Portugal tem finalmente ensaios de compatibilidade eletromagnética para homologação de componentes automóvel

A Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) acaba de atribuir competências ao ISQ para a realização de ensaios de Compatibilidade Eletromagnética que permitem a homologação de componentes automóvel pelo IMT. O ISQ passa a ser a única entidade em Portugal acreditada neste campo.

Estes ensaios têm como objetivo verificar que qualquer sistema, quando instalado num veículo automóvel, não influencia os sistemas que estão relacionados com a segurança dos passageiros e respetivo veículo.

Até há alguns anos, todos os fabricantes de componentes automóveis nacionais eram obrigados a recorrer a laboratórios fora de Portugal, pelo que, a partir de agora, passa a existir uma entidade nacional, o ISQ, que através do seu Laboratórios de Ensaios em Equipamentos Elétricos, pode dar uma melhor resposta aos fabricantes, refletindo-se numa maior competitividade para o setor automóvel nacional que deixa assim de ter que importar este serviço”, sublinha Pedro Matias, presidente do ISQ.

Esta conquista constitui um marco muito importante para Portugal pois é sabido a aposta que o país e a indústria nacional têm feito no cluster automóvel e, nomeadamente, na subida na cadeia de valor a nível dos produtores de componentes. A indústria portuguesa de componentes automóvel é considerada de excelência por grandes marcas de construtoras de automóveis a nível mundial e com este passo adicional ainda será melhor e é mais um fator de competitividade para a atração de investimento estrageiro estruturante”, acrescenta Pedro Matias.

Na área automóvel, o ISQ dispõe de laboratórios próprios e experiência na área de compatibilidade eletromagnética, com capacidade para planear, testar e reportar ensaios em componentes, sistemas e unidades técnicas.

O ISQ fornece o serviço chave-na-mão para obtenção do respetivo certificado de homologação emitido pelo IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, sendo assim uma alternativa técnica e comercial atrativa a todos os clientes, em particular os da Península Ibérica.

ISQ NO CLUSTER AUTOMOVEL:

De realçar que na área da mobilidade, nomeadamente no setor automóvel, o ISQ já possui uma longa experiência. Conta com um Centro de Excelência no Norte do país, em Monção, para testes de componentes automóvel e tem como objetivo estratégico a aproximação à indústria automóvel do Norte e da Galiza bem como a mercados emergentes. “Este laboratório do ISQ (LABAUTO) está especializado em testes de fiabilidade, ensaios de corrosão e índice de proteção, ensaios de componentes automóvel na área da físico-química e materiais, simulação de compatibilidade eletromagnética e engenharia de processo”, refere José Medina, Diretor da área de Laboratórios do ISQ.

  Esta infraestrutura do Grupo ISQ foi projetada desde o início com uma vocação internacional, podendo atrair investimento direto estrangeiro para Portugal pois oferece soluções integradas e com valor acrescentado para quem se quer instalar em Portugal.

Ainda no setor automóvel, o ISQ presta serviços aos centros de inspeção, quer no plano nacional quer internacional (Espanha), muito focados na segurança rodoviária. Faz calibrações aos frenómetros, ao alinhamento e suspensões dos veículos bem como verificações aos valores de CO dos gases dos veículos a gasolina e opacidade no caso dos veículos a diesel.