ISQ INCENTIVA PME PARA A INOVAÇÃO NA PREVENÇÃO E NO RISCO

O ISQ vai estar, pelo segundo ano consecutivo, no juri de avaliação do Prémio “Inovação na Prevenção 2021”, dando assim o seu contributo para o reconhecimento e incentivo de boas práticas empresariais  na área da prevenção e segurança nas PME.

A prevenção e gestão do risco (ambiental, tecnológico, patrimonial, de projeto, segurança e saude, legal) é uma das áreas de expertise do ISQ junto de vários sectores de actividade, que vão da aeronáutica, ao OIL&Gas, renováveis até às Ciências da Vida.

Os desafios que as empresas hoje enfrentam são vastos: digitalização, adoção da indústria 4.0, desenvolvimento de novos materiais (caso dos nanomateriais) ou a transformação de processos lineares em processos circulares no âmbito da economia circular. Face a esta realidade torna-se fundamental e crítico a identificação das oportunidades e ameaças.

A vasta experiência do ISQ no apoio à gestão do risco nas organizações mostra que este é um fator importante. De facto, nas últimas décadas tem havido um grande investimento por parte das empresas e entidades competentes na persecução de um eficaz e eficiente controlo do risco, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Se é verdade que em algumas grandes, médias, pequenas e microempresas a gestão do risco é intrínseca, noutras a gestão do risco foca-se apenas em algumas áreas devido ao desconhecimento sobre as matérias que abarca”, realça Pedro Matias, presidente do ISQ. “Por isso mesmo, iremos trazer um apport importante quer na definição dos critérios, quer na avaliação das candidaturas nas diferentes categorias”, complementa Pedro Matias.

O Prémio, promovido pela AGEAS, divide-se em quatro categorias: Pessoas; Património; Ambiente e Melhor Projeto de Inovação em Prevenção.

Para se poder candidatar a empresa deve ser do setor privado, ter um número de colaboradores igual ou superior a dez e um volume de negócios superior ou igual a 5 milhões de euros, até ao limite máximo de 50 milhões.

De realçar que os vencedores contarão com a  intervenção da equipa de Prevenção e Análise de Risco (PAR), no sentido de melhorar a eficiência do funcionamento das empresas.

Veja o conteúdo completo da Press Release