ISQ SUBSCREVE “PACTO TORRES VEDRAS LIVING LAB GREEN HYDROGEN”

O ISQ é subscritor fundador do projeto Torres Vedras Living Lab Green Hydrogen que visa incentivar o desenvolvimento de projetos de hidrogénio no município e na Comunidade Intermunicipal do Oeste, com vista à neutralidade carbónica e em coerência com o preconizado nas políticas europeia, nacional e regional. Deste Pacto, que terá a duração de cinco anos, fazem parte entidades nacionais de sectores como investigação e desenvolvimento, indústrias, prestadores de serviços nas mais diversas áreas, produtores de energia e transportadores.

 

O Living Lab surge alinhado com o “Pacto Ecológico Europeu” (European Green Deal) lançado pela Comissão Europeia em 2020 e o movimento “Acordo Cidade Verde” (Green City Accord) dirigido a todos os autarcas dos Estados Membros da União Europeia, visando o município de Torres Vedras ser um bastião nesta matéria.

 

O ISQ associa-se ao Living Lab Green Hydrogen pois a transição para uma economia de baixo carbono é um dos seus pilares estratégicos.  A oferta de soluções do ISQ para o Hidrogénio Verde é abrangente, cobrindo as várias fases da cadeia de valor (Produção, Distribuição e Utilização), e tem como foco a maximização da segurança, fiabilidade e sustentabilidade”, realça Pedro Matias. “Destacam-se ainda nas valências do ISQ o apoio direto às empresas ao nível de consultoria energética, avaliação de risco, licenciamento industrial, garantia da qualidade, gestão da integridade de ativos, avaliação metrológica, validação, certificação de equipamentos e formação profissional”, acrescenta Pedro Matias.

 

Para além do ISQ, são subscritores deste  PACTO as seguintes entidades:  APH2, EDP, SmartEnergy, Finerge, Iberdrola, WINPOWER,  EPAL, Grow Energy, Rauschert, INEGI, PRF, Grupo Valouro, Delab, Cidade de Torres Vedras, Paulo Duarte Transportes, SMAS Torres Vedras, Lgyfe, Torreense, FirstRule, Coopérnico, Barraqueiro Transportes, ADP Energias, Cerâmica Oteiro do Seixo, ACR, DouroGás Renovável, BMI Cobert, Fusion-Fuel, Toyota Caetano, Caetano Bus.

 

SOBRE O ISQ

O ISQ é uma entidade privada, independente, que entrega valor através de soluções integradas e inovadoras de serviços de engenharia, inspeção, ensaios, testes e capacitação.

Presente em 14 países e com 7 escritórios em Portugal, o ISQ apoia os seus clientes na redução do risco, melhoria do desempenho operacional e aumento de competitividade.

A atividade desenvolvida é suportada por uma rede de Empresas do Grupo, um conjunto de Laboratórios Acreditados e equipas multidisciplinares que ajudam os clientes a alinhar os seus objetivos de negócio com a regulamentação e normas aplicáveis e no cumprimento das suas metas nas áreas da qualidade, segurança, gestão de ativos e responsabilidade ambiental e social.

Indústria, Tecnologia e Inovação são as premissas que pautam o trabalho desenvolvido pelo ISQ, que contabiliza já mais de 500 projetos internacionais de Inovação e mais de 17.000 cursos de formação profissional.

O ISQ dá suporte ao desenvolvimento e inovação na indústria a uma escala global, com soluções de serviços para os setores de Oil & Gas, Energia, Aeronáutica e Aeroespacial, Indústria de Processo, Saúde, Mobilidade e Smart Cities, Transportes e Infraestruturas e Agroindústria.

ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO DO ISQ

Carla Guedes      | cmguedes@isq.pt          | 919 211 647