ISQ lança em Portugal 1ª. Especialização em automação, robótica e controlo industrial i4.0

O ISQ vai lançar a primeira Especialização em “Automação, Robótica e Controlo Industrial” e que se enquadra na estratégia de promoção da Industria 4.0 e visa preparar profissionais para conceber e implementar processos de robotização e automatização industrial.

“Este é um curso inovador que atesta bem a proatividade do ISQ no âmbito da Formação que é uma das áreas em que o ISQ se tem vindo a afirmar ao longo dos anos através de uma equipa de profissionais de excelência que se dedicam a esta área”, refere Pedro Matias, Presidente do ISQ.

Neste âmbito, o ISQ irá disponibilizar também uma linha de produção e robots didáticos, com todos os meios de controlo, comando e monitorização que servirão de objeto de trabalho e treino ao longo de toda a formação. Esta Especialização vai permitir várias certificações profissionais com reconhecimento nacional e internacional.

Vivemos numa era de profunda transformação digital e a industria 4.0 é uma realidade que se torna possível devido aos avanços tecnológicos ligados à tecnologia da informação e à engenharia.

“O ISQ, na prossecução da sua missão de suporte ao desenvolvimento e inovação na indústria, coloca-se mais uma vez ao lado das empresas neste novo desafio lançando esta Especialização em Portugal pois chegam-nos, por parte das empresas, várias necessidades de formação nesta área, quer através de formação intra-empresas, quer pelos nossos formadores”, sublinha Pedro Matias, presidente do ISQ.

“Estamos num momento de transformação industrial em que muitas empresas estão a realizar a automatização/robotização de processos de trabalho com o objetivo de aumentarem eficiência e margem”, acrescenta.

Em Portugal há poucos profissionais com as competências necessárias para a programação dos robôs, automatização das linhas industriais e, consequentemente, para a manutenção. As licenciaturas e mestrados existentes nas nossas universidades não fornecem muitas vezes “skills” para a programação específica em determinadas linguagens, não havendo ainda formação que integre tantas competências juntas: programação de autómatos para automatização industrial, programação de robôs para robotização industrial, instrumentação para monitorização dos processos.

O ISQ conta nesta formação com a parceria dos principais players do mercado na área da robótica, automação e instrumentação industrial.

Esta Especialização destina-se a Licenciados em Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Automação, Controlo e Instrumentação e Eletromecânica, Técnicos de Manutenção, de Programação Industrial ou de Sistemas Automatizados, Integradores e Instaladores de Sistemas e está prevista começar em novembro.

Poderá ser frequentada por detentores de outras licenciaturas ou 12º. ano de escolaridade mediante a apresentação de experiência profissional relevante.