NASCE O ISQ ACADEMY

No âmbito dos serviços de Formação & Consultoria em Capital Humano, o ISQ tem desenvolvido, há 40 anos, diversos projetos de formação e capacitação em diferentes partes do Globo.

Hoje, a abordagem é mais holística; é uma abordagem de aquisição de competências e de melhoria de performance nas empresas e organizações. Por isso mesmo nasce o ISQ ACADEMY. Com o ISQ Academy pretendemos criar uma casa, uma Academia, onde os colaboradores, as suas chefias e os gestores de topo se revejam na alteração dos seus modelos de negócio, transformação digital e melhoria da performance nos quais as competências e as pessoas têm um papel crítico no sucesso!

Nos últimos anos o ISQ tem desenvolvido competências sólidas e grandes projetos de referência na área da consultoria em capital humano, permitindo criar soluções integradas de melhoria de performance que podem passar, ou não, pela formação.

Estas soluções vão desde a fase de recrutamento, ao desenvolvimento de carreiras, gestão de talentos, desenvolvimento de ambientes de aprendizagem, nas mais diversas áreas de desenvolvimento do ser humano e do trabalhador (soft skills, vendas, gestão, segurança, IT).

Na área específica da Formação, a internacionalização do ISQ chega já a várias regiões do mundo com a particularidade de abarcar setores que não existem em Portugal. É o caso da energia nuclear e do setor aeroespacial. Em todos os casos, a regra é trabalhar sempre com qualidade e rigor, em ecossistema e cocriação, sempre que necessário.

Na Europa, em países como Espanha, Bulgária, Holanda, Chipre e Grécia, realizamos cursos dirigidos a quadros qualificados de gestão e outros operacionais sobretudo nas áreas de Gestão de Sistemas de Responsabilidade Social, Qualidade, Ambiente e Segurança, apoio as certificações ISO e formação de formadores.

Já em África, sobretudo Argélia, Angola e Moçambique, temos realizado formação técnica para chefias e quadros de empresas industriais e Governo, que operam nos mais diversos setores, incluindo oil & gas, energia, cimenteiras, construção ou portos.


Alguns projetos de Formação:

2018 – Projeto de Gestão da Formação para o Programa Internacional Fusion for Energy F4E , com sede em Barcelona, que conta com mais de 6.000 colaboradores e consultores especialistas nas áreas de energia nuclear e que estão a trabalhar em diversos países europeus e asiáticos (Alemanha, França, Itália, Espanha, Japão, etc.). Estes colaboradores necessitam de qualificação inicial, avançada e especialização nas mais diversas áreas, que passam pela gestão de projetos, inspeção, técnicas de soldadura, fusão nuclear, segurança, IoT, segurança de dados, comunicação e media, marketing, línguas, softwares de controlo e medição, liderança, coaching, etc.

Durante os próximos quatro anos, o ISQ ficará a gerir o plano de formação destes profissionais, realizando o procurement de serviços disponíveis nos diversos países, organizando e implementando as ações de formação. Além disso, fará a avaliação do seu impacto na organização F4E e desenvolvimento e performance individual.

2016 – Projeto de Qualificação e Certificação de Formadores do Instituto Intercollege, em Nicosia, Chipre, com base nos referenciais de qualificação europeus EQF/NQF para 12 áreas de formação, desde a soldadura, gás, eletricidade, telecomunicações, energia, AVAC, madeiras, automóvel, serralharia.  Em 2016, durante um ano, este projeto iniciado com parceiros em Bruxelas, incluiu skills Assessment e profiling, reconhecimento e avaliação de competências adquiridas, formação de formadores, incluindo componente técnicas e pedagógicas e certificação final.
Neste projeto, recorremos a ambientes presenciais e web, com living labs e avaliações e exames em ambientes digitais e distância. Tivemos uma excelente avaliação ao nível de inovação, referida pelo cliente do Chipre (Intercollege/EDEX) e pelo Cliente Suiço (Swiss Fund).

“O ISQ foi o nosso parceiro de excelência que nos permitiu assegurar que os formadores têm as competências necessárias para as exigências dos cursos futuros, com formações e avaliações rigorosas; verificamos que o que era “quase impossível”, por tempo e falta de recursos, afinal se consegue realizar, com louvor, quando recorremos ao parceiro certo, de confiança. O ISQ foi esse parceiro”, afirmou Stelianos Marovrakis, Diretor do Intercollege, Chipre.

2010 – Criação da Escola de Soldadura da Hidroelétrica de Cahora Bassa HCB em Tete, Moçambique. O ISQ realizou o projeto de implantação da escola, visando a melhor utilização de espaços e de recursos, desenhou layouts, equipou a escola, selecionou e formou formadores e criou planos de cursos, procedimentos de gestão, manuais de formação e recursos didáticos.

O objetivo foi alcançado e muito elogiado pelo Cliente HCB e Governo moçambicano: conseguimos dotar a HCB de capital humano local, capaz de formar outros colaboradores na área da Soldadura, de acordo com requisitos internacionais, por forma a garantir autonomia de recursos e processos em zonas remotas do país e em atividades estratégicas no desenvolvimento moçambicano.