPS / IoT ao longo da cadeia de processo. Os módulos foram desenvolvidos no seio da equipa de Investigação do ISQ, em parceria com outras quatro Entidades europeias de referência neste domínio.

O Induce 4.0 complementa outras soluções para as organizações Portuguesas que o ISQ já disponibiliza ao mercado. É o caso SIM 4.0, uma solução tecnológica que permite fazer o diagnóstico do grau de maturidade das organizações em termos de tecnologias i4.0, propondo um plano de implementação de medidas que permitem à empresa reorientar-se para melhor incorporar estas tecnologias e definir a sua visão e estratégia.Induce logo