Oportunidades de negócio Portugal | Irlanda na área da sustentabilidade

A convite da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa e da IPBN – Ireland Portugal Business Network, o ISQ vai participar na segunda-feira, dia 18, como orador no evento IPBN – Fórum de Sustentabilidade, que visa “Começar um Diálogo sobre Oportunidades Conjuntas em Cidades Inteligentes e Inovação na Energia”. O ISQ irá deixar o seu contributo com uma apresentação sobre a “Descarbonização das Indústrias e Cidades”.

“De modo a obter um desenvolvimento sustentável é preciso ter em consideração todo o sistema de uma indústria ou cidade. O ISQ pretende, com metodologias e ferramentas próprias, ajudar no diagnóstico do desenvolvimento sustentável, na caracterização do impacto ambiental e na análise da pegada de carbono. O objetivo é permitir às cidades e indústrias a gestão de desempenho e da tomada de decisão, que permita um planeamento estratégico mais eficaz por parte destas e o seu desenvolvimento sustentável, sublinha Anabela Bento, business line manager do ISQ.

O Fórum Da Sustentabilidade realiza-se em Lisboa, dia 18 de março na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), contando com a presença do Ministro Irlandês da Agricultura e Marinha, Michael Creed. Em debate estarão oportunidades de negócios nas áreas de Smart Cities com a emergência das redes 5G e de Inovação e Energias Renováveis, dois temas centrais onde a Irlanda e Portugal partilham uma visão estratégica comum. Pretende-se facilitar colaborações e concretizar parcerias entre Portugal e a Irlanda nestes domínios, a fim de alcançar resultados práticos na implementação de projetos sustentáveis.

A identidade ecológica da Irlanda e a nomeação de Lisboa como Capital Verde da Europa 2020 são o mote que justifica o tema “sustentabilidade” para este debate. De realçar que o prémio da Comissão Europeia de “Capital Verde” presta homenagem às cidades europeias onde a gestão e iniciativas ambientais urbanas inovadoras foram implementadas. A nomeação de Lisboa para este título demonstra como a capital portuguesa está a liderar o caminho para estabelecer padrões mais elevados no desenvolvimento urbano sustentável, ouvindo o que os cidadãos querem e avançando com soluções inovadoras para os desafios ambientais.

Existem já oportunidades comerciais bem-sucedidas entre Irlanda e Portugal no que respeita ao mercado da sustentabilidade global, o qual apresenta grande potencial de negócio.