Portugal vai integrar o Board of Directors da maior Associação Internacional do sector das TIC – Testing Inpection and Certification

Foi hoje aprovada em Paris a fusão das duas maiores Associações internacionais do Sector de “Testes, Inspeções e Certificação” de empresas criando um gigante mundial neste sector.

Até agora existiam duas entidades, a CEOC – International Confederation of Inspection and Certification Organisations e a IFIA – International Federation of Inspection Agencies. Com a fusão hoje aprovada pelas Assembleias Gerais de ambas as organizações, é criada uma das maiores Associações internacionais e Portugal será um dos membros do novo Board of Directors.

Recorde-se que o mercado mundial de organismos de certificação e inspeção é um mercado gigante onde grandes empresas como a SGS, Bureau Veritas, Intertek, Dekra, TUV, Eurofins, Applus e outras disputam um mercado mundial de serviços estimado em mais de 200.000 Milhões de Euros.

O português Pedro Matias será quem representará Portugal na nova Associação Internacional.

A nova Associação agrega grande parte destas entidades e faz a ligação com os serviços das Instituições Europeias e da Comissão Europeia, Associações Empresariais, Associações de Consumidores e Entidades de Standars e Acreditação e pretende dar ter uma voz mais forte para defender os interesses das empresas deste sector.

Em Portugal um dos principais atores deste sector é o ISQ, do qual Pedro Matias é o Presidente. Segundo Pedro Matias “é preciso, cada vez mais, colocar portugueses em lugares chave a nível internacional e onde as decisões de hoje têm um enorme impacto na industria e na economia de amanhã”. Com a “digitalização da economia grande parte dos standars e da normas internacionais vão ser alteradas. É uma revolução o que aí vem”.

O Grupo ISQ tem mais de 1400 colaboradores em todo o Mundo (800 dos quais em Portugal), está presente em cerca de 20 países, possui 16 Laboratórios Acreditados e presta mais de 250 serviços especializados a mais de 1200 parceiros e clientes.

O Grupo ISQ é a maior infra-estrutura tecnológica privada em Portugal e já participou em mais de 400 projectos internacionais de Investigação e Desenvolvimento.

Pedro Matias, foi Vice-Presidente do IAPMEI, Administrador da APCER – Associação Portuguesa de Certificação e foi Conselheiro do Comissário Europeu para a Investigação no âmbito do European Research Advisory Board. Atualmente é Presidente do ISQ.