ISQ | Reduzir a quantidade de lubrificante e pegada de carbono na indústria

O ISQ integra o consórcio LubSysTech, um projeto que visa desenvolver um sistema integrado de lubrificação sob condição, combinando análise de óleo em tempo real com um sistema inteligente de gestão de lubrificação. Este projeto incorpora uma filosofia de lubrificação condicionada: lubrifique quando necessário, substitua os lubrificantes apenas no final de sua vida útil e garanta o desempenho dos lubrificantes. A lubrificação sob condição também orienta uma estratégia de manutenção preditiva usando análises de óleo para identificar estágios iniciais dos modos de falhas, permitindo a antecipação de falhas catastróficas.

A solução consistirá num serviço de manutenção inovador que permitirá monitorizar em campo os lubrificantes e dar uma visibilidade em tempo real do estado de condição dos óleos e dos principais órgãos das máquinas. Esta solução possibilitará oferecer à indústria um conjunto de ferramentas que permitirão melhorar a tomada de decisão na gestão dos equipamentos e dos seus lubrificantes, aumentando a disponibilidade dos equipamentos e reduzindo simultaneamente os custos globais da lubrificação o que propiciará uma mais-valia competitiva com ganhos económicos, ambientais e sociais às empresas que a venham a adotar.

 

Setores – alvo: indústria mineira, centrais de geração de energia e indústrias de processo como as papeleiras, as refinarias, as cimenteiras e as indústrias químicas em geral.