ISQ INCENTIVA PME PARA A INOVAÇÃO NA PREVENÇÃO E NO RISCO

O ISQ vai estar, pelo segundo ano consecutivo, no juri de avaliação do Prémio “Inovação na Prevenção 2021”, dando assim o seu contributo para o reconhecimento e incentivo de boas práticas empresariais  na área da prevenção e segurança nas PME.

A prevenção e gestão do risco (ambiental, tecnológico, patrimonial, de projeto, segurança e saude, legal) é uma das áreas de expertise do ISQ junto de vários sectores de actividade, que vão da aeronáutica, ao OIL&Gas, renováveis até às Ciências da Vida.

Os desafios que as empresas hoje enfrentam são vastos: digitalização, adoção da indústria 4.0, desenvolvimento de novos materiais (caso dos nanomateriais) ou a transformação de processos lineares em processos circulares no âmbito da economia circular. Face a esta realidade torna-se fundamental e crítico a identificação das oportunidades e ameaças.

A vasta experiência do ISQ no apoio à gestão do risco nas organizações mostra que este é um fator importante. De facto, nas últimas décadas tem havido um grande investimento por parte das empresas e entidades competentes na persecução de um eficaz e eficiente controlo do risco, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Se é verdade que em algumas grandes, médias, pequenas e microempresas a gestão do risco é intrínseca, noutras a gestão do risco foca-se apenas em algumas áreas devido ao desconhecimento sobre as matérias que abarca”, realça Pedro Matias, presidente do ISQ. “Por isso mesmo, iremos trazer um apport importante quer na definição dos critérios, quer na avaliação das candidaturas nas diferentes categorias”, complementa Pedro Matias.

O Prémio, promovido pela AGEAS, divide-se em quatro categorias: Pessoas; Património; Ambiente e Melhor Projeto de Inovação em Prevenção.

Para se poder candidatar a empresa deve ser do setor privado, ter um número de colaboradores igual ou superior a dez e um volume de negócios superior ou igual a 5 milhões de euros, até ao limite máximo de 50 milhões.

De realçar que os vencedores contarão com a  intervenção da equipa de Prevenção e Análise de Risco (PAR), no sentido de melhorar a eficiência do funcionamento das empresas.

SOBRE O ISQ

O ISQ é uma entidade privada, independente, que entrega valor através de soluções integradas e inovadoras de serviços de engenharia, inspeção, ensaios, testes e capacitação.

Presente em 14 países e com 7 escritórios em Portugal, o ISQ apoia os seus clientes na redução do risco, melhoria do desempenho operacional e aumento de competitividade.

A atividade desenvolvida é suportada por uma rede de Empresas do Grupo, um conjunto de Laboratórios Acreditados e equipas multidisciplinares que ajudam os clientes a alinhar os seus objetivos de negócio com a regulamentação e normas aplicáveis e no cumprimento das suas metas nas áreas da qualidade, segurança, gestão de ativos e responsabilidade ambiental e social.

Indústria, Tecnologia e Inovação são as premissas que pautam o trabalho desenvolvido pelo ISQ, que contabiliza já mais de 500 projetos internacionais de Inovação e mais de 17.000 cursos de formação profissional.

O ISQ dá suporte ao desenvolvimento e inovação na indústria a uma escala global, com soluções de serviços para os setores de Oil & Gas, Energia, Aeronáutica e Aeroespacial, Indústria de Processo, Saúde, Mobilidade e Smart Cities, Transportes e Infraestruturas e Agroindústria.

ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO DO ISQ

Carla Guedes      | cmguedes@isq.pt          | 919 211 647